02/07/2023

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo - Teologia Sistemática 1

TRINDADE - INTRODUÇÃO À DOUTRINA


Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo - Teologia Sistemática 1

VÍDEO DESTE TEXTO

A Doutrina da Trindade afirma que há um único Deus que é tripessoal. Esse único Deus é a Trindade, que consiste em Pai, Filho e Espírito Santo. A Trindade é uma doutrina biblica manifestada explicitamente em 1Jo 5:7 e Mt 28:19, e formulada por meio de dedução sintética das seguintes premissas bíblicas:



C. Só existe um Deus. Is 45:5; 1Tm 1:17

D. O Pai é uma pessoa. Jo 16:27

E. O Filho é uma pessoa. Jo 17:5;14:31

F. O Espírito Santo é uma pessoa. Rm 8:26; Jo 16:13

G. Há distinção entre o Pai e o Filho. Jo 14:16

H. Há distinção entre o Pai e o Espírito Santo. Jo 15:26

I. Há distinção entre o Filho e o Espírito Santo. Jo 14:16

J. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas diferentes, Jo 14:16,26;17:5 

K. O Pai é Deus. Mt 6:9; Fp 1:2;4:20

L. O Filho é Deus. At 20:28; 1Tm 3:16; Tt 2:13; Jo 1:1; Cl 2:9; 2Pe 1:1; Rm 9:5; Jo 20:28; 1Jo 5:20+1Jo 1:2; Is 9:6+Is 10:31; Fp 2:6; Is 40:3+Mt 3:3-14; Is 59:16+Is 53; Jo 1:3, Ap 22:13; Hb 1:3; Cl 1:17

M. O Espirito Santo é Deus. 2Co 3:17; At 5:4,5; At 28:25-28; 1Co 3:16; Jó 33:4; Hb 9:14


N. Sendo que esse status de divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo também é confirmado pelas afirmações bíblicas sobre cada um dos três possuírem os atributos divinos, pois a Bíblia ensina que:

O. O Pai é Onipresente, Ef 4:6

P. O Filho é Onipresente, Mt.28:18-20;18:20

Q. O Espírito Santo é Onipresente, Sl.139:7,8

R. O Pai é Onipotente, Mc 14:36

S. O Filho é Onipotente, Jo 14:14; Hb 1:3

T. O Espírito Santo é Onipotente, Lc.1:35-37

U. O Pai é Onisciente, Mt 6:6; 1Pe 1:2

V. O Filho é Onisciente, Jo 21:17

W. O Espírito Santo é Onisciente, I Cor.2:10

X. O Pai é Eterno, 1Cr 29:10

Y. O Filho é Eterno, Mq 5:2; Is 9:6; Cl 1:17 

Z. O Espírito Santo é Eterno, Hb 9:14

AA. A dedução sintética destas afirmações bíblicas acima é que Só existe um Deus e Ele é um Ser tripessoal formado pelas pessoas distintas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ao qual temos chamado de Trindade.

AB. Toda a essência de Deus, com Seus atributos, pertence igualmente às três Pessoas, que se diferem pelas funções que exercem, e não pela sua ontologia divina. 
Desta forma, cada Pessoa da Trindade poderia, hipoteticamente, ter acertado com as outras Pessoas exercer alguma função diferente da que exerce na organização interna da Trindade, na relação com a Criação, e no papel que desempenha na Salvação, pois teria o poder para tal.

Obras prevalentes do PAI: 
Governo (1Co 15:24-27)
Providência (Mt 5:25-34)
Eleição (1Pe 1:2)
Adoção (1Jo 3:1)
Justificação (Rm 8:31-33)

Obras prevalentes do FILHO:
Revelação (Jo 1:18)
Mediação (1Tm 2:5)
Propiciação (1Jo 2:1-2)
Redenção (At 20:28)
Glorificação (Ap 22:12)

Obras prevalentes do ESPÍRITO SANTO:
Conversão (Jo 16:8)
Regeneração (Tt 3:5)
Santificação (1Pe 1:2)
Certeza da Salvação (Rm 8:16)
Comunhão (2Co 13:14)

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo - Teologia Sistemática 1


AC. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são assim distinguidos por suas relações pessoais e posições funcionais, mas cada um dos três é igualmente infinito, ilimitado e eterno em seus atributos divinos, bem como salvador do Seu povo, pois a única essência divina do único Deus pertence igualmente aos três.
Mateus 28:19 manifesta isso ao afirmar que o batismo cristão deverá ser feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja em um único nome que pertence igualmente aos Três, não em três nomes de Três entes separados triteístas (no nome do Pai, no nome do Filho e no nome do Espírito Santo) nem em um nome de um único ente unipessoal modalista (no nome do Pai, Filho e Espírito Santo), mas a essencia uno e pessoalidade tripla são manifestas simultamente nessa formula batismal (no nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo).

AD. Pai, Filho e Espírito Santo demonstram nas Escrituras suas distinções pessoais pela revelação deles amando, glorificando, enviando, testificando e orando uns aos outros. ao mesmo tempo, as pessoas da Trindade demonstram sua unidade habitando umas nas outras, de forma a se acompanharem em tudo o que fazem.


AE. O Pai é a Pessoa divina com menor interação direta com a criação, o Filho é a Pessoa intermediária, e o Espírito santo é a Pessoa que mais age diretamente na Criação.

Para nós e no tocante à nossa salvação, 

O Filho é o mediador do Pai; 

E o Espírito Santo é o mediador do Filho.



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AF. A revelação de Deus é progressiva (Jo 16:12-13). As expressões bíblicas de pluralidade em Deus eram estágios primários da revelação da doutrina (Gn 1:26;11:7). Tal revelação progressiva dessa doutrina avança mesmo dentro dos escritos do Novo Testamento, culminada na fórmula batismal (Mt 28:19) e nos escritos joaninos.


AG. As formulações ternárias do Novo Testamento (como as de Rm 1:1-4; 2Co 13:14; Ef 1:3-14; 1Co 12:4-6; Ef 4:4-6; 1Pe 1:2) conforme (A), constituíram estágios de revelação da Doutrina da Trindade, como afirmações pré-trinitárias que preparam para as afirmações trinitárias  (como as de Mt 28:19, 1Jo 5:7, Jo 14:16,26; 15:26).

AH. Outras manifestações anteriores da pessoalidade plural de Deus se evidenciam na Escritura quando Deus afirma que o homem ficar só não seria algo bom (Gn 2:16); e que o amor é um atributo de Deus (1Jo 4:7-8). Se Deus fosse uno em pessoalidade, Ele teria sido solitário antes da Criação, portanto algo nEle não seria bom, conforme a avaliação do próprio Deus em Gn 2:16, o que é absurdo, portanto Deus sempre foi plural. Da mesma forma, o amor não poderia fazer parte da essência de Deus se Ele fosse uno em pessoalidade, já que antes da Criação Ele não teria a quem amar.

AI. Quando a Bíblia fala de uma das pessoas da Trindade em distinção a Deus, “Deus” deve ser considerado estar falando da dupla de pessoas restantes.

AJ. Uma vez que todas as pessoas da Trindade são Deus é sempre correto e esperado que elas chamem uma à outra de Deus.


AK. As distinções relacionais, posicionais e funcionais da Trindade se manifestam em que o Pai seja oculto ao mundo, o Filho faça a revelação de Deus ao mundo, e o Espírito Santo execute as ações do Pai e do Filho no mundo.



AL. O Pai é descrito assim por sua função de eterna liderança na Trindade. Ele resume a soberania de Deus sobre o mundo. Disto decorre a prioridade dEle sobre as outras duas Pessoas nas referências bíblicas. Também concorre para esse fato a revelação progressiva ter iniciado versando sobre Ele, com as informações sobre o Filho e o Espírito Santo terem sido reveladas por último.

AM. O Filho é descrito assim por Sua função de eterna mediação de Deus para a Criação. Ele resume a revelação de Deus ao mundo.

AN. O Espírito Santo é descrito assim por Sua relação de eterna procedência da parte do Pai e do Filho. Ele resume a atuação de Deus no mundo.

AO. O Filho e o Espírito Santo são como os braços de Deus que tocam na Criação, daí a subsidiariedade deles em relação ao Pai por distinção de funções.

AP. As limitações de relações numéricas entre ser, essência, pessoa, natureza, etc., que existem nas criaturas de Deus não existem necessariamente no Criador, não podendo, portanto, servir de argumento contra a Trindade.

AQ. O unicismo (teoria que afirma que o Pai, Filho e Espírito Santo são modos ou manifestações de um Deus monopessoal) é refutado pelas referências bíblicas às relações interpessoais entre Pai, Filho e Espírito Santo, com eles amando, glorificando, enviando, testificando, orando, etc uns aos outros.

AR. A pericorese das Pessoas dá conta das equivalências e identificações entre elas sem negar as relações interpessoais que também são afirmadas pelos textos bíblicos. Pericorese é o conceito que as Pessoas da Trindade habitam umas nas outras, de forma que se acompanham em tudo que fazem.




Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo - Teologia Sistemática 1



Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo - Teologia Sistemática 1


AS. Para nossa salvação, o Filho adquiriu uma natureza humana a fim de exercer a representação dos homens diante do Pai, pagando pelos seus pecados e obedecendo perfeitamente por eles.

Tal natureza humana do Filho foi gerada, era mutável e dependente.

Enquanto a natureza divina, que Ele nunca perdeu, é eterna e imutável.

1 - Natureza Humana:
teve corpo físico (Mt 26:12)
foi gerado (Mt 1:20)
nasceu (Mt 2:1)
cresceu (Lc 2:40)
aprendeu (Hb 5:8)
limitação de conhecimento (Mc 13:32)
limitação de espaço (Jo 11:21)
sentiu fome (Mt 4:2)
sentiu sede (Jo 19:28)
sentiu dor (Is 53:3)
ficou cansado (Jo 4:6)
dormiu (Mt 8:24)
teve medo e angústia (Mc 14:33)
chorou (Jo 11:35)
alegrou-se (Lc 10:21)
foi tentado (Hb 4:15)
teve vontade humana (Mt 26:39)
morreu (Rm 5:6)
foi sepultado (Mt 27:59-60)       
sacerdote e representante dos homens (Hb 2:17)


2 - Natureza Divina:
era antes de todas as coisas (Cl 1:17)
criador do mundo (Jo 1:3,10)
sustentador do mundo (Hb 1:3)
revelação de Deus (Jo 1:18)
imutável (Hb 13:8)
poder sobre a natureza (Mt 8:8,9,26,27)
regenera os homens (Jo 5:21)
perdoa os pecados (Mt 9:2)
é a ressurreição e a vida (Jo 11:25)
aprovou ser adorado e chamado de Deus (Jo 20:28,29)
não poderia ser morto se não quisesse (Jo 10:18)
executará o juízo final (Jo 5:22)
merece a mesma honra que o Pai (Jo 5:23)


AT. O Filho no contexto da Encarnação se auto limitava no exercício dos Seus atributos divinos, que nunca perdeu.


AU. O título de Cristo – "Filho de Deus" significa essencialmente “igual a Deus” - Jo 5:17-18 cf. Fp 2:6.


AV. O Filho, após a Encarnação, é uma pessoa que possui eternamente duas naturezas, podendo agir conforme uma ou conforme outra. A criação e posse de uma natureza humana para a obra salvífica dEle não alterou a Sua natureza divina.

AW. O que uma das duas naturezas do Filho fizer, é a única pessoa do Filho que o faz, ainda que cada natureza tenha sua própria vontade.

AX. A eterna mediação do Filho é coerente com suas afirmações sobre Deus enquanto se comunica com os seres humanos, mesmo após a Ascensão, por exercer eternamente a comunicação e ponte entre Deus e os homens, por exemplo, como dizendo a Deus "os homens disseram isso", e dizendo aos homens "Deus disse isso", não sendo logicamente obrigado a falar na primeira pessoa.

AY. Todas as referencias bíblicas de Cristo como Filho carregam o peso semântico do momento da Sua Encarnação na História. Em especial no Salmos 2 repara-se a referência à existência dos povos gentios, no dia em que o Filho é gerado (Sl 2:7). 

AZ. O Filho, do ponto de vista do Mediador Encarnado, em tudo dependia de Deus, como parte da condição humana que assumiu (1Co 4:7).

BA. Não há motivo para se crer que toda a ontologia de Cristo está circunscrita à Sabedoria referida em Provérbios 8 (e cheia de metáforas – Pv 9:1-5). A Sabedoria de Pv 8 não é a pessoa do Filho, mas uma manifestação dEle na Criação, equivalendo a Revelação Verbal, a Palavra. Reparamos a referencia à existência dos filhos dos homens em Pv 8:31 (não pode ser só Adão e Eva, tem que ser um período posterior, no mínimo dos filhos deles, ou seja etapas progressivas da Revelação ou da Palavra de Deus), e a distinção que Jesus faz entre Ele e a Sabedoria (Lc 7:35). 

BB. Sobre Mq 5:2 – ‘saídas’ – se refere ao lugar ‘de onde foi tirado/ de onde veio/origem’, isto é, que veio da eternidade, o que nada diz sobre se Ele foi em algum tempo criado, mas de onde veio para entrar no mundo. A mesma raiz da palavra é usada para se referir a mudanças geográficas em Nm 33.

BC. Sobre Ap 3:14 – ‘princípio’ – no grego arké poderia ser traduzido também como a ‘origem’, o ‘governante’, a ‘causa’ da Criação, ver definicoes 1b, 3 e 5 em Thayer – http://biblehub.com/greek/746.htm , inclusive a palavra em portugues ‘princípio’ pode ter exatamente o sentido 3 de Thayer.

BD – A natureza divina de Cristo nunca esteve confinada ao Seu corpo humano durante a Encarnação (Jo 3:13; Lc 24:43).

BE - Cristo Primogenito Da Criacao - Colossenses 1 -  No sentido da natureza humana ressuscitada de Cristo, sim ela é o primogenito da Nova Criação.
Mas o sentido do texto de Cl 1 é sobre a Criação original e está falando dEle ser o HERDEIRO E DONO da Criação que foi feita POR ELE E PARA ELE, conforme o proprio texto de Colossenses 1. Sendo Ele o DONO, nao pode ser PARTE dela.
A Criação é um presente do Pai para o Filho, por amor.
'Primogenitura' tem esse sentido de POSSE (tradicionalmente o filho mais velho recebe herança dupla em relacao aos outros filhos), de tal maneira que pode ser COMPRADA, DOADA, VENDIDA, DESISTIDA, tal como ESAU VENDEU SUA PRIMOGENITURA A JACO, o que não pode se referir a posicao cronologica de Esau ser o filho mais velho o que nao poderia ser alterado.
Posteriormente tambem Jaco TIRA A PRIMOGENITURA DE RUBEM por causa do seu incesto com a madrasta e a dá a José representado pelos seus dois filhos Efraim e Manasses.
Tambem há um sentido de SUPERIORIDADE em que Deus fala a Davi ou ao Messias que descenderia de Davi no SALMO 89 de um ponto de partida em que
Nem Davi foi o primeiro rei do mundo
Nem Davi foi o primeiro rei de Israel
Nem Davi foi o primeiro filho de Jessé mas
DEUS O FEZ PRIMOGENITO, isto é SUPERIOR AOS DEMAIS REIS DO MUNDO.
Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra.
Salmos 89:27



BF: JESUS É DEUS:

1 - Em Isa 44:6 Deus Pai diz ser "O Primeiro e o Último" em Ap 1:8 Jesus diz ser "O Primeiro e o último", "O Princípio e o Fim", "O Todo-Poderoso" em AP 2:8 os anjos chamam Jesus de "O Primeiro e o último" e em Ap 22:13 Jesus diz: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.".

2 - Em 1 Joao 5:20 Está escrito: "...e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro DEUS e a vida eterna."

3 - Em Joao 20:28 o apóstolo Tomé ao ver Jesus ressuscitado exclama: "Senhor meu e DEUS meu!"

4 - Isaías chama Jesus de "Deus Forte" e "Pai da Eternidade" em Isa 9:6.

5 - Em 1 JO 2:14 o apóstolo diz em "Escrevo-vos filhinhos, porque conhecestes o Pai. Escrevo-vos, pais, porque conhecestes Aquele que é, desde o princípio." ou seja, conheceram Jesus.

6 - Em Hebreus 1:8 está escrito: "Mas acerca do Filho diz: O Teu trono, ó DEUS, é eterno; o Teu ceptro é um ceptro de equidade."

7 - Em Tito 2:13 está escrito: "...aguardando a bem-aventurada esperança e a vinda gloriosa do grande DEUS e Salvador nosso, Jesus Cristo."

8 - Em 2Pedro 1:1 está escrito: "...obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo."

9 - Deus Pai é o Criador e Jesus também, veja em 1 Col 1:16 "...tudo foi criado por Ele e para Ele."

10 - No Antigo Testamento Deus Pai sempre se refere ao "Dia do Juízo" como "O meu grande dia", Paulo se refere ao dia do juízo como "o Dia de Cristo": "Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão". (Fil 2:16).

11 - Jeová é a rocha (Isa 44:8) e Paulo é explícito em 1 Cor 10:4 quando diz que a rocha que estava com o povo no deserto era Jesus!

12 - A Bíblia nos ensina que há um só Deus (Ef 4:6) e que só Deus deve ser adorado. Jesus recebe adoração:
de Jairo, o chefe da sinagoga (Mt 9:18) "...eis que chegou um chefe, e o adorou."
dos discípulos ao andar sobre as águas (Mt 14:33) "Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no..."
dos discipulos quando subiu ao céu (Lc 24:52) "..E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém."
das mulheres (Mt 28:9) "...E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram."
da mulher siro-fenícia (Mt 15:25) "...Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!"
do cego curado (Jo 9:38) "...Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou."
dos discípulos quando ressurreto (Mt 28:17) "... E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram"
Em Heb 1:6 o próprio Deus Pai ordenou que os anjos adorassem a Jesus: "...E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.".

13 - Em Rom 9:5 está escrito: "...Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém."

14 - Em Jo 14:9 Felipe pergunta a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta", Jesus respondeu "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?"

15 - No famoso verso de Jo 14:6 Jesus diz "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.", observe que Ele diz "ninguém VEM ao Pai" e não "ninguém VAI ao Pai".

16 - O versículo 30 do capítulo 10 do Evangelho de João resume-se em apenas uma afirmação de Jesus onde Ele diz: "Eu e o Pai somos um".

17 - O primeiro versículo do Evangelho de João diz: "NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." e o versículo 14 afirma: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós..."

18 - Jeová é o Grande Deus Todo-poderoso do Antigo Testamento, veja como é chamado Jesus em Ap 11:17: "Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste."

19 - Em Isa 6:01 podemos ler que Isaías viu o Senhor (Deus), em Jo 12:37-41 João explicita que quem Isaías viu foi Jesus.

20 - Em At 3:15 Jesus é chamado de "Autor da Vida". Todos sabemos que Deus é quem é o autor da vida.

21 - Em Jo 12:45 Jesus afirma: "..e quem vê a mim vê aquele que me enviou."

22 - Em At 20:28 diz que Deus resgatou a Igreja com o seu próprio sangue.

23 - Em Hb 7:3 o versículo afirma claramente que Jesus é eterno: "..não teve princípio de dias.."

24 - Há um só Deus, e de Jesus, assim Paulo fala em Col 2:9 "porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade"

25 - Em Isaías 43:11 e também em Oséias 13:4 está explícito: "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador." Todos nós sabemos que este "um só Senhor e nosso Salvador" perante o Qual todo joelho se dobrará (Fil 2:10-11) é o nosso Prícipe da Paz, o amado de nossa alma, o Deus da nossa salvação, o nosso Pai da eternidade, Senhor Jesus Cristo.

26 - Em Judas 1:4 está escrito: "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."

27 - Jesus é o "Todo Poderoso", o "Alfa e o Ômega", o "Princípio e o Fim": "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 1:8)

28 - Jesus se revelou como o Pai em João 14:7: "Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto."

29 - Antes de Jesus ninguém havia visto Deus, entretanto quando Jesus veio todos puderam ver, como está escrito em João 1:18: "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.", e diz Quem me vê a mim vê o Pai - João 14:9.

30 - Deus não divide a Glória dele com ninguém "Eu sou o Senhor, esse é meu nome, a ninguém cederei minha glória, nem a ídolos minha honra." (Isaías 42:8)

31 - Jesus diz que manifestou o nome de Deus aos homens: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra." (João 17:6) Ou seja, manifesto o seu próprio nome.

32 - O texto de João 1:3 resume todo o poder do Senhor Jesus, pois diz "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

33 - Jesus disse que fez conhecido o nome do Pai, ou seja, o nome dele mesmo porque ele nunca pregou o nome do Deus do Antigo Testamento: "E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja." (João 17:26)

34 - Em João 12:44 Jesus disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

35 - A Bíblia diz que Deus Pai é autor da vida (1 Samuel 2.6). O mesmo título é dado a Jesus (Atos 3.15).

36 - A Bíblia diz que somente Deus pode perdoar pecados (Isaías 1.18; 43.25; Provérbios 28.13; Mateus 6.12; Lucas 5.17ss). Jesus, na qualidade de Deus feito homem, e conhecendo os corações dos homens, perdoou muitos pecadores (Lucas 23.43; João 5.14; Mateus 9.2).

37 - Em 1 Timóteo 3:16 está escrito: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne.."
38 - "Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua." (Isaías 45 : 23)
"Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus." (Romanos 14:11)

39 - "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1:2)

40 - "Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados, porque, se NÃO CREDES que EU SOU, morrereis nos vossos pecados." (João 8:24)

41 - Em Isaias 9:6 é dito do Messias ser o Deus Forte, em Isaias 10:21 diz que o remanescente de Israel deverá se converter ao Deus Forte, que é identificado com o SENHOR no verso de Is 10:20.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 9:6
E acontecerá naquele dia que os restantes de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes estribar-se-ão verdadeiramente sobre o Senhor, o Santo de Israel.
Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó.
Isaías 10:20,21

42 - O Messias é chamado por Isaias de ‘O Braço do Senhor’, o que é coerente com a identificação com o próprio Senhor, uma vez que o braço de alguém faz parte desse alguém.
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Isaías 53:1,2
Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.
E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.
Isaías 59:15,16

43 - João 1:1, quando diz "Ele estava com Deus e era Deus" não tem outra explicação a não ser a pluralidade pessoal da Trindade, da qual Cristo é um dos componentes.



44 - CRISTO NUNCA FOI CRIADO.
Pois é impossível manter a veracidade de João 1:3, Hebreus 1:3 e Colossenses 1:17, se Cristo tiver sido criado.
João 1:3 diz: Sem Ele nada do que foi feito se fez.
Isso exclui Ele da categoria de coisas criadas, pois se Ele tivesse sido criado, Ele seria uma das coisas que 'foram feitas'. E isto coloca Ele, Cristo, como criador de todas as coisas.
Hebreus 1:3 diz que Ele, Cristo, sustenta todas as coisas pela Palavra do Seu poder. Mais uma vez Ele, Cristo, é excluído da Criação, por ser Ele, Cristo, quem sustenta a Criação pelo Seu poder, e especificamente pela Palavra do Seu poder, então Cristo sustenta a existência contínua de todas as coisas criadas pela Sua Palavra.
Colossenses 1:17 amarra bem essa questão ao afirmar que Ele, Cristo, é antes de todas as coisas. Ora, um Ser que é antes de tudo que existe, só pode ser Deus.
As três verdades dessas passagens combinadas formam um argumento imbatível a favor de que Cristo é Deus e sempre existiu: pois elas afirmam que Ele antecede, criou e sustenta todas as coisas. Cada uma dessas afirmações isoladas já conduz à conclusão que Cristo é Deus.
Mas elas combinadas, aplicadas à questão da origem do tempo e do espaço, torna a conclusão pela divindade de Cristo logicamente irrefutável.
A questão é: sendo verdades Jo 1:3, Hb 1:3 e Cl 1:17, como e quando Cristo teria sido criado por Deus?
Ora, se Cristo é antes de todas as coisas (Cl 1:17), então Ele é antes DO TEMPO E DO ESPAÇO.
Deus não pode ter criado Cristo antes do tempo, pois ao criar Cristo, ou criar qualquer coisa, Deus estabelece uma distinção entre o tempo em que somente Deus existia e o tempo em que existe Deus e mais alguma coisa que Deus criou.
Deus também não pode ter criado Cristo antes do espaço, pois não haveria lugar fora de Deus, para algo existir, sem ser Deus. 
Não poderia ter criado Cristo dentro de Si mesmo, pois Deus, por definição, é imutável, não pode mudar Sua essência, assim Ele não pode criar algo em Si mesmo, distinto de Si mesmo.
Não resolve dizer que Deus primeiro criou o tempo e o espaço, e depois criou Cristo, pois isso contradiz as tres passagens, que Cristo tenha criado todas as coisas, sustente todas as coisas e anteceda todas as coisas.
Também não resolve dizer que Deus tenha criado Cristo simultaneamente ao tempo e ao espaço, pois isso falseia a afirmação de Cl 1:17 que Cristo é antes de todas as coisas, pois assim Cristo não seria antes do tempo, nem antes do espaço.
Tampouco resolve dizer que o tempo ou o espaço são eternos e existem dentro de Deus, pois sendo elementos constituintes do universo, isso resultaria em panteísmo, já que toda a Criação está imiscuída no tempo e no espaço.
Menos ainda resolve dizer que o tempo e o espaço são características eternas do universo à parte de Deus, pois assim resultaria em deusismo, a redução de Deus a um ser limitado ao tempo e ao espaço, não merecendo a definição de Deus de forma alguma, pois seria limitado como alguma outra criatura.
Desta forma o arianismo, ou qualquer outra teoria que afirma que Cristo é uma criação de Deus é refutado por esses textos bíblicos.
Na definição ortodoxa de Deus, Ele é antes do tempo, do espaço e de todas as coisas; Ele criou todas as coisas e Ele sustenta todas as coisas, e sendo essas três afirmações aplicadas pelas Escrituras de Colossenses 1:17, João 1:3 e Hebreus 1:3 a Cristo, então Cristo é antes de todas as coisas, Cristo criou todas as coisas e Cristo sustenta todas as coisas, portanto Cristo sempre existiu, nunca foi criado, e é Deus.

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Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

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O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM

Libertos para adorar - Êxodo 1-40 - Estudo Bíblico 14 - https://youtu.be/l4WBmUWOSNY

Evangelização - Preço - Mais Pérolas 76 - https://youtu.be/EbSTEaboPQs

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VÍDEOS EM DESTAQUE:

Os inimigos da Cruz de Cristo - Fp 3:18 - Pregação 8 - https://youtu.be/uLm06yWDLc4

Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2 - https://youtu.be/AI3hEWYj4hM

Os Deveres da Missão - At 8:26-40 - Pregação 1 - https://youtu.be/zOepMgVoWk8

Consagração de Ministros - Eclesiologia Batista 7 - https://youtube.com/live/kTjmrZfOt9M

Organismo e Organização - Eclesiologia Batista 6 -  https://youtu.be/Ic0b6jGiLwQ

Dízimos não são obrigatórios - 4a parte - Respondendo argumentos - Vida Cristã 11 - https://youtube.com/live/WDV3sQbqKy8

Oração pelo bem comum - Vida Cristã 15 - https://youtu.be/iKliwBOuINc

Ação Social - Eclesiologia Batista 13 - https://www.youtube.com/watch?v=LW3TtoQGeMs

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Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

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