O Reino de Israel se dividiu em dois reinos, sim ou não? Sim. O reino do norte ficou sendo chamado Israel, o do sul ficou sendo chamado Judá, certo?
O Reino do Norte foram fiéis a Deus o tempo todo? Não, não foram. Não foram fiéis. E como disciplina, Deus mandou eles ao cativeiro do Reino do Norte. O cativeiro do Reino do Norte foi para onde? Foi para Assíria. Que era o império daquela época.
O Reino do Sul de Judá foi fiel a Deus? Não. Também não? Também não. Embora o de Judá fosse menos pior, porque teve alguns reis bons, também não foi fiel a Deus o Reino do Sul. Então também foi disciplinado por Deus, sendo enviado ao cativeiro. Qual o cativeiro? O da Babilônia. Da Babilônia. Agora sim o da Babilônia.
Na época que o Reino do Norte foi para o cativeiro, ele foi para a Assíria, porque a Assíria era o império que dominava naquela época. Nenhum império dura para sempre. Vem outro império e toma o poder.
Então, a Assíria foi derrotada pela Babilônia. Então, na época da disciplina do Reino do Sul, quem estava no poder era a Babilônia. Era a Babilônia que dominava o mundo inteiro. Então, eles foram para o cativeiro da Babilônia, Reino do Sul.
Os livros de Esdras, Neemias e Ester, esses três últimos livros da parte histórica do Velho Testamento, eles falam sobre essa época que o povo está voltando da Babilônia. Porque, conforme eu acabei de falar, os impérios não duram para sempre. Vem um outro império e toma o lugar deles.
Então, também o império da Babilônia não durou para sempre. Veio outro império e tomou o lugar da Babilônia, que foi o Império da Pérsia. Assíria foi o primeiro. Primeiro veio A Assíria, dominou o Reino do Norte, depois veio a Babilônia, dominou o Reino do Sul, e depois veio a Pérsia.
Só que o rei da Pérsia, o primeiro rei, da Pérsia, se chamava Ciro. E ele foi diferente, ele não era um rei que queria esmagar os povos, escravizar os povos. Ele era um rei mais benevolente, esse Ciro. Então, ele mandava os povos que estavam escravizados de volta para as suas terras. E ele fez isso com Israel.
Assim que ele tomou o poder, ele disse que o povo de Israel podia voltar para a terra dele e reconstruir a cidade de Jerusalém, que era a capital. reconstruir o templo e voltar a fazer o culto do Velho Testamento que acontecia naquele tempo.
E aí, você vê que, na verdade, assim, não é porque ele sozinho quis fazer isso da cabeça dele. Tem um plano de Deus nisso aí.
Que Deus dá disciplina para o povo dele, mas também a disciplina não dura para sempre. Deus disse que ia enviar eles para o cativeiro, Mas ele não disse que eles iam ficar no cativeiro para sempre. Aquele cativeiro ia acabar. Aquela disciplina ia acabar.
Deus disciplina a gente como um pai. Ele não quer ficar castigando a gente o resto da vida. É só aquele momento para a gente se arrepender, cair em si e voltar para Deus.
Então o povo lá no cativeiro, escravo, eles começaram a cair em si. Olha o que eu estou fazendo aqui. Onde eu fui parar? Onde eu fui parar? Estou aqui escravo na Babilônia. Tudo porque eu não fui fiel a Deus. Se eu tivesse sido fiel aos mandamentos de Deus, eu não estaria aqui na Babilônia. Então, o povo lá na Babilônia começou a se arrepender.
Como diz lá em Jeremias, né? Lá, quando vocês foram para o cativeiro, é que vocês vão me buscar. E vocês vão me encontrar quando me buscarem de todo o coração. Então, lá na Babilônia, eles se arrependiam e buscavam a Deus. Pedindo para terminar o cativeiro.
Isso que você está citando, você está citando o Jeremias 29, que é uma carta que Jeremias escreveu para o povo que estava na Babilônia. O povo que estava no cativeiro na Babilônia.
E ele falou para eles, ó, o cativeiro ainda vai demorar. Então vocês, vivam normalmente, tenha filhos, criem os seus filhos, casem os seus filhos, trabalhem, construam suas casas e vivam em paz com os outros. Procurem a paz da cidade, porque na sua paz vós tereis paz.
E é interessante o seguinte, Veja bem, primeiro capítulo de Esdras, capítulo 1, versículo 1. Ele vai entrar nisso que você falou agora:
No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: (Ed 1:1).
Aí despertou o Senhor o Espírito para ele fazer, para ele avisar que todo mundo que pode voltar. Para que se cumprisse qual palavra? Do Senhor, não é? Por boca de quem? Boca de Jeremias. De Jeremias.
Nessa época aqui, Jeremias já morreu. Mas, na época em que Jeremias era profeta, Deus usou ele para escrever essa carta que está em Jeremias 29. E nessa carta dizia que ia acabar o cativeiro um dia. E não só ia acabar o cativeiro um dia, mas Deus revelou para Jeremias exatamente o tempo que ia durar o cativeiro. Vamos abrir lá em Jeremias 29. Pode abrir. Como é que está escrito aí, Jeremias 29, 10?
Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. (Jr 29:10).
Certo? Então é isso, vocês vão para a Babilônia, vai demorar exatamente 70 anos e aí eu vou cumprir a minha palavra e vou trazer vocês de volta.
Então, Esdras começa dizendo que Deus cumpriu a profecia dele, porque quando entrou o Império Persa, o Imperador Persa permitiu que o povo voltasse, o Ciro.
E detalhe é o seguinte, que esse Ciro, lá em Esdras 1:2... Que é importante você ver aí o que está dizendo. Quando Ciro começa a mandar o decreto, o que Ciro fala?
Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. (Ed 1:2).
Certo? O rei Ciro, rei da Pérsia, Ele diz que Deus deu para ele todos os reinos da Terra, deu o mundo na mão dele, que ele era imperador, que dominava todas as nações. Ele diz, Deus me encarregou de edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
Como é que foi isso aí, de Deus mandar o rei Ciro edificar uma casa para ele? Como é que foi isso? Poderia ser, ele poderia ter confirmado no coração de Siro, porque Deus, assim, como a gente falou quando a gente estudou Amós, quando a gente estudou Jonas, a gente lembrou que Deus não é exclusivo de Israel, não. Deus é do mundo todo. Deus opera no mundo todo. Deus usou esse cara aqui, que era persa, para reconstruir a casa dele.
Pode ter falado, pode ter falado com Ciro, ou levantado um profeta de Israel lá para falar com Ciro direto. Mas, além disso, tinha uma profecia sobre Ciro escrita uns 150 anos antes. Qual profeta que escreveu? Vocês sabem? Qual profeta que falou que o rei da Pérsia chamado Ciro iria... Embora ele não tenha falado do que era o rei da Pérsia, ele falou que um homem chamado Ciro iria reconstruir o templo.
Qual foi o profeta? Isaías. Isaías. Muito tempo antes, uns 150, 200 anos antes, Isaías já tinha morrido, Jeremias já tinha morrido, Mas a palavra que Deus falou por meio deles, ela vai se cumprindo. É interessante que Isaías não só fala que alguém vai reconstruir, não. Ele falou quem vai reconstruir. Ele falou o nome da pessoa que vai reconstruir. Então, vamos conferir lá. Isaías 44, versículo 28. Vamos ver se não está aí previsto, inclusive, o nome de quem iria reconstruir o templo.
Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado. (Is 44:28).
Sim. Então, Deus diz de Ciro, Ciro é o meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz. E eu digo de Jerusalém será edificada e digo do templo será fundado. Isso é por meio de Isaías. Disse o nome do rei que iria reconstruir o templo.
Então, a gente vê assim, o livro de Esdras começa falando que Deus está cumprindo a sua palavra. Cumprindo a palavra que ele deu para um dos seus profetas. Inclusive, se não cumprissem, eles nem estavam aqui. Lá em Deuteronômio 18 fala o seguinte, se a palavra do profeta não se cumprir, é porque ele é um falso profeta. Agora, se ele se cumprir, é porque Deus falou por meio dele.
Então, essas palavras que Deus deu por meio de Isaías, deu por meio de Jeremias, falando que o povo iria para o cativeiro, mas iria voltar, iria reconstruir tudo, era a palavra de Deus, porque se cumpriu exatamente como eles falaram.
E aí é uma coisa assim que você não pode dizer que era uma previsão deles. Não tem como eles preverem isso, porque quando chegou a Babilônia, destruiu tudo, tudo ficou arrasado, tudo derrubado. Você assim, humanamente falando, você olhando para a cidade de Jerusalém toda destruída desde a Babilônia, você nunca ia dizer que era possível ela ser reconstruída.
Mas a promessa de Deus já tinha sido feita lá, pelo meio de Isaías, pelo meio de Jeremias, por vários profetas que falaram que o povo, embora fosse para o cativeiro, seria reconstruído. Eu vou só citar aqui para a gente ter uma ideia de qual é o tamanho da parte da profecia que Deus deu.
Uma grande quantidade das profecias que Deus deu pelos profetas que estão na Bíblia, registradas, falavam sobre essa época que está se cumprindo em Esdras e Neemias, na Reconstrução que é Isaías 40-66, Jeremias 29:10; 30:3; 33:7,11; Ezequiel 36-48; Daniel 9; Oséias 2:14-26; 3:4,5; Amós 9:11-15; e vários outros.
Vários outros, vários outros profetas sempre falaram isso. Que vocês estão praticando idolatria, iniquidade, pecados diversos, infidelidade a Deus, então Deus irá disciplinar vocês e vocês vão para o cativeiro. Só que vocês vão voltar do cativeiro. Deus vai continuar o plano dele.
Quando ele trouxer você de volta do cativeiro e reconstruir o templo, reconstruir Jerusalém e reconstruir o culto dele, o culto dele vai voltar a ser oferecido.
Porque é que tudo aquilo que Deus tinha ordenado, que eles praticassem de culto, de serviço a Deus, do sacrifício dos animais, da manhã e da tarde, o sacrifício do sábado, o sacrifício das festas, da Páscoa, do Pentecoste, festa das trombetas, da festa dos tabernáculos, tudo isso tinha sido interrompido, tinha acabado, todo aquele serviço a Deus tinha acabado.
Porque destruindo-se o templo, quando Babilônia destrói o templo, destrói também o culto. Porque Deus tinha mandado concentrar o culto no templo.
Lá na Babilônia, o que eles fizeram? Tem uma instituição de Israel que surgiu lá na Babilônia, que não tinha antes. E quando a gente vai chegar no Novo Testamento, você vai ver ela espalhada pelo mundo todo. Que é o quê? É a sinagoga.
A sinagoga, ela não era um culto de sacrifício de animais. Porque eles só sacrificavam animais no templo. A sinagoga era um culto que eles se reuniam, oravam, louvavam e liam as escrituras. Liam a palavra e exortavam.
Era bem parecido com o que é o culto cristão. O culto cristão não tem sacrifício de animais. Tem só a leitura da palavra de Deus, meditação, oração, louvor. O culto cristão é bem parecido com a sinagoga.
E a sinagoga surgiu lá porque era só o que eles tinham. Eles não tinham mais o sacerdote atuando, não tinham mais os levitas, não tinham mais o templo, não tinham mais o altar, não tinham mais os sacrifícios. Então, o que eles tinham? Se não tem sacerdote, não tem templo, não tem sacrifício, tem o que? Tem só a palavra. Só a palavra. A palavra que Deus deu pelos profetas. Então é isso que eles se apegavam.
No índice da sua Bíblia, depois de Esdras vem qual? Neemias. E depois vem? Ester. Tá. Esdras, Neemias e Ester. Eu disse que esses três livros estão falando sobre essa época que já está voltando para sua terra, depois do Cativeiro está se reconstruindo, na restauração da nação.
Só que a ordem cronológica que aconteceram as coisas não é como está aí. O livro de Esdras que a gente está estudando, ele tem duas partes bem definidas. Uma coisa é Esdras do capítulo 1 ao 6 e outra coisa é Esdras do capítulo 7 ao 10. Essas partes estão separadas. Tem um período de tempo aí, sei lá, uns 60 anos entre uma parte e outra. Inclusive, só começa a falar de Esdras no capítulo 7.
O capítulo 1 a 6 é esse primeiro momento aqui em que tem o decreto do rei Ciro, o primeiro povo que volta para Jerusalém para reconstruir Jerusalém e o Templo.
A história é narrada em Esdras de 1 a 6. Volta uma parte do povo, que a gente leu ali no capítulo 2, que eram umas 42 mil pessoas, e eles votam com dois líderes, um chamado Zorobabel, que foi encarregado de ser governador dos judeus, o próprio rei Ciro deu esse cargo para ele, e outro chamado Josué, em algumas versões está Jesuá, é a mesma coisa, Jesuá ou Josué, que era o sumo sacerdote da época. Então, eles são os dois líderes, mas não são só eles.
No final dos livros do Velho Testamento temos esses três livros: Ageu, Zacarias e Malaquias.
Só para entender o seguinte, eu tenho esse primeiro momento e eu tenho que fazer a correspondência na história para eu entender onde é que está cada coisa. Porque a ordem dos livros na Bíblia não é a ordem cronológica. Tem algumas coisas que acontecem ao mesmo tempo do livro histórico que está acontecendo no livro profético.
Está se cumprindo, não é? A pessoa, o profeta, a pessoa, ela está pregando na época deles. Então, quem está pregando na época que é retratado no livro de Esdras, do capítulo 1 ao 6, que tem como líder do povo de Deus Zorobabel e Josué, são esses dois penúltimos profetas aqui, Ageu e Zacarias. Ageu e Zacarias são da época de Zorobabel e Josué, esse primeiro povo que veio da Babilônia.
Então, eles pregam, e tudo aquilo que você tem ali no livro de Ageu e no livro de Zacarias, você pode considerar como tendo sido pregado naquela época ali com Zorobabel e com Josué. Está no começo da restauração, em Esdras 1 a 6.
Então imagina o seguinte, corta o livro de Esdras no meio, pega essa parte, Êxodas 1 a 6, ela fica aqui separada, tem um intervalo de muitos anos. E aí vem o Esdras 7 a 10. É uma segunda leva. Já é outro rei da Pérsia, muito tempo depois. Ele deixa uma outra quantidade de povo virem com o Esdras lá em Esdras 7 a 10.
Uma terceira leva, um terceiro grupo de pessoas, alguns anos depois, é o que vai vir com Neemias.
Então você imagina o seguinte. Tem um povo que está na Babilônia, está lá. Acabou o cativeiro babilônico. O que está dominando são os persas. Os persas liberaram o povo para voltar. Só que eles não voltam todo mundo de uma vez.
Volta um grupo. Passa muitos anos, volta outro grupo. E passa mais alguns anos, volta outro grupo. Então tem três grupos.
Tem o primeiro grupo que volta com Zorobabel e Josué. Tem o segundo grupo que volta com Esdras. E tem o terceiro grupo que volta com Neemias.
A sequência dos eventos da Restauração é esta:
Sequencia dos eventos da Restauração:
539 A.C. - Decreto de Ciro para o retorno à terra. Líderes: Zorobabel, governador, e Josué, sumo-sacerdote, que reconstruíram o Templo, sob o ministério dos profetas Ageu e Zacarias. Eventos do livro de Esdras 1-6, pregação das profecias de Ageu 1-2 e Zacarias 1-14.
516 A.C. - A reconstrução do Templo é finalizada. Pode ser a época da pregação descrita no livro do profeta Joel 1-3.
486-454 A.C. - Eventos do livro de Ester 1-10. O ataque mundial contra Israel é frustrado pelas intervenções de Ester e Mardoqueu na Pérsia.
458 A.C. - Vinda de Esdras para trazer ofertas ao Templo. Eventos de Esdras 7-10.
445 A.C. - Vinda de Neemias como governador para restaurar os muros de Jerusalém e o culto de Israel conforme a Lei. Eventos de Neemias 1-13. Época das profecias de Malaquias 1-4.
-
Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.
TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO
-
Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).
-
COLEÇÃO LOUVORES IA EM MP3 - https://drive.google.com/drive/folders/1QHVs4BoFuv3rvlAN_K4_F53_hnemo64r?usp=sharing
-
-
ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO
-
Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE
-
Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS
-
Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE
-
15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA
-
Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão
- “Vida por um olhar” - piano por Denise Falavinha -
https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ
-
Os vídeos e postagens tem sido ajudados na sua composição pelo uso dos seguintes programas e sites: Metrificação de letras de músicas: Gemini, https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/ e Mureka. Imagens: Lovart AI. Músicas: Suno AI. Transcrição de áudios: Assembly AI. Gravação: OBS Studio. Edição: Kdenlive.
-
Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com
-
É totalmente livre, gratuita e incentivada a mais ampla impressão, distribuição,
cópia, armazenamento, divulgação, citação, pregação, estudo
e uso de todo o conteúdo, seja áudio, vídeo ou texto, que seja da autoria
deste canal e do blog correspondente, com as únicas ressalvas de,
quando houver citação da fonte, não alterar o conteúdo citado,
e de que não seja vendido este conteúdo ou alguma cópia
dele em qualquer formato. De graça recebestes, de graça dai (Mt 10:8).
-
A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos
não implica em concordância com todas as suas ideias,
nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.
Também nos reservamos ao direito de mudar
nossas próprias opiniões, de maneira que videos ou
textos passados possam não mais representá-las no presente.
-
ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html
Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html
Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1-
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html
Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html
Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html
Quem é Satanás? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/quem-e-satanas-catecismo-batista.html
-
ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:
Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA
O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM
Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0
Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo
Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y
-
ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:
Meus adversários têm aumentado - Salmos 3 - Louvores IA 41 - https://youtu.be/HxXmxim5MK8
O espírito dos profetas está sujeito aos profetas - 1Co 14:32 - Teologia Sistemática 13 - https://youtu.be/kri2B7XNjYA
A igreja deve ter o foco em Jesus e não na moralidade - Eclesiologia Batista 23 - https://youtu.be/LvM54l440Xs
Nosso pecado está multiplicado - Esdras 9:6-15 - Louvores IA 42 - https://youtu.be/NG_6bZp2x6E
Se após Mim quiser vir - Mateus 16:24-26 - Louvores IA 43 - https://youtu.be/emmV2zUfnJo
O Senhor ouvirá - Salmos 4 - Louvores IA 44 - https://youtu.be/1yxNa8QI9mc
Um novo recomeço - Esdras 1 - Estudo Bíblico 40 - https://youtu.be/wkDnYDRvhao