Nós temos dito que, no retorno da Babilônia, a Bíblia registra três grupos retornando. Embora o imperador persa tenha liberado os judeus para voltarem, não voltou todo mundo de uma vez.
Então, tem três grupos na Bíblia, aqui nos livros que nós estamos estudando. O primeiro grupo é o grupo de Zorobabel. Zorobabel vai ser o governador e Josué vai ser o sumo sacerdote. E a história desse grupo está no livro de Esdras, nos capítulos de 1 a 6. Acompanhando Zorobabel e Josué, tem dois profetas: Ageu e Zacarias. Os mesmos Ageu e Zacarias que tem nos livros proféticos do final do Velho Testamento.
E esse primeiro grupo, como todos os três grupos, sofreu oposição dos povos da terra. Os povos que já moravam em Jerusalém e na terra de Israel naquela época. Quando voltaram os judeus, eles se opuseram a eles. Eles tentaram frustrar, tentaram atrasar a obra, tentaram impedir a obra. Os três grupos sofreram a mesma coisa.
E os três grupos têm missões diferentes. A missão do primeiro grupo, de Zorobabel e Josué, era reconstruir o templo.
Depois deles, veio o grupo de Esdras. O grupo de Esdras, a história dele está registrada no livro de Esdras, capítulos de 7 a 10. E o grupo de Esdras tem outra missão diferente. O templo já está reconstruído, só que está faltando ministros e está faltando recursos para o culto no templo. Então Esdras traz os levitas e traz os recursos.
O terceiro grupo é o grupo de Neemias, que é alguns anos depois de Esdras. E a missão de Neemias é reconstruir a cidade. Porque a cidade em volta estava com os muros destruídos. E também colocar em ordem as coisas que estavam acontecendo ali. Porque estava muita desordem, muita desobediência na época de Neemias. Muita infidelidade à lei de Deus da parte de Israel. Então Neemias tenta colocar ordem na casa.
Então tem esses três grupos aí. Grupo de Zorobabel, o grupo de Esdras e o grupo de Neemias. Eles estão separados no tempo. Só que o de Esdras e o de Neemias estão mais próximos. Então, se você ler lá depois, quando chegar em Neemias capítulo 8, tem um culto que eles fazem ali. Esdras está nesse culto. Então, Esdras chegou e continuou. Quando Neemias veio, Esdras já estava lá.
Só que Esdras e Neemias são muito tempo separados do primeiro grupo de Zorobabel. Entre o grupo de Zorobabel e o grupo de Esdras tem assim 50 anos, 60 anos, e tem um livro da Bíblia que conta a história desse tempo, que é o livro de Ester.
O livro de Ester conta uma história que acontece não em Israel, acontece lá na Pérsia, porque Ester vem a ser rainha da Pérsia. Mesmo ela sendo judia, ela vem a ser rainha da Pérsia. E ali acontece uma tentativa de exterminar todos os judeus do mundo todo, por ordem do Hamã, que era um ministro lá da Pérsia, que odiava o povo judeu. Mas Deus dá um livramento para eles, eles conseguem inverter a situação, e os judeus não são destruídos, no livro de Ester.
Então eu tenho que entender que a ordem cronológica não é a que está na Bíblia. Na Bíblia você lê Esdras, Neemias e Ester. Mas na ordem cronológica é:
1 - Esdras do capítulo 1 ao 6 - Zorobabel, Josué, Ageu, Zacarias e Joel.
2 - Ester 1 a 10 - Ester e Mardoqueu
3 - Esdras do capítulo 7 a 10 - Esdras.
4 - Neemias 1 a 13 - Neemias e Malaquias.
Essa é a ordem que os fatos aconteceram. E nós já lemos os capítulos 1, 2 e 3 de Esdras, que conta o começo da missão de Zorobabel e de Josué.
Uma coisa que eu falei é o seguinte, que tem os profetas correspondentes de cada época. Nesse primeiro grupo, os profetas correspondentes são Ageu e Zacarias, mas também tem o profeta Joel. O Joel é dessa época de Zorobabel, que nós já estudamos alguns meses atrás.
Na época de Esdras e Neemias, o profeta, o livro que corresponde à época deles, é o Malaquias. O último livro do Velho Testamento, ele é da época de Esdras; inclusive algumas coisas que acontecem ali, o Malaquias vai falar sobre elas também.
Assim como as coisas que estão acontecendo com Zorobabel, os livros de Ageu e Zacarias vão estar falando sobre elas ali, porque justamente eles foram os profetas que Deus levantou para animar o povo quando o povo teve a obra interrompida, quando o povo foi desanimado pelos seus inimigos, Deus levantou as vozes daqueles para animar o povo a continuar a obra e terminar de reconstruir o templo.
Então, voltando lá para Esdras, capítulo 1, vamos abrir aí. Vamos tirar uma lição, no mínimo, de cada capítulo como a gente costuma fazer. O que a gente já leu já vamos tirar as lições. Em Esdras, capítulo 1, o versículo 1 fala:
"No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor por boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra, e ele me encarregou de edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja o seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel. Ele é o Deus que habita em Jerusalém."
Nesse trecho aqui, conforme nós já explicamos da outra vez, o rei persa se animou a deixar todos os povos que estavam escravizados na Pérsia voltarem para suas terras e a cultuarem os seus deuses. Então você tem o direito de voltar para sua terra, todo o pessoal que a Babilônia escravizou, você pode voltar para sua terra, reconstruir os seus templos, seu local de adoração e adorar os seus deuses.
Então, o rei da Pérsia era um rei benevolente para com os outros povos. Então, essa bondade que ele fez, o rei Ciro, beneficiou também o povo de Israel. Ele pôde voltar para a sua terra e reconstruir o templo.
E o que acontece é o seguinte, a nossa lição para nós é essa palavra aqui: "para que se cumprisse a palavra do Senhor".
A gente viu que tinha uma profecia de Jeremias dizendo exatamente que o cativeiro ia durar setenta anos. E aí, passaram setenta anos, exatamente o rei da Pérsia deixou o povo voltar para sua terra.
Então, qual é a lição aqui? Que Deus cumpre as suas promessas. Deus cumpre a sua palavra. A palavra que ele deu para o Jeremias se cumpriu exatamente como ele disse que se cumpriria.
Tem um trecho lá, inclusive de Jeremias, capítulo 1, que Deus fala assim para Jeremias:
"Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir".
Jr 1:12.
E aí a gente tem um exemplo para nós. Você imagina aquele povo lá no cativeiro, passando os anos, passando os anos; ele tem a palavra de Deus que o cativeiro não ia durar para sempre.
Mas enquanto você está lá recebendo chicotada dos babilônios, sendo escravo na Babilônia, demora a passar, né? Nas dificuldades demora, né? Demora. Na hora da tribulação demora, né? Mas tem a palavra de Deus que eles iam voltar, que ia acabar com a tribulação.
- - -
No Ezequiel 37, você tem a visão do vale de ossos secos. Um vale com muitos ossos de muita gente.
Quando veio a Babilônia, destruiu o lado de Jerusalém, matou muita gente. Só que essa visão significa o que para eles? O povo está destruído, a nação está destruída. "Nós somos apenas um monte de ossos". Aí pela visão Deus fala com Ezequiel: "Não, vocês não vão ser ossos para sempre. Eu vou ressuscitar vocês", ou seja, "eu vou ressuscitar a nação".
E justamente a visão dos ossos secos de Ezequiel 37 se cumpre nesse momento que Zorobabel volta para reconstruir a cidade e a nação. Porque Deus está ressuscitando a nação. Então aquele exército que ressuscitou, a nação será ressuscitada quando eles voltarem do cativeiro. Esse é o significado da visão de Ezequiel. Uma visão sobre a restauração da nação de Israel quando voltasse da Babilônia.
- - -
Daniel também morava na Babilônia e as visões dele também são na Babilônia. Também é um indicativo. Só que Daniel... Daniel é hebreu. Só que o Daniel, ele viveu mais que o Ezequiel. O Daniel chegou até o Império Persa, até o reinado de Dario. Lá em Daniel 6, aquele episódio da Cova dos Leões já é no Império Persa. Capítulo 5 de Daniel é o Império Babilônico e depois do capítulo 6 é no Império Persa.
E aí do capítulo 7 em diante de Daniel são as visões de Daniel que são para o tempo futuro ali de Israel e também algumas coisas sobre o próprio Novo Testamento. Essa visão do Filho do Homem que vai tomar o poder, que vai reinar, é sobre Jesus, Daniel 7. Então, ele tem algumas visões sobre a Igreja e sobre o Novo Testamento também, além das visões sobre o que aconteceria nos anos seguintes com o povo de Israel.
Da nossa época em Daniel, eu acho que quase nada. Porque o que tinha de Daniel para se cumprir, se cumpriu primeiro no Império Grego, que teve um imperador chamado Antíoco Epifânio, que perseguiu o povo de Israel. E segundo as coisas que ele fala sobre o Novo Testamento, se cumpriram quando Jesus veio.
Lá no capítulo 2, no capítulo 4, no capítulo 7, ele tem visões sobre o Reino de Deus sendo instaurado. E o Reino de Deus foi instaurado quando? Quando Jesus veio. Você não tem o trecho em que Jesus fala assim: "o Reino de Deus está próximo, o Reino de Deus está chegando"? Então, o Reino de Deus começa quando Jesus vem e faz a sua obra.
Lá em Mateus 28:18-20, o que Jesus fala? "É-me dado todo o poder no céu e na terra". Então Jesus começou a reinar depois que Jesus ressuscitou. Ele ascendeu aos céus e está reinando, está à destra do Pai, está reinando no céu. Jesus não vai começar a reinar só quando Ele voltar. Ele já está reinando desde aquela época. Então o reino de Deus veio por meio de Jesus. Tudo aquilo que Daniel profetizou se cumpriu em Jesus.
Tem só uma coisinha, um detalhezinho em Daniel, lá no capítulo 12, que ele fala da ressurreição dos mortos. Então, a ressurreição mesmo de todo mundo, o que vai acontecer no juízo final, essa realmente está no futuro, isso ainda está no futuro. Agora, o resto está tudo lá naquela época. Ou é o império grego perseguindo os judeus, ou é o Novo Testamento, Jesus vindo, trazendo a salvação, ou é a própria destruição de Jerusalém, que aconteceu depois, no ano 70 depois de Cristo, que os romanos destruíram.
Ali lá em Daniel 9 fala que a cidade vai ser destruída. Essa é a destruição que aconteceu depois de Jesus, quando o povo se revoltou contra o Império Romano, e o Império Romano destruiu Jerusalém e o Templo, em 70 d.C.
A passagem que fala do derramamento do Espírito Santo é em Joel. Joel capítulo 2. Se cumpriu no dia de Pentecostes, começou lá a se derramar o Espírito Santo. Aí Deus tem uma nova relação com o seu povo. Não é apenas o Espírito Santo influenciando, não. Agora, no Novo Testamento, o Espírito Santo mora dentro de nós.
Então, houve uma diferença do Velho para o Novo Testamento. No Velho Testamento, o Espírito Santo influenciava os servos de Deus. Agora, no Novo Testamento, como Jesus já nos redimiu, já nos comprou para Ele, agora Ele pode fazer morada dentro de nós. Então, Ele vem e não vai embora nunca mais.
Quem recebe Jesus tem o Espírito Santo morando dentro dele e está ali para sempre, para guiar a gente o resto da nossa vida. E isso, através do Espírito Santo, é em Joel, não em Daniel.
As semanas lá de Daniel, do Daniel 9, elas se cumprem em Jesus, no ministério dele de salvação, de reconciliação, e se cumprem na destruição de Jerusalém, que aconteceu pouco tempo depois, no ano 70, quando Roma destruiu Jerusalém e destruiu Israel.
Eu queria falar o seguinte, nessa reflexão sobre Esdras 1, a gente se colocando no lugar do povo, que está lá no cativeiro, que está demorando a acabar o cativeiro, mas tem a promessa que o cativeiro acabaria. E o que a gente falou agora, que lá em Jeremias 1:12 fala: "Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir", a gente tem que aplicar isso para nós hoje.
Porque não é verdade que tem profecias, apesar dessas que eu falei que já tudo se cumpriu, mas tem algumas que ainda não se cumpriram?
A principal profecia que está na Bíblia que ainda não se cumpriu é que Jesus vai voltar. Jesus vai voltar de uma maneira visível no céu, todo mundo verá. E quando ele voltar, ele vai trazer a ressurreição dos mortos, vai trazer o juízo final e vai criar um novo céu e nova terra.
Quem é povo de Deus, quem é de Deus, quando Jesus voltar, ele já vai ser arrebatado e se encontrar com Jesus, quem estiver vivo na terra no momento que Jesus voltar. Porque assim, existe o juízo final, mas a salvação de quem está em Cristo está garantida. Você vê que não tem uma rejeição, não tem uma avaliação, "não, vamos ver se você vai ou não". Não, se você é de Cristo, assim que ele volta, você já é arrebatado, ou seja, você já é dele, você já está com ele. Você vai se encontrar com o seu Mestre, com o seu Senhor.
De qualquer maneira vamos nos encontrar com Ele. Se Ele não voltar em nossa vida, quando você morre, você vai para o céu. Você vai compartilhar da glória dos outros salvos que estão esperando a volta de Cristo.
Como a gente lê, já que você perguntou isso, a gente lê lá em Hebreus 12. Hebreus 12, no versículo 22: "Mas chegastes ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial e aos muitos milhares de anjos, à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel".
Então, onde é que eles chegaram? Chegaram à Jerusalém Celestial. Aquela verdadeira Jerusalém que está no céu. Aos muitos milhares de anjos. E o 23: "à universal assembleia e igreja dos primogênitos", ou seja, existe essa igreja aqui na terra, mas tem a igreja no céu. Quando você morre, você é transferido de igreja, você não é mais dessa igreja, você é da igreja do céu, você entra lá para a igreja do céu. E você se reúne com as pessoas que estão lá esperando a volta de Cristo.
Quando a pessoa é perdida, quando ela morre ela vai direto para o inferno. Mas a questão não é ser ruim. A questão é ter sido salvo por Jesus.
Porque ruim, mau, pecador, todo mundo é. Todo mundo é pecador. A gente não é salvo pelas obras. A gente é salvo pela fé. Cristo morreu por nós, pelos nossos pecados. E aquele que crê em Cristo tem os seus pecados perdoados. E, a partir do momento que ele crê em Cristo, o Espírito Santo passa a morar dentro dele e o Espírito Santo vai gradualmente santificando, transformando a pessoa que era ruim para se tornar boa.
Agora, quem não crê em Jesus como salvador não tem o perdão dos pecados. Então, como é que ele paga a sua dívida diante de Deus? Não paga. Porque as dívidas dos pecados são infinitas. Por isso que existe o inferno.
No juízo final, nós receberemos o castigo pelo que nós fizemos no corpo. Então, serão ressuscitados os nossos corpos e os nossos espíritos vão se unir a esses corpos e a gente vai ser julgado, finalmente, nos galardões, naquilo que a gente merece de acordo com as nossas obras.
O galardão é o quê? É uma recompensa de acordo com as suas obras. Você que está salvo, quem está salvo, vai receber recompensas maiores ou menores de acordo com as suas obras. E quem está perdido recebe um castigo maior ou menor de acordo com as suas obras.
Porque Deus é justo, né? Embora salvação e perdição sejam coisas assim, uma coisa oposta da outra, dentro da salvação e da perdição tem pessoas que trabalharam mais e trabalharam menos.
Se você crê em Jesus como salvador, seus pecados são todos perdoados. 100%. Inclusive, não tem essa questão aí de "ah, eu aceitei Jesus, mas eu pequei depois". Mas quando você aceitou Jesus, Jesus já tinha morrido na cruz por você. Então, todos os seus pecados estão no futuro. Não tem essa de que "agora eu estou mal, agora eu estou perdido, se eu me arrepender agora eu sou salvo, aí eu pequei de novo, me perdi de novo". Não, não tem essa não.
É uma situação, que nem uma lâmpada aqui: ou está acesa ou está apagada, ou está salvo ou está perdido. Quem está salvo, está salvo.
A graduação de acordo com nossas obras é só da recompensa. Se você vai receber uma recompensa maior ou menor, se você faz obras melhores ou menores.
Você sempre vai receber alguma recompensa, mas será menor do que aquele que faz mais a obra. Porque tem diferença do cristão que só aceitou Jesus e fica lá vivendo sua vidinha, e do outro que vai lá e entrega a vida no campo missionário, morre martirizado lá, morre pelo evangelho, e fica a vida toda pregando o evangelho para ganhar almas para Cristo. Esse aí tem uma diferença aí no galardão do outro que não fez nada, só aceitou Jesus...
Mas a Bíblia não dá muitos detalhes. Quando Jesus está contando sobre isso, sobre galardão, lá na parábola dos servos, um recebeu um talento, outro recebeu cinco, outro recebeu dez. O que tinha dez conseguiu ganhar mais dez. A recompensa é assim: você que tem dez, você vai governar dez cidades. Você que tem cinco, vai governar cinco cidades.
Só isso que ele fala. Ele não dá o detalhe. Então, parece ter algo a ver com o governo sobre a criação de Deus. Pode ter a ver. Porque a ilustração que Jesus deu é de governo, é de alguém recebendo uma autoridade. Então, pode ter a ver com autoridade.
Mas a Bíblia não diz exatamente o que são essas recompensas. E não só ela não diz, como ele fala assim lá no... tem uma passagem, não lembro qual é agora, mas fala assim: "Ninguém sabe o que Deus preparou para nós. O olho não viu, o ouvido não ouviu o que Deus preparou". Então, se nenhum olho viu, se nenhum ouvido ouviu, não foi revelado o que é essa recompensa.
É João? Vamos ver se a gente descobre essa passagem. Eu não sei onde é, não sei se é Velho Testamento, não sei se é Novo Testamento. Se vocês lembrarem aí... deve ser uma carta de Paulo, cara. É uma carta de Paulo. 1 Coríntios, capítulo 2. Só que ele está citando um texto, não sei qual texto que ele cita. Depois a gente descobre aí. Ele diz que está citando um texto, deve ser um texto de Isaías, não sei. Quando a gente lembrar, a gente vê. 1 Coríntios, capítulo 2, versículo 9, fala assim:
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam".
Então, se o olho não viu, o ouvido não ouviu e não subiram ao coração, então é um mistério, é uma coisa que não está revelada totalmente. Eu sei que é uma coisa boa. Eu sei que o galardão é uma coisa boa. E sei que vai ser de acordo com as nossas obras. Quem fez mais por Cristo vai receber mais. Quem fez menos por Cristo vai receber menos. Mas todo mundo vai receber alguma coisa. Ninguém vai ficar sem galardão. É gradual, de acordo com as nossas obras.
E aí eu queria refletir o seguinte: nessa nossa inspiração que o povo lá de Esdras 1 dá. O povo nos dá a inspiração de que vale a pena esperar Deus cumprir essas promessas. E as promessas deles vão se cumprir.
Estou citando quatro coisas que estão profetizadas no Novo Testamento que ainda não aconteceram. Mas nós que estamos aqui, dois mil anos depois de Cristo, nós temos que ter a fé que vai acontecer:
1 - Jesus vai voltar;
2 - Jesus vai ressuscitar os mortos;
3 - Haverá o juízo final;
4 - Haverá um novo céu e nova terra.
Inclusive tem um texto de 2 Pedro 3 que fala sobre esse momento que a gente está vivendo. Que se passou muito tempo, Jesus ainda não voltou, e algumas pessoas começam a zombar dos cristãos, dizendo: "Cadê o Jesus? Dizem que não voltou, dizem que Jesus vai voltar, estão esperando ainda, cadê esse Jesus aí? Não voltou ainda".
Tá falando em 2 Pedro 3, versículo 3. Tá dizendo exatamente isso. Que as pessoas vão começar a zombar dos cristãos perguntando cadê essa volta de Jesus que nunca acontece.
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
2 Pe 3:3,4.
Então, o versículo 3 e 4 fala isso: vai vir pessoas escarnecedoras, ou seja, pessoas zombando, os ímpios zombando dos cristãos, dizendo: "Cadê essa volta de Jesus que vocês falam que vai acontecer, que até agora não aconteceu?". E aí, no versículo 4: "Cadê essa promessa da sua vinda?". E aí Deus justamente dá esse exemplo do dilúvio. Vocês ignoram que, assim como Deus trouxe o dilúvio, também vai trazer o juízo final. Zombaram de Noé. Aí no versículo 9:
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se".
Então, olha só a ingratidão das pessoas. Jesus não voltou ainda justamente porque ele está dando tempo de as pessoas se arrependerem e crerem nele, para que mais pessoas sejam salvas. E essa bondade de Deus, o ser humano que não crê em Deus, ele pisa na bondade de Deus para zombar de Deus.
"Ah, não voltou, não voltou até agora". Ele não voltou porque ele está te dando chance de você se arrepender. Por isso que ele ainda não voltou. Para que todo mundo seja salvo. Com certeza.
Não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Então, essa é a resposta de Deus. A resposta de Deus é que Ele não voltou ainda porque Ele está sendo misericordioso com a gente.
-
Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.
TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO
-
Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).
-
COLEÇÃO LOUVORES IA EM MP3 - https://drive.google.com/drive/folders/1QHVs4BoFuv3rvlAN_K4_F53_hnemo64r?usp=sharing
-
-
ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO
-
Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE
-
Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS
-
Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE
-
15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA
-
Música da Introdução e Encerramento: Hino 188 do Cantor Cristão, “O Evangelho” - piano por Denise Falavinha - https://youtu.be/Gc9Et44A3VM?si=6FJpFbsVVPCYi87P
-
Os vídeos e postagens tem sido ajudados na sua composição pelo uso dos seguintes programas e sites: Metrificação de letras de músicas: Gemini, https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/ e Mureka. Imagens: Lovart AI. Músicas: Suno AI. Transcrição de áudios: Assembly AI. Gravação: OBS Studio. Edição: Kdenlive.
-
Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com
-
É totalmente livre, gratuita e incentivada a mais ampla impressão, distribuição,
cópia, armazenamento, divulgação, citação, pregação, estudo
e uso de todo o conteúdo, seja áudio, vídeo ou texto, que seja da autoria
deste canal e do blog correspondente, com as únicas ressalvas de,
quando houver citação da fonte, não alterar o conteúdo citado,
e de que não seja vendido este conteúdo ou alguma cópia
dele em qualquer formato. De graça recebestes, de graça dai (Mt 10:8).
-
A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos
não implica em concordância com todas as suas ideias,
nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.
Também nos reservamos ao direito de mudar
nossas próprias opiniões, de maneira que videos ou
textos passados possam não mais representá-las no presente.
-
ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html
Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html
Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1-
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html
Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html
Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html
Quem é Satanás? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/quem-e-satanas-catecismo-batista.html
-
ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:
Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA
O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM
Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0
Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo
Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y
-
ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:
Minha alma está perturbada - Salmos 6 - Louvores IA 48 - https://youtu.be/MYuenkqXtgk
Ele veio para servir - Mateus 20:25-28 - Louvores IA 49 - https://youtu.be/gaQKpBNeUxs
Pastor não é ungido e templo não é sagrado - Eclesiologia Batista 24 - https://youtu.be/DANy5kgZg-k
Ouve a oração do Teu servo - Neemias 1:5-11 - Louvores IA 50 - https://youtu.be/-Q1FGJ_JOj4
Deus é um juiz justo - Salmos 7 - Louvores IA 51 - https://youtu.be/hIdSCtGfXoo
Perdoe setenta vezes sete - Mateus 18:21-35; 6:14,15 - Louvores IA 52 - https://youtu.be/N2hxq36EpDU
Deus vai cumprir todas Suas profecias - Ed 1:1-3 - Estudo Bíblico 41 - https://youtu.be/KZIKV3BVVuI