16/02/2026

Oração e Ação que fazem diferença - Neemias 1-3 - Estudo Bíblico 43

 
Oração e Ação que fazem diferença - Neemias 1-3 - Estudo Bíblico 43


É a história de um servo de Deus, que ele tava bem na sua vida. Diz a palavra que ele era copeiro do rei, então ele tava lá na corte do palácio, mas ele não ficou acomodado naquela condição boa em que estava. E a gente vai ver algumas coisas que aconteceram no capítulo 1 ao 3 de Neemias, onde esse servo de Deus se colocou à disposição para fazer a obra de Deus.


As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam e que restaram do cativeiro e acerca de Jerusalém

Neemias 1:1,2


A primeira coisa que a gente vê é que ele está preocupado com os seus irmãos.


E o homem que estava lá, que informou a situação, disse que os muros estavam derrubados e que os portões estavam queimados. 

Então ele perguntou: como é que estão os meus irmãos lá em Jerusalém? 

Ele falou: tá tudo derrubado, tá tudo destruído, nós estamos passando uma dificuldade. 

E essa só, essa pergunta de Neemias já tem uma lição para nós, né, que nós temos que nos preocupar com nossos irmãos, como é que eles estão,  como está a vida deles.


A nossa vida como igreja não é para ser uma vida egoísta, de cada um usufruindo das suas benesses, da sua posição social, sem ajudarmos uns aos outros. 


Inclusive, isso fica implícito lá no começo da criação, depois que Caim cometeu aquele crime. Deus perguntou para Caim: 


Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

Gênesis 4:9


Mas se Deus perguntou, se Deus perguntou onde está teu irmão, é porque você tem uma responsabilidade com seu irmão. 


Então Neemias, lá na Pérsia, ouviu falar que os irmãos dele estavam em dificuldade. E aí ele vai começar a fazer alguma coisa, a gente vai ver nos próximos versículos.


Lá em Atos 15 também tem uma história assim, que Paulo e Barnabé, voltando da primeira viagem, passou algum tempo, eles se lembraram dos irmãos das igrejas que tinham fundado. E aí eles param e decidem: 


Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.

Atos 15:36


Então a primeira lição de Neemias já é essa, né? A gente se preocupa com nossos irmãos para ver como eles estão, se eles estão bem, se eles somem do convívio, como eles estão. Isso não é, essa pergunta não é uma tarefa só do pastor, só do diácono. Cada cristão tem que se importar com seus irmãos, se eles estão bem.


É a primeira coisa que a gente aprende na história de Neemias. 


Aí foi o relatório no versículo 3 e 4: 


Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

Neemias 1:3


E aí, qual é a reação de Neemias? Ele ficou lá tranquilo? Bom, antes eles do que eu, né? Eu tô aqui no palácio, eu sou o copeiro do rei, tô bem, né? Tranquilo. 

Não, né? 


E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

Neemias 1:4


Então aqui a gente lembra do que, para eu me importar com os meus irmãos, eu preciso ter esse coração aqui que é sensível às dores do outro. 


Não é Neemias quem estava em miséria e desprotegido e sofrendo. Quem estava sofrendo eram os irmãos dele lá em Jerusalém. 


Mas ao ouvir a notícia deles, ele se assentou e chorou e jejuou alguns dias e orou a Deus. 


A gente não pode perder isso, né? Não pode perder o coração sensível ao sofrimento do outro. Eu tenho que me importar com ele, eu tenho que sentir o que ele sente e fazer alguma coisa. 


Claro que para o cristão, a primeira coisa é orar, e é o que Neemias fez, né? Jejuou e orou perante o Deus dos céus. 


E a gente lembra disso, né? Se a gente ouve uma notícia ruim, a gente passa por uma situação ruim ou sabe que alguém está passando por uma situação ruim, orientação da palavra é essa mesma que tá em Filipenses 4, versículos 6 e 7: 



Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6,7



Então, ao ouvir sobre seus irmãos, ele ficou angustiado, mas não guardou aquela angústia para si. Ele derramou o seu coração diante de Deus, tornando conhecidas diante de Deus todas as suas peticões, como diz o texto de Filipenses 4.


É assim com a gente, com nossa vida. A gente tem que estar sempre abrindo nosso coração para Deus. 


Às vezes tem coisas que a gente não pode falar com ninguém, mas com Deus a gente pode falar. Tem situações que não convém você contar aos outros, mas para Deus você pode abrir o seu coração, como diz essa palavra de Filipenses. 


E aí, no versículo 6, a gente tem um trecho dessa oração de Neemias. Neemias lembra que lá no deserto, quando Deus deu a palavra por meio de Moisés, ele avisou que se o povo se desviasse, ele iria sofrer as consequências do seu desvio.


Se o povo abandonasse a Deus, Deus, ele poderia até ir para o cativeiro. E tudo isso aconteceu. O povo, quando tava no seu reino, quando tava bem na terra, ele abandonou a Deus, se entregou à idolatria e foi entregue ao cativeiro.


E Nemias lembra disso. Ele lembra que tudo que o povo está passando é uma coisa que Deus avisou que ia acontecer se eles não fossem fiéis. Então, o que cabe fazer? Cabe fazer a confissão dos pecados.


Sabe que confessar os pecados não é uma coisa que a gente faz só no dia da nossa conversão, só no dia que a gente aceitou Jesus. A confissão dos pecados tem que ser um hábito na nossa vida, porque passa o tempo e nós pecamos de novo. Todos temos nossos defeitos, como diz lá Tiago 3:2.


Todos nós tropeçamos em muitas coisas.

Tiago 3:2


Então todos nós temos algo a estar colocando diante de Deus, reconhecendo nosso erro, nossa falha. E nessa oração de Neemias está incluída essa confissão de pecado. Ele diz no versículo 6: 


Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.

Neemias 1:6



O detalhe é que ele pede para Deus perdoar os irmãos dele. Ele sabe que os irmãos dele estavam passando pela situação por causa dos pecados deles, mas ele pede para Deus perdoá-los.


E isso também, Neemias não é egoísta, não é? Eu estou aqui pedindo perdão pelo meu pecado, aí Deus me perdoa, tá tudo certo entre mim e Deus. Mas ele não quer isso só para ele, eu quero isso para os outros também. Senhor, perdoa o pecado do meu irmão, restaura ele, reconcilia ele contigo, traz paz ao coração dele, traz o perdão para a vida dele.


Então ele tá preocupado com a vida espiritual dos irmãos dele, que os pecados deles sejam perdoados, que eles sejam reconciliados com Deus. 


E aí o coração dele vai se abrindo, se abrindo, vai se expandindo, né? Ele quer a restauração do povo de Deus como era antigamente, né, como o tempo anterior deles se desviarem. E aí você vê aquele coração que podia ser egoísta, podia ser fechado em si mesmo, na posição que ele tava lá no palácio de copeiro do rei, numa posição melhor do que os seus irmãos que estavam sofrendo lá em Jerusalém. Conforme você vai abrindo seu coração, se importando com os outros, a sua oração também vai olhando para horizontes maiores. 


Você não quer só o teu bem, bem, nem só o bem da sua família. Você quer o bem da tua igreja, você quer o bem do teu bairro, você quer a conversão da tua cidade, você quer a conversão do seu povo, você quer a conversão do seu país.


O seu coração vai crescendo e vai ficando do tamanho do coração de Deus:


Que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:4


Então a gente tem que buscar ter esse coração sensível. 


Lá no Salmo 119:136, esse coração sensível diz: 


Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei.

Salmos 119:136


Eu não tô preocupado só comigo, estou preocupado comigo, e estou preocupado com os outros que estão vivendo no pecado. E aí a minha atitude não é um dedo apontado condenando eles, não. Eu choro por eles, rios de água escorrem dos meus olhos porque não guardam a tua lei. Então eu fico triste pelas pessoas que estão vivendo no pecado. 


Eu quero que Deus toque o coração delas, que elas sejam salvas, que elas se arrependam, que elas se reconciliem com Deus. 


É muito fácil a gente ter uma atitude de reprovação, de acusação, porque esse tipo de atitude exalta o nosso ego, né? "Fulano de Tal é pecador, então eu sou santo, eu sou melhor do que ele."


Mas não: Fulano de Tal é pecador? Que pena, que ele se arrependa, que ele se reconcilie com Deus. 


E aí a promessa que Deus falou lá para Salomão tá se cumprindo exatamente agora. Uma pessoa começou a orar, Neemias, e Deus vai, por meio dessa pessoa que começou a orar, restaurar a nação ali, a nação de Israel, lá onde tá os muros derrubados, a nação desprotegida, os portões queimados.


Essa pessoa que começou a orar, o movimento de Deus começou nela. E aí, tudo que vai acontecer ali nas obras de restauração no livro de Neemias começou com essa oração de Neemias. Isso, Deus tinha prometido isso: se vocês começarem a orar, eu vou restaurar vocês.


E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

2Cronicas 7:14



A gente lembra também da palavra de Jesus, depois desse choro, essa lamentação de Neemias, a promessa para os servos de Deus é: 


Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Mateus 5:4


Neemias, o tempo, os dias que ele passou chorando por Jerusalém, chorando pelo seu povo, não foram em vão. Aquelas orações não foram em vão. Deus estava preparando uma restauração para aquele povo. Viria consolação para o coração de Neemias quando ele conseguisse restaurar a cidade. 


Então, se nós estamos chorando diante de Deus, eu tenho que me agarrar nessa promessa de Jesus: eu serei consolado. 

Deus está preparando uma consolação para mim que choro na presença de Deus, como Neemias estava ali chorando pelo seu povo.


Lá no capítulo 2, narra então quando ele se encontrou com o rei da Pérsia e apareceu a oportunidade dele trazer uma esperança para aquele povo e de fazer alguma diferença na situação daquele povo. 


Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.

E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.

E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?

E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

Neemias 2:1-5


E aqui entra o tema da lição, né? Oração e ação. 


Porque também existe uma situação em que a gente ora pela situação: ó, Senhor Deus, resolve aquele problema. Mas aí eu espero que outra pessoa resolva.


Manda alguém lá para resolver o problema, Senhor. Mas não. É você mesmo que vai.


Então, Deus tocou no coração de Neemias para resolver o problema, e não era só para ficar na oração, é para ele participar da solução. 


Então, às vezes a gente olha para uma situação, a gente não imagina que a solução vai partir de nós também.


Senhor, me envia alguém para resolver o problema. Não, é você que vai, você mesmo que vai lá edificar a cidade. 


Apareceu a oportunidade, ele falou: ó, rei, deixa eu ir para lá edificar a cidade, deixa eu ajudar meu povo.


A gente não tem que ser igual Moisés, né? Deus chamou Moisés, aí Moisés inventou um monte de desculpa: não sei falar, eu sou pesado de língua. Aí Deus falou para Moisés: Moisés, eu criei a boca do homem, eu que estou te chamando, eu criei a tua boca. E aí Moisés ainda fala assim: ah, Senhor, manda outra pessoa. Aí não, você que vai. Você vai. Posso até mandar o seu irmão para te ajudar a falar, mas você vai, você vai.


Então, quando a gente ora por uma situação, eu tenho que saber que Deus quer me usar também na situação para resolver aquilo ali. 


Se você já sentiu no coração para orar por um assunto, é porque Deus está te usando já. Deus já está te colocando no meio ali. Não é para passar a bola para outro, não. Porque seu coração tá movido ali. Então Deus já tá te chamando, já. Só de você ter o seu coração tocado para orar pela situação, tem que estar pronto a dizer: Eis-me aqui, envia-me a mim. 


Então Neemias tá lá: eis-me aqui, eu que vou, eu que vou edificar a cidade, pode me enviar.


Uma coisa interessante que, lembra do quando Jesus fala de Não precisa ter longas orações, né? Não precisa falar muito na oração, que nem os fariseus faziam. Porque o rei perguntou para Neemias: o que que você quer? Aí ele respondeu direto? 


Não, antes de responder ao rei, falou assim: 


Orei ao Deus do céu e disse ao rei. 

Neemias 2:4,5


Então ele perguntou: o que que você quer? Ele orou e respondeu ao rei: quero que me envie lá para edificar a cidade.


Uma oração que durou quanto tempo? 1 segundo, 2 segundos, mas a oração foi atendida com a disposição e coração aberto do rei para enviar ele para edificar a cidade. 


E aí, quando Jesus está andando em frente sobre o mar, manda Pedro Aí Pedro duvida, ele afunda, e a oração de Pedro é: 


Senhor, salva-me! 

Mateus 14:30


E Jesus estendeu a mão e salvou.

Por isso que Jesus fala: não é pelo muito falar que você será ouvido.

Qual o tamanho dessa oração de Pedro? 


E qual o tamanho daquela oração de Neemias ali em frente ao rei? Um segundo só para ele responder ao rei. Ele orou lá no seu pensamento: “Senhor,  por favor, me dá sabedoria agora!" E respondeu ao rei. 


Não precisa, para Deus, não precisa grandes palavras, grandes discursos, basta um coração aberto. Esse coração aberto pode se manifestar em uma oração curta, que nem a de Neemias, que nem a de Pedro, quando Jesus salvou ele lá de afundar nas águas. 


E dentro do tema proposto pela revista, que é oração e ação que fazem diferença, a gente pode lembrar também do Salmo 27. Ele fala sobre isso.


Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.

Salmos 27:4


Nesse versículo aqui, ele só pediu? Pedir e buscar. Uma coisa eu vou pedir e buscar.


Ele não só pediu, ele também buscou. Pedir e buscar. Ele não só orou e não fez nada? “Não, agora Deus vai resolver”. Só orar e não tem que fazer nada? Nem ele só agiu sem pedir a Deus. É as duas coisas: é orar e agir. Pedir e buscar Ele. 


Se eu só orar e não fizer nada, eu tô abusando de Deus, me encostando em Deus como se não houvesse nada para a gente participar da resposta daquela oração que eu quero. 


E se eu só agir sem orar, eu tô sendo presunçoso, agindo como se Deus não existisse, eu ajo sozinho.


Mas é as duas coisas: pedir e buscar Ele. 

Eu vou orar e eu vou agir. Que nem Neemias.


Neemias orou e Neemias agiu. Ele que foi lá edificar a cidade. E esse é o equilíbrio que a gente tem que ter.


Nem só orar, nem só agir. Mas orar e agir. 


E aí, quando ele chega na cidade, eles reúnem os outros anciãos e diz: vocês estão vendo aqui que tá tudo, as portas queimadas, o muro derrubado? 


Mas vamos verificar um detalhe: ele conta como aconteceu lá na Pérsia, como Deus já tava abrindo o coração dele. Deus abriu o coração do rei e tudo que ele pediu ao rei da Pérsia, o rei da Pérsia concedeu.


Então, gente, ó, Deus já tá agindo, Deus já tá preparando, tá tudo certo, Deus tá com a gente. Aí o pessoal ouviu, se animou, levantando, e esforçaram as suas mãos para o bem.


Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio.

Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

Ne 2:17-18



E quando eles pegaram na massa para fazer a obra, o que aconteceu? Nemias 2, que acontece? 


O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?

Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém

Neemias 2:19,20


Você se levantou para fazer a obra, no mesmo momento, assim que eles ouviram falar que a obra começou, se levantaram os incrédulos, em volta deles, zombaram deles, desprezaram eles  e disseram: Quereis rebelar-vos contra o rei? Zombaram, desprezaram e caluniaram. 


Mas você que conhece a palavra de Deus, você sabe que está previsto. Isso que Jesus diz lá no Sermão da Montanha vai acontecer com o servo dEle quando fizer a obra dEle, pessoas vão zombar, desprezar e caluniar.


Você sabe disso, você conhece, nós estudamos:


Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Mateus 5:11,12



Tem a lição da atitude que Neemias tem diante dessa oposição? Eu queria tirar aqui do que nós lemos no verso 20: “vocês não têm parte conosco”. 


Porque essa zombaria e desprezo e calúnia veio do descrente. Por que que iria abalar o servo de Deus? Quem tá criticando nem conhece nosso Deus, nem sabe de nada, nem sabe nem sabe nossos motivos, nem sabe o quanto isso significa para nós.


Então esses que estão zombando, não têm parte conosco. 


Então, antes de ficar abalado com a crítica, primeira coisa, perguntar: 

Quem é a pessoa que está criticando? 

Essa pessoa sabe alguma coisa da sua situação, da sua história? Como você chegou aqui? O que isso significa para você? 


Nós prestamos conta a Deus em primeiro lugar, e Jesus avisou que esse tipo de crítica iria acontecer. Então tenho que estar preparado, não me deixar abalar com as oposições à obra de Deus, pois eu sei que vai acontecer essa oposição.


Não é só porque existe o Diabo que se opõe a obra de Deus, mas também porque a pessoa que está no mundo, quando ela vê um servo de Deus vivendo, começando a praticar as coisas de Deus, isso incomoda ela, mesmo que você não fale nada. 


Mesmo que você não acuse, não pregue contra ela nada, só o fato de você estar praticando a palavra de Deus, isso incomoda. 


Porque se você pode praticar, então é possível praticar. Então ele não tem desculpa para ele não praticar. Por isso que se incomoda com o servo de Deus, porque a vida dele, a vida do servo de Deus diante de quem não serve a Deus, a própria vida dele já é uma denúncia.


Porque você é uma prova de que é possível servir a Deus. E aí isso incomoda as pessoas que não servem a Deus.


Então faz parte. Aqui Jesus avisou lá no começo do Sermão da Montanha, quando Jesus começou a ensinar a gente, ele já avisou: isso vai acontecer com vocês, vocês vão ser perseguidos, pessoas vão mentir sobre você, vão inventar histórias que não são verdadeiras apenas para caluniar a vocês. 


E aí com Neemias não foi diferente, a gente tem que estar preparado para isso.


Interessante, lá no capítulo 3 de Neemias ele tem a lista das pessoas que participaram da reconstrução do muro. Então, capítulo grande, cheio de nome, a gente vai ler, a gente fica, né, cansado, ah, um monte de nome aqui. 


Mas quando ele faz isso, ele tá seguindo um princípio de agradecimento, de gratidão, de reconhecimento.


E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, edificaram a Porta do Gado, a qual consagraram, e levantaram as suas portas; e até a Torre de Meá consagraram e até a Torre de Hananel.

Neemias 3:1



Está aqui as pessoas que trabalharam, inclusive aqueles que eram sacerdotes trabalharam, serviço de pedreiro, que não era dele. Ele era sacerdote, ele tinha só que sacrificar animal ali, fazer oração. Levitas também trabalharam, serviço de pedreiro, carregando pedra, carregando madeira. Todo mundo.


E aí o capítulo 3 de Neemias é aquela lista grande que nós lendo parece uma coisa assim cansativa, mas é para nos ensinar que as pessoas que trabalham na obra de Deus tem que ser reconhecidas. 


Assim, faz bem reconhecer os outros. Não é para ele exaltar as pessoas, não é para glorificar as pessoas, Mas para não ser desestimulada, para ela, assim, ter uma palavra de incentivo: "você fez bem, eu reconheço que você trabalha bem aqui na obra, trabalha bem aqui na igreja, Deus te abençoe pelo seu esforço".


Então assim, as pessoas às vezes trabalham, trabalham, não ouvem uma palavra de incentivo. 


Aí então ele anotou o nome de todo mundo que trabalhou, para estar registrado. Esse é o pessoal que trabalhou.


Então existe esse princípio.


a quem honra, honra. 

Romanos 13:7


E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós

1Tessalonicenses 5:12


Então faz parte, assim, do bom viver como comunidade, como igreja, que as pessoas que trabalham sejam reconhecidas. E quem ver seu irmão fazendo um trabalho, faça um elogio ali, “graças a Deus, Deus te usou naquele momento lá, obrigado, você foi muito útil." 


Não é para exaltar a pessoa, é para a gente como grupo ter um clima saudável, ter um clima alegre, as pessoas terem felicidade e satisfação em estar na obra de Deus e não ficar o tempo todo sendo cobrado, cobrado, cobrado, sem nenhum elogio, sem nenhum reconhecimento. Isso faz parte da boa convivência. 


Agora também tem que saber que lá no tempo de Neemias já tinha as pessoas que não trabalhavam, no nosso tempo vai ter também. Naquela época já tinha, hoje vai ter também.


Então faz parte, assim como faz parte a crítica, faz parte também os que não trabalham. Aqui, versículo 5: 

E, ao seu lado, repararam os tecoítas; porém os seus nobres não meteram o seu pescoço ao serviço de seu senhor.

Neemias 3:5



Então, tem um grupo lá, os tecoítas, mas os nobres deles não se sujeitaram. Teve um grupo lá que falou assim: “não, a gente é de linhagem nobre, nossa família não pega no pesado não, a gente tem pedigree”.

E todo mundo trabalhando lá no muro, até o sacerdote, até o levita, mas esse pessoal chegou e disse: "Não, não vamos não”. Não meteram o seu pescoço ao serviço do seu Senhor. Ou seja, não se submeteram, não participaram da obra.


Isso faz parte também. E assim, a gente não deve ficar muito surpreso, decepcionado se isso acontecer. 


Faz parte da natureza humana, tem aqueles que trabalham, tem aqueles que não trabalham.

Tem aqueles que como esses aí. porque ao não trabalhar, ele não fez nada para que aquele muro fosse construído. Porém, como o muro foi construído, eles usufruíram da proteção do muro. 


Pode ter pessoas que não trabalham e usufruem do resultado dos que trabalham. Então tá escrito na Bíblia para a gente saber que isso vai acontecer.


Agora, que pelo menos não sejamos nós essa pessoa. Pessoa que se omite de fazer as coisas da obra de Deus quando a oportunidade surge.


Porque inclusive Tiago 4:17 fala isso: 


Aquele que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado. 

Tg 4:17


Então, pelo menos não sejamos nós essa pessoa.


Porque a gente, como Neemias, a gente deve ter um coração sensível para a necessidade do outro, o sofrimento do outro, nosso irmão, o mundo, para perceber como nossos irmãos estão, e a gente orar por isso, e ao orar confessar os pecados e estar preparado para que nós sejamos a solução que Deus vai enviar. Também para que quando começar a obra, não desanimar pelas críticas que vão acontecer, que Jesus previu, e nem pelas pessoas que não vão nos ajudar, que isso também já está previsto na palavra de Deus. 


Amém, irmãos?


-

Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.

TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO

-

Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).

- https://bit.ly/ECLESIOLOGIA

-

COLEÇÃO LOUVORES IA EM MP3 - https://drive.google.com/drive/folders/1QHVs4BoFuv3rvlAN_K4_F53_hnemo64r?usp=sharing

-

@oikodomen

-

ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO

-

Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE

-

Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS

-

Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE

-

15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA

-

Música da Introdução e Encerramento: Hino 188 do Cantor Cristão, “O Evangelho” -  piano por Denise Falavinha - https://youtu.be/Gc9Et44A3VM?si=6FJpFbsVVPCYi87P

-

Os vídeos e postagens tem sido ajudados na sua composição pelo uso dos seguintes programas e sites: Metrificação de letras de músicas: Gemini,  https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/ e  Mureka. Imagens: Lovart AI. Músicas: Suno AI. Transcrição de áudios: Assembly AI. Gravação: OBS Studio. Edição: Kdenlive.

-

Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com

-

É totalmente livre, gratuita e incentivada a mais ampla impressão, distribuição, 

cópia, armazenamento, divulgação, citação, pregação, estudo 

e uso de todo o conteúdo, seja áudio, vídeo ou texto, que seja da autoria

deste canal e do blog correspondente, com as únicas ressalvas de, 

quando houver citação da fonte, não alterar o conteúdo citado, 

e de que não seja vendido este conteúdo ou alguma cópia 

dele em qualquer formato. De graça recebestes, de graça dai (Mt 10:8). 

-

A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos 

não implica em concordância com todas as suas ideias, 

nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas. 

Também nos reservamos ao direito de mudar 

nossas próprias opiniões, de maneira que videos ou 

textos passados possam não mais representá-las no presente.

-

ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html

Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html

Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html

Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html

Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html

Quem é Satanás? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/quem-e-satanas-catecismo-batista.html

-

ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:

Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM

O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA

Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo

Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y

-

ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:

Paciência - Pérolas 4a Parte - 33 - https://youtu.be/W2mZZArRxNc

Pacificação - Pérolas 4a Parte - 34 - https://youtu.be/3rnyVmKLCvg

Palavras - Pérolas 4a Parte - 35 - https://youtu.be/LcqWagberZc

Paz - Pérolas 4a Parte - 36 - https://youtu.be/A999SSIORbM

Pecado e o cristão - Pérolas 4a Parte - 37 - https://youtu.be/9JwDPgr2ag4

Pecado - Efeitos - Pérolas 4a Parte - 38 - https://youtu.be/jLMojUN5ys0

Oração e Ação que fazem diferença - Neemias 1-3 - Estudo Bíblico 43 - https://youtu.be/zbO6kjyxeB4