Então, assim, lembra que Ele falou: "Não julgueis para que não sejais julgados". E do jeito que você julgar, você será com o mesmo juízo. E aí o segundo motivo para você não julgar o seu irmão é: Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não repara no pedaço de madeira que está no seu olho? Está querendo dizer o seguinte, tem uma sujeirinha no olho do seu irmão, mas tem coisas piores no seu olho, tem uma sujeira maior no seu olho. Então, Ele está falando que quando a gente para para acusar os outros, apontar o erro dos outros, enquanto eu estou fazendo isso, tem coisas erradas na minha vida também. Então, Jesus está mandando o seguinte. Primeiro, você conserta a sua própria vida.
Exatamente isso. Esses versículos aí, do 3 ao 5, estão nos chamando ao seguinte: antes de eu ficar apontando o erro dos outros, eu tenho que cuidar da minha própria vida. Eu tenho que consertar meus próprios erros. E, assim, se eu estiver ocupado consertando meus próprios erros, eu não vou ter nem tempo de ficar apontando o erro dos outros. Porque todos nós temos muitas coisas para melhorar, correto? Ninguém é perfeito, todo mundo tem a sua fraqueza. A gente pode ter fraquezas em áreas diferentes. Cada um tem fraqueza em uma área diferente. Mas todo mundo tem alguma fraqueza. Todo mundo tem uma área que ainda não chegou lá, que ainda não resolveu ainda. Todo mundo. Não tem a pessoa perfeita nesse mundo.
Então, todos nós temos trabalho a fazer conosco mesmo, primeiro. Primeiro tirar a trave do meu olho, para poder depois enxergar melhor e tirar o argueiro do olho do meu irmão. Esse tirar a trave do olho é o dever que eu tenho de estar me examinando todo dia. Todo dia, diante de Deus, a gente tem que estar se examinando, meditando, com a soma exata da nossa vida, o que a gente ainda está errado, ainda está vivendo errado, ainda está vivendo longe da vontade de Deus. O que a gente pode melhorar? O que a gente pode fazer mais que a gente não faz? O que a gente faz errado que a gente tem que deixar de fazer? E o que a gente não faz que tem que começar a fazer? Todos nós.
E aí, se eu ficar concentrado em mim, em eu melhorar, eu não vou ter tempo para ser essa pessoa que Jesus condenou aqui. A pessoa que fica apontando o dedo, acusando, enxergando os defeitos dos outros, falando mal de todo mundo. Não, porque eu estou primeiro concentrado comigo mesmo. Eu estou gastando o tempo primeiro em eu ser uma pessoa melhor diante de Deus, em eu ser uma pessoa melhor diante de Cristo.
E, inclusive, Ele diz aqui que se você tirar a trave do seu olho, você vai enxergar melhor para tirar o argueiro do olho do seu irmão. O que Ele está falando nisso? Porque a pessoa, esse hipócrita aqui, a pessoa que não reconhece seus próprios erros, mas gosta de apontar o erro dos outros, essa pessoa não enxerga as coisas como são, não enxerga a vida como ela é, de verdade. Ela está vivendo uma ilusão. Ela pensa que ela é santa, mas ela não é santa. Ela tem os pecados dela. Ela não é perfeita. Então, quando ela começar a se tratar, a trave do seu olho, ela se consertar, ela vai enxergar melhor para poder ajudar os outros.
Porque assim, quando eu for ajudar o outro, eu não tenho que ajudar com essa atitude acusatória, julgando, condenando. Eu tenho que ajudar compreendendo a luta do outro. Porque você está em luta, eu também estou em luta, todo mundo tem suas próprias lutas. Todo cristão sincero tem uma luta contra as suas fraquezas da sua carne, contra as tentações da sua vida, contra as ciladas do mundo, contra as ciladas do diabo. Então, assim, se ele está em luta, assim como eu estou em luta, eu tenho que estender a mão para ele com amor, com carinho, com misericórdia, com compreensão. Não é ficar desprezando a pessoa, dizendo que ele é um condenado, que ele é um maldito, que ele é do diabo, que ele é abominável. Não, ele tem a luta dele.
Isso é enxergar melhor. Jesus falou que se você tirar a trave do seu olho, você vai enxergar melhor para poder ajudar o outro. Ou seja, quando você mergulhar no seu coração e ver o quanto você falta melhorar, aí você vai estender a misericórdia e o carinho para o outro. Você não vai estar mais na posição de superior. "Ah, eu sou o santo e você é o pecador." Não. Eu sou pecador, ele também é pecador. Todo mundo é pecador. Eu estou em luta, ele também está em luta. Então, eu estendo a minha mão, como irmão, de igual para igual. "Irmão, quer que eu ore por você? Vamos orar junto? Eu oro por você e você ora por mim." Aí os dois, como irmãos, se levantam. É assim que funciona, no reino de Deus. A gente tirando a trave do nosso olho para poder enxergar melhor o que é a luta de um cristão, a luta de cada um contra cada um dos seus problemas, das suas tentações, essas fraquezas, essas dificuldades, que cada um tem a sua. Ninguém pode fingir que não tem problema.
E aí nessa troca que vai acontecer de igual para igual, quando eu falo assim para ele: "Olha, eu oro por você e você ora por mim," eu posso até compartilhar com ele como foi que eu venci aquele pecado. Aí os dois de igual para igual se ajudam. Aí você realmente vai estar fazendo o trabalho do reino de Deus, de levantar a pessoa, de ajudar a pessoa. Não é empurrar para baixo a pessoa que está pecando, não. Tem que estender a mão para ela subir, para ela se reerguer.
(...)
É, isso é um problema. Exatamente desse assunto que o texto está falando, né? Dessa palavra aí de Mateus 7. Mateus 7, de 1 a 6. "Não julgueis para que não sejais julgados" e "com a medida que medirdes, vocês serão medidos". Então, a pessoa realmente, se ela está com essa atitude acusatória para com os outros, ela está querendo que Deus trate ela do jeito que ela trata os outros.
(...)
Então, Tiago 4:11-12 está dentro do assunto aí do texto de Mateus 7:1-6, de não julgar para não ser julgado. "Irmãos, não faleis mal uns dos outros." Eu acho que esse é um dos versículos mais desobedecidos da Bíblia. Não acha, não? Não faleis mal uns dos outros. Então, assim, deixa Deus julgar as pessoas. Quem julga é Deus. Eu só posso falar da pessoa se eu estiver ajudando a pessoa. Você vai ajudar a pessoa? Você vai fazer alguma coisa para ela melhorar? Se não, deixa quieto. Só ora. Só ora por ela. "Irmão, não falais mal uns dos outros." Está aqui. Porque quando a gente fala mal dos outros, a gente está se colocando na posição de Deus. Quem vai julgar é Deus. A gente só tem que falar o que edifica. Então, eu vou falar aquilo que vai ajudar a pessoa a sair de onde ela está. Quando eu ficar acusando, ficar apontando, ficar criticando, isso aí não ajuda muito, não.
Lembra lá em Mateus 18, Jesus fala assim: "Se você vir alguém pecando, você vai entre você e ele só." Aí, sim, se você falar em particular, tudo bem. Porque aí você não vai estar humilhando a pessoa em frente dos outros, não vai estar difamando a pessoa, não vai estar caluniando a pessoa, não vai estar expondo o defeito das pessoas para os outros. Não. Você fala em particular.
Agora, lembra que Jesus falou tira primeiro a trave do seu olho. Esse tirar a trave do olho, quando a gente for falar com a pessoa em particular, ele pode acontecer nessa conversa também. Sabe qual é o problema? Se eu chegar para a pessoa falando assim, ó: "Você está errado nisso, nisso e nisso." A pessoa vai se fechar. A pessoa vai se proteger. Agora, se você falar assim, ó: "Todos nós somos pecadores," é capaz de se abrir. É capaz de se abrir com você, exatamente. Primeiro tira a trave do olho. Ou seja, você primeiro se coloca na posição dela de pecador. Todos nós somos pecadores. Eu sou pecador, você é pecador, todo mundo é pecador. Todo mundo é salvo pela graça de Cristo. Todo mundo é salvo pela misericórdia de Deus. Então, assim, debaixo da graça de Cristo, pelo amor de Cristo, eu queria conversar contigo que isso e isso que eu vi você fazendo está fora da palavra de Deus. Mas eu sou seu irmão, estou aqui para te ajudar. Você quer que eu ore por você? Vamos orar juntos sobre isso aí? Por que está acontecendo isso? Por que você está nessa situação? Por que você fez isso? Aí a pessoa já quebrou, porque você se colocou na posição dela. Você não chegou acusando, não chegou apontando, não chegou criticando. Você, em primeiro lugar, tirou a trave do olho. Aí a pessoa pode se abrir para ser corrigido, para ser encaminhado. Em particular, um com o outro. Se for para falar mal pelas costas...
(...) Sim, mas primeiro você foi em particular. Primeiro você conversou em particular. E aí é depois que vai para chamar um ou dois. Por exemplo, você falou em particular com uma pessoa, aí a pessoa falou assim: "Está certo, eu reconheço que eu estou errado, vou tentar mudar." Acabou ali. Isso de chamar o outro, um ou dois, é se a pessoa não reconheceu que está errado. "Não, isso não é pecado, não. Isso não está errado, não. O que é que diz que isso é pecado? Não é pecado, não."
Esse tipo de coisa que a pessoa, ela está na igreja, está fazendo uma coisa errada e não reconhece que é errado. Aí esse que você vai chamar um ou dois para virem de novo. Mas só três pessoas ali conversando, só eles entre si. Cada um se coloca na mesma posição. "Eu sou pecador. Vou tirar a trave primeiro, porque eu sou pecador também. Também luto, também tenho dificuldade. Estou aqui como irmão para orar por você, para ajudar você, o que for possível." Aí, as três pessoas ali juntas, aí conversa com a pessoa, aí a pessoa diz: "Não, eu reconheço que estou errado, eu estou lutando contra isso, quero que você ore por mim para mudar." Aí acabou.
Agora, o que é para seguir na disciplina, é se a pessoa diz: "Não, isso não é pecado, acho que não é pecado, não. Estou nem aí." Aí, não pode, você não pode ser membro da Igreja de Cristo agindo contra a palavra de Deus. Uma coisa que a Bíblia disser claramente que é pecado, e a pessoa disser que não é pecado, aí tem que ir para a disciplina. Agora se a pessoa reconhece que é pecado, só que ela diz assim: "Não, cara, eu sei que está errado, mas eu não consigo parar, quero ajuda, quero que alguém me ajude, quero que Deus me ajude a eu parar." Isso aí não é para a pessoa ser humilhada, ser exposta, ser acusada, ser diminuída por isso. Porque isso faz parte da vida cristã, é você lutar contra o pecado.
E assim, Jesus fala assim: "quem está em pé, olhe para que não caia". Porque assim, eu não posso ficar me gabando de que eu não tenho o pecado do outro, porque eu também posso, lá na frente, posso cair também. Você não pode ficar se achando melhor que os outros porque você não está com aquele pecado. A capacidade de pecar ainda está em você, você ainda está na carne. É possível você pecar. Você não pode ficar se gabando, dizendo que "isso aí eu nunca faria." Não, você não sabe. Você não sabe se você cair numa tentação muito grande, se você não vai cometer aquele próprio pecado. O mesmo pecado que você despreza nos outros, você é capaz de cometer, se você não vigiar. Entendeu?
-
Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.
TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO
-
Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).
-
-
ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO
-
Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE
-
Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS
-
Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE
-
15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA
-
Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão
- “Vida por um olhar” - piano por Denise Falavinha -
https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ
-
A imagens e músicas geradas com ajuda de inteligência artificial
utilizaram os seguintes programas: Gemini, Lovart AI, Mureka, Suno AI.
-
Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com
-
A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos
não implica em concordância com todas as suas ideias,
nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.
-
ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:
Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM
O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM
Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0
Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo
Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y
-
ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html
Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1-
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html
Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html
Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html
É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/06/e-ja-ultima-hora-vem-o-anticristo-1jo.html
Mordomia do Corpo - Vida Cristã 2 -
https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/mordomia-do-corpo.html
-
ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:
O Decálogo não é imutável - VERSÃO REDUZIDA - Questões e Apologética 3 - https://youtu.be/qrNf8SWwnNk
A Ceia não é Páscoa nem refeição comunitária - Eclesiologia Batista 22 - https://youtu.be/ho1I4hjIZI4
Somente pela Graça somos salvos - Teologia Sistematica 11 - https://youtu.be/P7ajvGAL3QE
É tempo de buscar ao Senhor - Oséias 7-10 - Louvores IA 18 - https://youtu.be/85s6ztrysQ8
Materialismo - Pérolas 3a Parte - 81 - https://youtu.be/ZTQPes1p_BA
Pelos teus pecados caíste - Oséias 11-14 - Louvores IA 19 - https://youtu.be/OXTLXhV4u2M
Como exortar seu irmão que está pecando - Vida Cristã 25 - https://youtu.be/KExxY08-70g
