É errado identificar a celebração da Ceia do Senhor com a Páscoa anual israelita do Velho Testamento, tanto para negar seu caráter especificamente cristão e inédito, como para defender uma celebração meramente anual, como para reduzi-la a refeição comunitária, ou para retroceder à celebração anual da Páscoa israelita do Velho Testamento.
Quando diz: "Quando vos reunis num lugar, não é para tomar a Ceia do Senhor" (1Co 11:20), dá a entender que os coríntios deveriam tomar a Ceia do Senhor sempre que se reunissem; portanto, a frequência de celebração dos coríntios era EM TODAS AS REUNIÕES.
E em 1Co 16:2 revela que as reuniões dos crentes coríntios eram uma vez por semana, e aos domingos. Portanto, a celebração da Ceia entre os coríntios era SEMANAL.
Em At 2:46, diz que a igreja de Jerusalém celebrava a ceia TODOS OS DIAS.
Em At 20:7, a igreja de Trôade também tem uma reunião semanal dominical, e a Ceia ali descrita não pode ser identificada com a Páscoa, pois está fora da data da Páscoa.
Um jantar comunitário acompanhava a Ceia do Senhor em Corinto, sim, mas isso foi fonte de problemas, e por isso Paulo pediu para separar as duas coisas, quando disse: "Se alguém tem fome, que coma em casa" (1Co 11:34). Pois uma refeição normalmente é feita para se saciar a fome, mas a Ceia do Senhor não tem esse objetivo, e sim "anunciar a morte do Senhor até que Ele venha" (1Co 11:26).
De modo que nada há de errado em uma igreja incorporar refeições comunitárias em suas reuniões, pois estas são até citadas de novo como sendo praticadas nas igrejas em Jd 1:13 e 2Pe 2:13 ("festas de amor" e "se banqueteiam"), mas elas devem ser distinguidas do memorial da Ceia do Senhor, e deve-se evitar os abusos descritos em 1Co 11.
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Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.
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Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).
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