21/11/2025

Uma contenda com Deus - Oséias 4-6 - Estudo Bíblico 31

 

Uma contenda com Deus - Oséias 4-6 - Estudo Bíblico 31

Veja bem, a gente pega um texto do Velho Testamento, que já é mais distante, né? E tem as cidades lá, que você não sabe nem que cidade é essa. Ah, Bete-Áven, Betel, Samaria... Às vezes a gente pega o texto e pensa: Eu vou conseguir entender esse texto? Você consegue entender. 

Como é que a gente hoje... Está no século XXI. Ano de 2025. Como é que a gente consegue entender um texto da Bíblia que é de um povo lá de 700 anos antes de Cristo? Como é? Dá uma sugestão aí. Como é que a gente pega esse texto para hoje? O que a gente tem que reparar no texto? 

Não tem que reparar no nome das pessoas, no nome da cidade, nos costumes da época. Essas coisas são periféricas, são coisas da margem, são menos importantes. Tem uma coisa mais importante que acontece naquele tempo lá, 800 anos antes de Cristo, que acontece hoje, que é o quê? 

O que você acha que não muda? O que não muda? O comportamento das pessoas. Exatamente. Exatamente. É o povo lá, é outra cultura, é outra língua, são outros costumes, mas o comportamento é o mesmo. Os pecados são os mesmos.


"Ouvi a palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro." (Os 4:1,2).


Então aqui, 800 anos antes de Cristo, nós estamos no ano 2025. São quase 3 mil anos de diferença entre nós e aquele povo lá do Oriente Médio, de outra cultura, de outro tempo. 

Mas aqui, naquela época, as pessoas juravam falso, mentiam, matavam, furtavam, adulteravam e faziam violência. Isso é diferente hoje? Não. A mesma coisa, você olha para hoje, as pessoas também juram falso, mentem, matam, furtam, adulteram, fazem violência. 

Então, aqui, é o texto bíblico que parece difícil para a gente entender se a gente ficar reparando nas coisas que são diferentes. Mas tem que reparar naquilo que é igual. O comportamento humano é igual. 

A questão dos pecados é a mesma. Hoje as pessoas mentem. Lá no passado também mentiam. Hoje as pessoas matam, adulteram. Também mentiam, adulteravam. Hoje as pessoas roubam. Naquela época também roubavam. É o mesmo ser humano. 

E a vontade de Deus também é a mesma. Deus também é a mesma coisa. Deus mandou para aquele povo: não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falsos testemunhos. Também diz para nós hoje. Você abre lá em Romanos 13, os mesmos mandamentos estão repetidos. Fala para a gente também. Fala para a gente. Romanos 13 fala a mesma coisa: não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falsos testemunhos. 

Então, aquele povo cometia aqueles pecados e Deus levantou um profeta para chamá-los ao arrependimento, para se arrependerem desses pecados. Então, hoje, as pessoas de hoje cometem esses mesmos pecados. Qual é a resposta que a gente tem que dar hoje?

É o arrependimento. Deus levantou o profeta Oséias para chamar o povo ao arrependimento. Então, assim, hoje, Deus levanta a mim, a você, para também chamar as pessoas ao arrependimento. 

Nós também nos arrependemos dos nossos pecados. Mas, assim, o povo de Deus não pode ver uma coisa errada e ficar conivente. Eu tenho que dizer: isso aqui está errado. O pessoal está mentindo, roubando, matando, adulterando. Eu tenho que dizer, pela palavra de Deus, isso está errado. Então, isso que Oséias fez, ele levantou a voz: não, isso que vocês estão fazendo está errado. 

E nós também hoje. Isso que estão fazendo à nossa volta está errado. É o mesmo ser humano, os mesmos pecados. Só muda o endereço lá, porque era o povo lá de Israel, hoje é o povo aqui do Brasil. A mesma coisa. E o chamado de Deus é o mesmo. Arrependei-vos. 

Quando lá em Mateus 4, quando começa o ministério de Jesus, o que é que Jesus fala? Lá em Mateus 4? Quando começa o ministério de Jesus, a primeira frase que Jesus fala, começa a pregar, é o quê? Arrependei-vos, porque é chegado o reino de Deus. Não é?

O reino de Deus está chegando para o meio de vós, é verdade. Mas o mandamento para os homens é o quê? Arrepender. Essa mensagem não muda. É a mensagem de Oséias, de 3 mil anos atrás, e é a nossa mensagem hoje. Arrepender. 

Se a gente sabe que está errado, tem que se arrepender. A gente não pode ficar criando o pecado como se fosse uma plantinha lá que a gente vai regando, que a gente vai dando força para o pecado, vai dando espaço para o pecado, não. Eu tenho que me arrepender dos meus pecados. Assim como naquele tempo, hoje. 

Então, assim, só uma dica. O fato de ser um texto do Velho Testamento, falar de outra cultura... Às vezes eu leio lá o nome da cidade de Bete-Áven, Betel, Samaria, nem sei que lugares são esses. Não importa. Porque o que importa é o que ele está falando sobre o ser humano. 

Como é que o ser humano está se comportando aqui? Como é que o ser humano está se relacionando com Deus? Ao ler o texto do Velho Testamento, você tem que pegar aquilo que é universal no texto, aquilo que não mudou. O que não mudou é essa questão da relação do ser humano com Deus. 

O ser humano está em pecado. Deus chama ao arrependimento. Se o ser humano se arrepender, o que Deus fará? 

O que a gente aprendeu de Oséias? Lembra aí dos domingos passados? Porque a esposa de Oséias era uma figura do povo, né? Oséias casou com uma mulher que traiu ele várias vezes.

Ele perdoou. Exatamente. E aí, isso aí é a figura de Deus e seu povo. Se o seu povo se arrepender, o que Deus vai fazer?

Porque Jesus, não é para você ter pena de Jesus. O que Jesus fez, ele fez porque ele quis. Se ele não quisesse, ele não teria ido para a cruz. Ele até falou lá em João... no momento lá de João 18, sei lá. Em algum momento ele fala assim: ninguém tira a vida de mim, eu que dou a minha vida espontaneamente. 

Então não é para você ter pena de Jesus, ao invés de você falar, assiste ao filme de Jesus lá na cruz, "ah, tadinho de Jesus", não assista com dó, "tadinho de Jesus". A questão não é essa, a questão não é para ter pena de Jesus, porque o que Jesus fez, ele fez com consciência, ele fez para nos salvar, ele queria fazer aquilo ali. 

Ele não é uma vítima. Jesus não é uma vítima da maldade dos homens, porque foi ele que se entregou. Se ele quisesse, chamaria 10 mil anjos para livrá-lo. Se ele quisesse, pediria ao Pai. "Eu que quero me sacrificar". Eu tenho que chorar por vocês, por quê? Porque vocês precisam se arrepender dos seus pecados. 

Foi isso que ele falou para aquelas mulheres. "Chorai por vocês e pelos seus filhos", porque o propósito não é vocês terem pena de mim, é vocês se converterem. É isso que ele quis dizer. Para vocês se arrependerem dos seus pecados. "Estou fazendo isso para que vocês possam se arrepender dos seus pecados, não para vocês terem pena de mim que estou sofrendo na cruz."

-

-

-


"Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão." (Os 5:15)


Lembrar o seguinte, a história de Oséias e sua esposa é do capítulo 1 ao 3. A partir de Oséias, capítulo 4 até o final, é a pregação de Oséias para com Israel. Oséias pegou a história da vida dele, disse que Deus que mandou ele fazer isso e aceitar essa mulher, ele aceitou, e falou: ó, Israel, vocês são iguais à minha esposa, que me traiu e eu tive que ir lá resgatá-la. E o que aconteceu com ela, o modo como ela agiu, o que aconteceu com ela é exatamente igual a como Israel está fazendo com Deus. 

Então, haverá um momento ali da disciplina de Deus, do afastamento de Deus no cativeiro. Assim como o povo se dividiu em duas partes, teve o Reino do Norte e o Reino do Sul. Os dois reinos que se dividiram terminaram no cativeiro. Veio o Império de fora, dominou tudo e os levou como escravos. O Reino do Norte foi levado pelo Império da Assíria e o Reino do Sul foi levado pelo Império da Babilônia. 

Então, Oséias é um profeta do Reino do Norte. E aí ele falou que vai existir essa disciplina de Deus, vai existir esse juízo, que é o cativeiro, que o reino vai ser todo destruído e vocês vão ser levados para o cativeiro da Assíria. Então, nesse momento em que chega o Império da Assíria para destruir tudo o que Oséias está profetizando que vai acontecer dali a alguns anos, é como se Deus por um momento virasse as costas. 

Deus deu as costas, aí o povo vai pensar: o que a gente fez? O tempo todo, Deus dando chance para a gente, Deus nos dando oportunidade, Deus cuidando de nós, Deus nos sustentando. A gente abandonou a Deus para adorar Baal, Astarote, para adorar o Bezerro de Ouro que a gente construiu para fazer de conta que é Deus. 

A gente deixou correr solto o pecado, como a gente leu no capítulo 4. Só prevalecem o perjurar, o furtar, o matar, o adulterar e a violência. A gente deixou chegar a esse ponto que Deus virou as costas. 

Mas esse Deus virar as costas não é para sempre. É só um breve momento ali que Deus deixa o Império Assírio entrar, destruir tudo e levar o povo cativo para o cativeiro. É o que eu falo aqui no versículo 15. "E irei e voltarei ao meu lugar até que se reconheçam culpados e busquem a minha face. Estando eles angustiados, de madrugada me buscarão." 

Então, existe isso. Existe isso. Um breve momento que a pessoa sente que Deus não responde mais a ela, que não está mais obtendo uma resposta do coração. Será que Deus voltou as costas? Por quê? O que eu estou fazendo de errado aqui? Então, ele se reconhece culpado e busca a Deus de verdade. Aí, Deus volta e restaura a pessoa, como Ele já vai restaurar. 

Mas, assim, como você já falou, tem pessoas que vão puxando o limite, o limite, o limite, até o momento que tem que ter alguma disciplina, tem que ter alguma coisa paternal para a pessoa acordar. Então, por um breve momento Deus dá as costas, um momento só, para a pessoa refletir e se arrepender do seu pecado. 

Que nem lá no Jonas, que a gente vai estudar ainda. Deus mandou ele pregar em Nínive e ele pegou um navio para ir para outra direção, para o contrário. Aí teve a tempestade no barco, jogaram ele ao mar e veio lá o peixe e engoliu ele. O peixe foi e engoliu, levou para a praia para ele poder pregar onde Deus mandou. 

Então assim, Deus às vezes manda o peixe para engolir a pessoa de onde ela está para levar para onde Deus quer que ela fique. Deus mandou a tempestade para o barco e mandou o peixe engolir o Jonas. Então assim, Deus manda a tempestade para a vida da pessoa para a pessoa acordar. Assim como Deus vai mandar o reino, o Império Assírio, para Israel acordar e buscar Deus e buscar a sua face.

-

-

-

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." (Os 6:3).


Então, aí agora é o profeta Oséias exortando o povo, né? Então, ô povo: Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Então, vamos cair em si, vamos buscar a Deus, para Deus nos restaurar. Certo? 

Já que está caído, como ele vai falar lá no capítulo 14, "pelos teus pecados caíste". Já que você está caído no pecado, então aproveita daí, de baixo, você já está caído, então já fica de joelhos aí, para buscar a Deus para conhecer a Deus. 

Agora assim, se eu buscar a Deus, Deus vai se negar a me aceitar de volta? Não. Assim como a esposa de Oséias traiu ele várias vezes, ele perdoou várias vezes. Se ela traísse dez vezes, ele iria perdoar dez vezes. Se a esposa de Oséias traísse ele vinte vezes, ele ia perdoar vinte vezes. 

Porque ele tem que representar o amor de Deus para ela. Quando chega no Novo Testamento, o chamado é igual. Não é só para Oséias, não. Porque lá no Novo Testamento ele fala, em Efésios 5, que o esposo tem que amar a esposa como Cristo amou a Igreja. 

Então Jesus não aceita a igreja de volta sempre que a igreja se arrepende? A igreja peca, mas Jesus continua aceitando de volta. Então o esposo tem que perdoar a esposa um milhão de vezes também. Igual Jesus. Tem que ser Jesus para ela.

A exortação dele é essa mesmo. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Aí, o que ele falou? A sua saída, como a Alva, é certa. Quer dizer o que é isso? A sua vinda como a Alva. O que é a Alva? A Alva é o nascer do Sol. E esse nascer do Sol, ele é certo. Então é certo que Deus vai te receber de volta. Se você buscar a Deus, Ele vai te receber de volta. Com toda a certeza. 

Sabe o que ele está falando? A coisa maravilhosa que o Oséias está falando. Você não tem certeza que amanhã de manhã o sol vai nascer de novo? Tem certeza absoluta, porque todo dia de manhã o sol está nascendo de novo. Então, Ele deve estar falando o seguinte: assim como é certo que amanhã de manhã o sol vai nascer de novo, quando a gente buscar o Senhor, o Senhor vai vir para nós. O Senhor vai nos receber de volta.

Mas é porque, vamos lembrar que lá em Lucas 17, as pessoas perguntam para Jesus: quando é que vai vir o reino de Deus? Quando é que vai se manifestar o reino de Deus? Jesus respondeu assim: não fique procurando aqui ou ali, porque o reino de Deus está no meio de vós. O reino de Deus não se manifesta com aparência exterior. O reino de Deus não é uma coisa que você vai marcar por um templo construído, por um palácio construído, por uma coisa concreta. "Ah, essa nação é cristã. Esse é o reino de Deus, porque tem um povo que se diz cristão." Não é por aí. Reino de Deus é dentro de nós, dentro do coração de cada um. 

Então, inclusive, isso é uma das coisas que muda do Velho Testamento para o Novo Testamento. No Velho Testamento tem o templo que Deus mandou Salomão construir, tem o tabernáculo que Deus mandou Moisés construir. Tem coisas visíveis, coisas concretas. 

No Novo Testamento é tudo dentro do coração. Não tem nada concreto. Não tem nada do lado de fora. É tudo relacionado a como o ser humano, no seu coração, se relaciona com Deus. E aí o reino de Deus se expande de coração em coração. 

Quantas pessoas hoje creem em Deus por meio de Jesus Cristo? Ah, sei lá, um bilhão de pessoas. Então, esse é o reino de Deus. O reino de Deus são os corações transformados por Jesus Cristo. Isso que é o reino de Deus no Novo Testamento. 

Tudo aquilo que tinha símbolo, a arca, o altar, o sacrifício de animais, o sacerdote, o templo, todas aquelas coisas eram símbolos daquilo que Jesus já trouxe. Só que quando Jesus traz, Ele escreve, como diz lá em 2 Coríntios 3, Ele não escreve em tábua de pedra, ele escreve na tábua do coração. Você não citou isso aí, né? Então, tem que escrever na tábua do coração. O reino de Deus, ele é dentro do coração. Ele não é mais a coisa construída fora com símbolo de poder ou símbolo de dominação que tinha no Velho Testamento.

Eu sei que na carta de Paulo, na Segunda aos Coríntios, ele fala isso. Que não vai ser na tábua de pedra, mas vai ser no coração. Cada um que se converte a Cristo, Deus escreve a lei dele dentro do coração dele. 

Aqui você prova assim: quando você, depois que você aceita Jesus, é diferente de antes de você aceitar Jesus. A gente pecava e a consciência alertava, mas era uma luzinha bem fraca, bem fraca. 

Só que depois de você aceitar Jesus, o Espírito Santo entra no seu coração e aí é muito mais forte. Aquele freio, assim que nem o freio do cavalo. "Ô cavalo, não vai." Aí Deus puxa o freio para você não fazer. Está errado. Você sabe que está errado. Aí Deus puxa a gente para a gente não fazer. Porque a lei de Deus está escrita no nosso coração. O Espírito Santo está lá dentro nos chamando para não fazer. 

Então assim, você tem muito mais consciência, a sua consciência, depois que você aceita Jesus, é muito mais sensível do que era antes de você aceitar Jesus. Porque o Espírito Santo está habitando dentro de você. 

Inclusive, assim, se antes você não tinha forças para não fazer o pecado, agora você tem. Você não tem desculpa de que você não conseguiu deixar de fazer. Consegue sim. Consegue sim. Porque o Espírito Santo está dentro de você para te capacitar a fazer o que é certo, a não fazer o errado e a fazer o que é certo.

Agora, a gente leu em Oséias 6:3 que Deus vem. Deus virá. Se você se comprometer em querer conhecer mais a Deus, Deus virá com tanta certeza como amanhã o sol vai nascer. 

E também, ele fala, ele virá como a chuva serôdia, que é a chuva da estação, que é a chuva certa. Você planta, planta, planta e espera ali na época do ano que vai chover para aquela planta poder se desenvolver. 

Então, você já sabe, aquela época do ano, sei lá, abril, maio, é a época da chuva. Então, todo ano eles esperavam aquela chuva e sem falta a chuva vinha, porque a chuva é da estação do ano, chuva de outono, chuva, sei lá de quando, depois do verão. 

Então, eu tenho certeza que vai vir a chuva da época do ano, vai chover. Então, ele fala assim: com toda essa certeza, com essa mesma certeza que a gente tem que a chuva virá, a chuva serôdia, Deus vai vir sobre nós com a sua bênção, com a sua aceitação, com a sua recepção, com o seu perdão dos nossos pecados, se nós procurarmos conhecer a Deus cada dia mais.


-

Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.

TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO

-

Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).

- https://bit.ly/ECLESIOLOGIA

-

@oikodomen

-

ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO

-

Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE

-

Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS

-

Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE

-

15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA

-

Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão 

- “Vida por um olhar” -  piano por Denise Falavinha -

https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ

-

A imagens e músicas geradas com ajuda de inteligência artificial 

utilizaram os seguintes programas: Gemini, Lovart AI, Mureka, Suno AI, além da ajuda do https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/.

-

Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com

-

A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos 

não implica em concordância com todas as suas ideias, 

nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.

-

ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:

Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM

O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM

Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo

Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y

-

ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html

Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html

Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html

Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html

Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html

É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/06/e-ja-ultima-hora-vem-o-anticristo-1jo.html

-

ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:

Morte - e Céu - Pérolas 3a Parte - 94 - https://youtu.be/RkpRFz3LlwA

Morte - Indiscriminada - Pérolas 3a Parte - https://youtu.be/G-QuzcIvTUg

Crise, arrependimento e restauração - Joel 1-3 - Estudo Bíblico 29 - https://youtu.be/ErEr1KADEl0

A tolice da soberba  - Obadias 1 - Louvores IA 25 - https://youtu.be/EEN2s4eoAQU

Pregador sem amor - Jonas 1-4 - Louvores IA 26 - https://youtu.be/9X1x_KqZbmo

Uma difícil chamada - Oséias 1-3 - Estudo Bíblico 30 - https://youtu.be/dZH6tER8QfQ

Uma contenda com Deus - Oséias 4-6 - Estudo Bíblico 31 - https://youtu.be/wfwuBqEWUAg