Deus chamou um homem chamado Abraão para dele formar um povo, para por este povo dar a Sua palavra e deste povo sair o Salvador. Certo? Abraão teve quantos filhos?
Não foi Isaque o primeiro. O primeiro foi Ismael. Foi filho da serva de Abraão. Mas esse Ismael, Deus falou para Abraão: não, não é esse o da promessa. Porque o da promessa vai nascer da sua esposa Sara mesmo. E aí de Sara nasceu o Isaque. Aí Isaque teve... teve dois filhos, certo? Sim ou não?
E qual o nome dos filhos de Isaque, dos dois filhos de Isaque?
Qual o nome dos dois filhos de Isaque? Um que nasceu segurando o calcanhar do irmão, Depois ele... Jacó. E qual é o nome do irmão de Jacó? Que tinha o braço peludo, ele foi caçar, aí o... Isso, aí Jacó enganou o pai dele. Vestindo uma roupa fingindo que era o irmão dele. Qual é o nome desse irmão aí? Isso, esse irmão cabeludo que era caçador. Qual é o nome dele? É o... Esaú. Então o Isaque teve dois filhos, o Jacó e o Esaú.
E aí, nasceram dois povos deles dois. De cada um: de Esaú, dos descendentes de Esaú, nasceu um povo. Dos descendentes de Jacó nasceu outro povo. O nome do povo dos descendentes de Jacó, qual é? Qual é o povo que nasceu dos descendentes de Jacó, dos filhos de Jacó? Esse Jacó que teve 12 filhos. Qual é o nome do povo? Sobre o qual o Velho Testamento fala? Não, Jacó. Israel. Esse povo de Israel que nasceu dos filhos de Jacó, desse povo que Deus tirou o Salvador, Jesus. Sim ou não?
Agora, do povo que nasceu dos filhos de Esaú, qual o nome desse povo? Você falou agora. Edom. Os Edomitas. Certo. E aí, a gente recapitulou também, quando a gente falou dos profetas, que esse povo de Israel, ele foi lá para o Egito. Que José foi vendido como escravo, depois o povo foi para lá, por causa da fome, ficaram lá. Aí, com o passar do tempo, o povo do Egito escravizou o povo de Israel. Sim ou não?
E aí Deus levantou Moisés para ajudar a libertar o povo. Libertou o povo. E aí Deus se revelou ao povo no deserto. Lá no Monte Sinai. Deu os mandamentos dele. Deu a lei dele. E levantou o Arão para ser sacerdote. Levantou os levitas. Mandou construir o tabernáculo. Para Deus estar se revelando àquele povo ali de Israel. Revelar a sua palavra. Revelar a sua vontade. Revelar a sua lei.
E também revelar o seu plano de salvação. Tudo aquilo que Deus mandava o povo fazer, aqueles sacrifícios de animais, ele está começando a revelar a salvação dele. Porque você pecava lá em Israel, você tinha que matar um cordeiro, para pedir perdão pelo seu pecado. Mas isso daí não é porque o sangue do cordeiro, daquele animal que você matou, vai fazer o perdão do seu pecado, mas aquilo ali é um anúncio, é uma profecia de que quando Jesus viesse, quando viesse o Filho de Deus, o sangue dEle ia perdoar os nossos pecados. Aquilo ali era só uma maneira de Deus prever, de informar o povo como seria a salvação dEle, que seria através do derramamento de sangue de um inocente. Certo? Até aí tudo bem?
A estrutura é simbólica, tudo símbolo. Mas o símbolo era que ele realmente estava levando o pecado embora. Assim como quando João Batista apresenta Jesus, ele fala assim, esse é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele tira o pecado de dentro do mundo para fora do mundo. Ele tira de um lugar para o outro. Então, ali tinha um símbolo de tirar o pecado do povo para fora. Tudo que está ali é símbolo. Não acontecia literalmente que o seu pecado era perdoado quando você matava o animal. Aquilo ali é um símbolo.
O que acontece entre você e Deus, Deus concede por meio do seu arrependimento e da sua fé. No Velho Testamento tinham esses rituais para simbolizar o arrependimento e a fé que traziam o perdão de Deus. Mas o ato que realmente pagou pelas nossos pecados é só Jesus na cruz. Tudo aquilo ali estava anunciando Jesus quando viesse. Certo? Aí o que acontece? Então, o povo foi... levou o povo para o deserto e depois ia dar a terra de Canã para o povo. Certo? Sim ou não?
Certo. Aí eles entraram na terra com Josué. E depois que entraram com Josué, Deus trouxe juízes para estar lidando com o povo. E depois dos juízes vieram os reis. O primeiro rei foi Saul, depois Davi e depois Salomão. Depois de Salomão, o povo se dividiu em duas partes. Lembra disso? Reino do Norte e Reino do Sul.
Reino do Norte ficou sendo chamado Israel e Reino do Sul ficou sendo chamado Judá. Esses reis do Norte e do Sul, eles se alternavam. Alguns eram bons e outros eram maus. Alguns eram fiéis a Deus e outros não eram fiéis a Deus. Mas no Reino do Norte, quase todos foram infiéis a Deus. E pela infidelidade deles, pela idolatria, pela maldade, pela injustiça, Deus entregou o Reino do Norte para o cativeiro, que foi pelo Império Assírio.
E o Reino do Sul também, Embora o Reino do Sul tivesse tido alguns reis fiéis a Deus, como Ezequias, Josias, Asa, mas nem todos eles foram fiéis a Deus. E os últimos reis do Sul, os últimos reis de Judá, também foram idolatras ao ponto de Deus entregar Judá para o cativeiro. E aí não foi o cativeiro Assírio. O cativeiro do Sul foi o cativeiro babilônico. Foram para a Babilônia. Certo?
E aí, quando Deus mandou a Babilônia para conquistar Jerusalém, para entregar o povo ao cativeiro como castigo pelos seus pecados. E tinham os povos em volta de Israel, porque esses povos eram inimigos. E esses povos se juntaram com os babilônicos para ajudar a vencer Israel. E não só se juntaram, como também humilharam as pessoas, sequestraram as pessoas, venderam como escravos, espancaram as pessoas, ajudavam a matar os israelitas.
E essa profecia aqui de Obadias é de um homem lá do reino de Judá que esteve presente nesse momento, que viu a conquista de Jerusalém pela Babilônia e viu que um desses povos que ajudou a Babilônia a destruir Jerusalém eram os Edomitas.
Agora, os Edomitas vieram de quem? De Esaú. E Esaú era irmão de Jacó. Então, vamos dizer assim, era um povo irmão de Israel, descendente do irmão de Jacó. Israel veio de Jacó e os Edomitas vieram de Esaú.
E aí, a revolta que está aqui, no livro de Obadias, é a revolta de que você, que é o povo irmão, você ajudou a destruir o povo de Deus. Você ficou com tanto ódio, carregou tanto rancor, do outro povo, que você ajudou lá a destruir. Você ajudou a matar as pessoas, ajudou a levar como escravo. É disso que está falando o livro de Obadias.
Vamos ver o versículo 3, Obadias 1.3. Como é que esse povo aí, os Edomitas, descendentes de Esaú, como é que eles pensavam sobre si mesmos? Como é que está escrito aí? Obadias 1, 3.
A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? (Ob 1:3)
Esse povo, ele construiu as suas casas num terreno rochoso, porque ficavam as casas lá no alto. Então, assim, para quem está com sua fortaleza, sua casa lá em cima da montanha, naquele tempo, era mais difícil de ser conquistado. De um exército lá de baixo para conquistar quem está em cima é difícil. Então, eles, pelo lugar que moravam, eles se achavam seguros.
Então, essa segurança deles, que achavam que nenhum inimigo conseguiria vencer eles, tornou eles soberbos. E essa soberba, aqui no versículo 3 diz, a soberba do teu coração, te enganou como o que habita nas fendas das rochas na sua alta morada que diz no seu coração: quem me derribará em terra?
A resposta de Deus aqui no versículo 4:
Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor. (Ob 1:4)
Assim, você pode ser alto para os homens mas pra Deus, não. Pra Deus você não consegue se esconder de Deus. Você não consegue fugir de Deus. Lembra lá no Salmo 139? Se eu for lá para o fundo do mar, Ele vai me achar. Se eu for para o lado da montanha, Ele vai me achar. Então assim, eles se achavam que estavam protegidos, que nenhum outro povo poderia alcançar eles. Eles se tornaram, por isso, soberbos. E nessa soberba, eles deixaram o ódio, a raiva que eles tinham de Israel, crescer a ponto deles participarem da matança lá dos israelitas quando o Babilônia veio destruir tudo.
E aí, o que acontece é que Edom ajudou Babilônia a destruir Israel. A questão dessa profecia aqui de Obadiés é que você é um povo irmão do outro e você ajudou a destruir o seu irmão. Essa aqui é a questão. Pela sua soberba, por você achar que é maior do que todo mundo, que é melhor que os outros, você ajudou a Babilônia destruir.
Vamos ler lá no versículo 12, o que é mais que Edom fez naquele momento, o que diz?
Mas tu não devias olhar com prazer para o dia de teu irmão, no dia do seu infortúnio; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem alargar a tua boca, no dia da angústia; (Ob 1:12).
Nem entrar pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar satisfeito o seu mal, no dia da sua calamidade; nem lançar mão dos seus bens, no dia da sua calamidade; (Ob 1:13).
Nem parar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem entregar os que lhe restassem, no dia da angústia. (Ob 1:14).
Todos os pecados aqui que Edom cometeu naquele momento ali, que Babilônia destruiu Jerusalém.
Primeiro que eles se alegravam da ruína do irmão deles. Eles ficaram lá zombando, rindo das pessoas morrendo, das pessoas sofrendo. Eles estavam lá se alegrando com a desgraça dos outros.
Segundo que, depois que Babilônia entrou, eles foram lá, entraram nas casas e começaram a roubar tudo que tinha nas casas.
E terceiro que os que sobraram, eles capturaram para vender como escravo.
Então, assim, eles pisaram, esmagaram totalmente o povo de Israel, sendo ele um povo irmão de Edom.
E aqui a gente vê uma questão que a Bíblia fala, que se o nosso inimigo sofrer, nós não podemos zombar dele. Deus não se agrada de que a gente ria do sofrimento dos outros, que a gente zombe do sofrimento dos outros. É o que está falando aqui em Obadias. Aquele povo de Edom estava zombando do sofrimento do irmão dele.
Mesmo que, nesse caso, é Deus Quem deixou a Babilônia destruir Israel, como castigo de Israel, mesmo que isso fosse um castigo de Deus, quem está de fora não tem direito de ficar zombando de quem está sendo castigado por Deus. Porque aí você está usando um momento que é da justiça de Deus para alimentar a sua maldade.
O nome disso, que a Bíblia fala, é a crueldade. É ser cruel. A pessoa está sofrendo e você zombando do sofrimento dela. Isso aí é o próprio coração do Diabo. A única pessoa que se alega de viver o sofrimento dos outros é o Diabo. Só que tem seres humanos que são tão maus que se alegram ver a outra pessoa sofrendo. Então, essa pessoa está com o coração dela igual o coração do Diabo, que quem faz isso é o Diabo, para se alegrar com o sofrimento de alguém.
Mesmo que seja uma pessoa má, veja bem, mesmo que a pessoa mereça aquilo dali, que é uma pessoa má, que ela está pagando pelo que ela fez, mesmo assim, nós não temos o direito de ficar zombando essa pessoa. Inclusive, tem um provérbio que fala isso, Provérbios 24. Abre lá, por favor. Provérbios 24, 17 e 18.
Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; Para que, vendo-o o Senhor, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira. (Pv 24:17,18)
Quem julga é só Deus. Quem está em posição de juiz é Deus. Assim, se você tem um coração, o coração é como o de Deus, você não vai ver a pessoa sofrendo e vai ficar feliz com isso. Mesmo que seja uma pessoa que esteja merecendo aquele sofrimento, você vai ter misericórdia.
Inclusive, lá em Ezequiel 18, Deus fala assim: Eu não tenho prazer na morte do ímpio. Deus fala em Ezequiel 18. Então, se Deus que está mandando aquele castigo para a pessoa, Deus não tem prazer com o sofrimento dela, quanto mais nós. Então, eu me alegar com o mal do outro, eu estou sendo igual ao diabo. Quem se alega é só o diabo.
Então o provérbio 24 diz o seguinte, Deus se agrada ou não se agrada de ver a pessoa zombando do tropeço do inimigo?
Acontece é que Deus vai ficar irado com você que zombou do outro. Deus vai tirar o castigo do seu inimigo e vai ficar irado com você. Porque a gente não teria de fazer isso. Então, está falando o seguinte. Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozite o teu coração quando ele tropeçar. Para que vendo o Senhor, seja isso mal aos seus olhos, desvie dele a sua ira.
Quer dizer, Deus está castigando uma pessoa que fez o mal e está merecendo o castigo. Só que eu, como servo de Deus, não tenho o direito de zombar dessa pessoa, de me alegrar disso. Se Deus vê que eu estou zombando do sofrimento do outro, Deus vai tirar o sofrimento dele e ele vai ficar irado comigo.
Porque só quem tem direito de julgar é Deus. Quando você está fazendo isso, você está se colocando no lugar de Deus, está sentando no trono de Deus, aí não tem esse direito. Inclusive porque santo mesmo, puro, é só Deus. Só Deus que é santo, só Deus que é puro. Eu sou pecador como você.
Então se você fez o mal e está pagando pelo mal que você fez, eu não tomo posição melhor do que você só porque eu não fiz, porque eu também sou pecador. Lá na frente eu também posso fazer uma coisa errada e eu também tenho que pagar pelo meu erro. E aí, imagina as pessoas zombando de mim, rindo de mim, porque eles vão me ver pagando pelo meu erro. Isso aí é maldade. E eu não tenho esse direito.
Porque todo ser humano é pecador. Todo ser humano é impuro, todo ser humano é imperfeito. Todos nós erramos. Se um e tal errou, então que ele se arrependa e que ele se conserte com Deus. Agora, eu rir do sofrimento dele eu não posso. Porque eu também posso errar. Lá na frente eu tropeço também de novo. E aí? E aí eu tava lá achando que eu era melhor do que os outros, mas eu também tropecei. Se a gente não vigiar, nós vamos cair. Qualquer um de nós.
Nenhuma pessoa pode dizer assim, que nem o pessoal de Edom falou, eu sou inatingível, eu tô aqui nas alturas. Então a gente também às vezes pensa assim, ah, eu sou santo, eu não vou cometer esse pecado. Você não sabe. Você pode tropeçar, se você parar de vigiar, você vai cair, você vai tropeçar também.
Assim como a pessoa que você está desprezando hoje, se você acha que ele é um pecador, que ele é um impuro, que ele é um imundo, você também, se você parar de vigiar, você vai cair também, você vai ficar igual a ele, vai fazer as mesmas coisas ao invés.
Aí Jesus fala, orai e vigiai para não entrar em tentação. Porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Se você não vigiar, você vai cair igual a pessoa que você está zombando aí que caiu.
Então, essa profecia de Obadias, ela é uma coisa assim, bem simples, né? É uma reprovação de Deus para o comportamento de Edom, que participou da destruição de Jerusalém, sendo que o povo que estava lá, o povo de Israel, era um povo que veio do irmão de Jacó, né? Do irmão de Esaú, né? Jacó.
E o povo Edomita veio de Esaú, que era irmão de Israel. Então, se eram povos irmãos, não deveriam participar da destruição do outro, né? Aí, eles estão lá levando aquele monte de gente cativa como escravo, levando lá para os estrangeiros, vendendo para os estrangeiros.
E Obadias fala no versículo 20 e 21.
E os cativos deste exército, dos filhos de Israel, possuirão os cananeus, até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do sul. E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor. (Ob 1:20,21).
O que quer dizer esses dois versículos finais de Obadias?
Quer dizer que esse povo aí que está indo no cativo, ele não vai ser cativo para sempre. Eles estavam indo cativos lá para o estrangeiro, mas Deus um dia reuniria eles de volta.
Na história de Israel tem isso, eles foram para o cativeiro, o reino do norte foi para o cativeiro da Assíria, o reino do sul foi para o cativeiro da Babilônia, mas eles vão ficar no cativeiro para sempre. Os livros lá de Esdras, de Neemias, eles contam a história de como eles voltaram e reconstruíram Jerusalém e reconstruíram o templo. Quando acabou o tempo do cativeiro.
Então, na profecia de Obadias, que a profecia acontece naquele momento em que Babilônia acabou de destruir Jerusalém, Obadias já está prevendo uma revelação que ele recebeu de Deus. Eles não vão ser cativos para sempre. Um dia eles vão voltar aqui e vão reconstruir tudo. E eles vão possuir essas terras das pessoas que oprimiram eles hoje. Hoje eles são cativos, mas no futuro eles vão possuir essas terras dos seus inimigos. aqueles que estão ajudando a destruir eles. Vão subir salvadores ao monte, ou seja, vão subir vencedores. Vão voltar como vencedores. Quem hoje é cativo voltará como vencedor.
O império persa lá no futuro, né? Destruiu o Império Babilônico. E o Império Persa foi amigável com Israel e deixou eles voltarem para a terra. É nesse momento que se cumpre a profecia de Obadias, que eles iam voltar e iam possuir as terras daqueles que humilharam eles.
E aí a gente lembra o seguinte, que Deus, Ele está olhando o que está acontecendo, como a gente leu lá em Provérbios 24. Deus está vendo você zombando do seu inimigo. Então Deus vai inverter a situação aí. Você que está zombando o seu inimigo, lá no futuro, você que vai perder. Você que vai receber também o castigo de Deus.
Porque Edom recebeu esse castigo. Enquanto Israel foi para o cativeiro, mas Israel foi preservado. Continuou existindo. Agora Edom não. Quando vieram os inimigos de Edom, destruíram tudo. Acabou o povo para sempre. Até que hoje não existe mais Edom. Não existe mais esse povo. Esse povo deixou de existir.
E aí, assim, você, ao zombar do seu inimigo, você provocou a própria ira de Deus contra você. Porque Deus não gosta do mal, certo? Agora, você zombar do sofrimento dos outros é uma crueldade pior ainda. Você está fazendo uma coisa pior do que aquele que mereceu o castigo. Então, aí Deus vai trazer o castigo para você também. No caso, Edom, por ter zombado, se aproveitado, E aproveitou, se juntou com Babilônia para pisar em Israel, o Edom recebeu também o castigo severo de Deus.
Porque você não tem jeito de fazer isso, de zombar do que está sofrendo, né? Jamais. E olha só, o fato de você passar e zombar de quem está sofrendo, isso está sendo errado. Se você estava certo, agora você está errado, porque você está fazendo uma coisa errada. Você estava certo até esse momento. Quando você começou a zombar de quem está sofrendo, você se tornou errado também. Porque, diante de Deus, você não tem jeito de ficar zombando de quem está sofrendo. de quem está pagando pelos seus pecados.
Essa questão aí que Obadias fala, ela se harmoniza, ela coincide com uma coisa que Jesus fala. Lá em Lucas 13, 30, Jesus fala assim, eis que há derradeiros que serão os primeiros, e há primeiros que serão derradeiros. Existem últimos que serão primeiros.
Então, naquele momento ali, em que Israel está sendo levado escravo, que Edom está zombando dele, Israel está sendo o último. Mas lá no futuro, quando eles voltassem para a Terra, eles iam ser os primeiros. Edom que estaria lá na miséria, na destruição.
E outra coisa que Jesus fala é que os humilhados vão ser exaltados. Deus está vendo quem está sendo humilhado e Deus não vai deixar isso acontecer para sempre. Deus se agrada da pessoa que permanece humilde, da pessoa que permanece contrita na sua situação, e não do soberbo. Então, a coisa que Deus odeia mais é a pessoa soberba, que nem a que, como a gente leu em Obadias 1.3, diz que Edom era um povo soberbo. Por eles serem soberbos, porque eles estavam zombando do sofrimento dos outros.
Então, assim, tem coisa que Deus odeia mais, é o ser humano cheio de orgulho, cheio de soberbo, que humilha as pessoas, que pisa nas pessoas que são mais fracas. Sim, exatamente. Lá em 1 Coríntios 1, 25 a 31, vê se ele não fala uma coisa parecida também.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque bem vedes, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. (1Co 1:25-31).
Então, Deus escolheu as coisas vis e desprezíveis para aniquilar as que são. Deus escolheu as coisas fracas para confundir as fortes. Porque Deus não aceita que nenhuma carne se glorie diante dEle. Aqui está em 1 Coríntios 1, 29.
Se o ser humano começar a se gloriar diante de Deus, ele está colocando uma barreira entre ele e Deus, que é essa coisa que Deus mais detesta. É o ser humano orgulhoso, soberbo, que acha que não precisa de ninguém, que acha que é melhor do que os outros. Deus tem barreira com ele.
Inclusive, lá no Salmo 138, versículo 6. Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde, mas ao soberbo conhece-o de longe. Então, Deus olha para o humilde, mas quem é soberbo, Deus vê de longe. Deus não tem comunhão com o soberbo. Tem uma coisa que Deus odeia, é a pessoa soberba.
Inclusive, como Jesus começa a sua pregação, Semão da Montanha. Qual é a primeira coisa que Jesus ensina no Semão da Montanha? Bem-aventurados os... Qual é? Pobres de Espírito. Qual é a primeira? Mateus 5. Os humildes. Bem-aventurados os pobres de espírito. O que quer dizer? Os humildes. Bem aventurados os humildes porque deles é o reino dos céus.
Então, olha só, Jesus, quando começou a ensinar, a primeira coisa que Jesus quis ensinar pra gente é, tem que ser humilde diante de Deus. Se você não for humilde, você não vai a lugar nenhum. Porque você tem que primeiro, pra você se aproximar de Deus, você tem que reconhecer as suas imperfeições, tem que reconhecer os seus pecados, tem que reconhecer as suas fraquezas, pra que Deus te receba e que Deus te salve. Aí Deus, Ele oferece a sua graça, né, o seu Filho Jesus. para morrer por você, dizendo que ele morreu pelos seus pecados, que você é aceito por causa de Jesus, e aí você pode ser recebido por Deus.
Agora, quem chega para Deus dizendo, ah, eu sou bom, eu já cumpro tudo, eu já sou santo, esse daí está passando longe, né? Nem chegou o jovem rico lá. Cheio de sorbeba, chegou para Jesus: o que está faltando? Eu já cumpro tudo. Não, Jesus, não. Não cumpre tudo, não. Falta muito ainda. Vai lá e vende tudo que você tem e dá para os pobres. Aí ele, ah, não consigo fazer isso não. Aí foi embora. Foi embora.
Então assim, porque o ser humano tem a tendência de achar que ele é bonzão, que ele é mais santo que os outros, que ele é melhor que os outros. Ele é tão bom que acha que Deus tem que elogiar ele. Mas assim, diante da perfeição de Deus, nós não somos nada. Diante do que realmente Deus ordena para nós, diante da santidade de Deus, diante da grandeza de Deus, a gente não é nada.
Então, a gente não tem nem que se gloriar diante de Deus, por nenhum assunto. Quem se gloriar, ele está se iludindo e está colocando uma barreira entre ele e Deus. Deus só vai atender ele quando ele for humilde, quando ele reconhecer seus pecados.
Porque quando Jesus fala assim, arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus, Ele está chamando para esse passo aí. Porque enquanto você for soberbo, você não vai se arrepender. Enquanto você se achar bom, você não vai reconhecer seus erros. Então como é que você vai entrar no reino? Para você entrar no reino de Deus, você tem que se arrepender dos seus pecados.
Então a humildade é a primeira coisa. A primeira coisa é você reconhecer suas fraquezas, seus pecados, seus erros, que você não é nada antes de Deus. para Deus poder te receber no reino dEle. Porque nem o primeiro passo você vai tomar, porque para se arrepender você precisa ter essa humildade aí de reconhecer que você é pecador.
-
Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.
TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO
-
Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).
-
COLEÇÃO LOUVORES IA EM MP3 - https://drive.google.com/drive/folders/1QHVs4BoFuv3rvlAN_K4_F53_hnemo64r?usp=sharing
-
-
ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO
-
Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE
-
Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS
-
Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE
-
15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA
-
Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão
- “Vida por um olhar” - piano por Denise Falavinha -
https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ
-
Os vídeos e postagens tem sido ajudados na sua composição pelo uso dos seguintes programas e sites: Metrificação de letras de músicas: Gemini, https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/ e Mureka. Imagens: Lovart AI. Músicas: Suno AI. Transcrição de áudios: Assembly.AI.
-
Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com
-
A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos
não implica em concordância com todas as suas ideias,
nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.
-
ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:
Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA
O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM
Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0
Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo
Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y
-
ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html
Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html
Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1-
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html
Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html
Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html
É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/06/e-ja-ultima-hora-vem-o-anticristo-1jo.html
-
ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:
Natureza - Pérolas 4a Parte - 6 - https://youtu.be/QFq2EUPTs-0
Obediência - Bênçãos - Pérolas 4a Parte - 8 - https://youtu.be/bHZSbY9Ijks
Nosso Senhor foi batizado - Mateus 3:11,13-17 - Louvores IA 30 - https://youtu.be/QTF__z8lgGg
Resplandeça vossa luz - Mt 5:3-16 - Louvores IA - 31 - https://youtu.be/dcfgMVmSKQs
Da Palavra que se vive - Mt 4:1-11 - Louvores IA - 32 - https://youtu.be/8N6tYunseQM
Obediência - Características - Pérolas 4a Parte - 9 - https://youtu.be/20OGO4xjn7I
Raízes do Pecado - Obadias 1 - Estudo Bíblico 37 - https://youtu.be/6TRyEmU7LtI