22/11/2025

O distanciamento de Deus e as suas consequências - Oséias 7-9 - Estudo Bíblico 32

O distanciamento de Deus e as suas consequências - Oséias 7-9 - Estudo Bíblico 32


A primeira coisa, antes de a gente ler o versículo, é que quando a gente fala de um livro dos profetas, Oséias, Joel, Amós ou Obadias, a gente tem uma certa distância, uma certa dificuldade. Porque não é um livro fácil como o
Evangelho de Marcos, como a Carta aos Romanos, como a Carta aos Efésios, a 1ª Carta de João, que estão mais próximos da gente. 

A gente tem uma certa dificuldade porque é um livro escrito no ano 800 antes de Cristo. Então, a gente lê o nome daquelas cidades, a gente vê certos costumes que não têm a ver com a gente hoje. Mas o que tem a ver com a gente hoje, e que, assim, você não precisa estudar muito para entender, é aquilo que o ser humano era naquela época e o que o ser humano é hoje. Que o ser humano é o mesmo. O coração humano é o mesmo. 

Você está lendo um texto sobre um povo de quase 3 mil anos atrás, que é outra sociedade, é outra cultura, são outros costumes, mas o coração humano é o mesmo. E o assunto da Bíblia é o relacionamento do ser humano com Deus. Está claro isso? Está claro isso? 

Então, o que há no coração humano, que existia na época de Oséias, e sobre o que Oséias falou, é a mesma coisa que está no coração humano hoje, e que você, lendo Oséias hoje, pode tirar de lição para hoje. Em vez de prestar atenção, considerando o texto bíblico lá do Velho Testamento o mais difícil, em vez de prestar atenção no nome da cidade, no nome do rei, nos costumes que mudaram, a gente tem que prestar atenção naquilo que não mudou. 

O texto fala de coisas que não mudaram, que é o que é o coração humano diante de Deus. Você enxergando aquilo que tem de universal no texto, aquilo que não muda, você vai tirar a lição para a sua vida, mesmo sem você ter que fazer um estudo aprofundado do profeta, da época do profeta, da cultura do profeta.

-

-

-

"E não dizem no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante da minha face estão." (Os 7:2).

Nesse versículo a gente vê Deus falando sobre um comportamento humano. Então, você enxergando o que tem nesse comportamento humano, que é igual hoje, você tira a lição do versículo para você hoje. Mesmo que seja de um profeta menor da Bíblia, desconhecido, você pega o versículo e puxa para você hoje. 

O que eles estão dizendo? Eles dizem que Deus não se lembra daquilo que eles fazem. Eles esquecem que Deus está vendo tudo o que nós fazemos. A pessoa está tão envolvida no pecado dela que ela esquece que Deus está vendo. Isso é o que o povo de Oséias estava fazendo e que o povo hoje faz também. 

Deus fala: "os cercam as suas obras, estão diante da minha face". Então a mensagem do texto é: Deus está vendo. 

O problema daquele povo da época de Oséias é o problema parecido com o que Jesus enfrentou, de pessoas que colocavam uma máscara religiosa, de que eram santas, eram boas, mas a sua vida interior era uma vida de pecado, uma vida afastada de Deus. Ele pecava em oculto. Diante dos outros, ele mostrava uma face de santidade, de religião, de bondade, de pureza, mas ele de verdade, no coração, não era nada daquilo. 

E aí eles se acostumavam com essa hipocrisia de parecer às pessoas uma coisa que eles não eram e esqueciam que Deus está vendo. Então qual é a lição de um texto como esse para hoje? 

É eu lembrar: Deus está vendo. Não adianta colocar uma máscara para os outros e por dentro do meu coração ser outra coisa, que não tem nada a ver com o que eu estou demonstrando. Não adianta pecar escondido e ninguém saber, e aí eu fico tranquilo. "Não, está tudo certo, ninguém está vendo." Você pode fazer escondido os seus pecados, nenhum ser humano saber, mas Deus está vendo.

É o final do versículo que fala: "as tuas obras estão diante da minha face". E a gente tem lá no Salmo 19 uma oração sobre isso. Você entendendo que existe esse problema em que você tem a tendência de pecar escondido para ninguém ver, mas que Deus está vendo, a gente tem uma oração no Salmo 19 que é um modelo para eu tratar essa questão. O versículo 12 a 14 do Salmo 19 fala assim: "Quem pode entender os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e redentor meu." 

Então, quem pode entender os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. Deus enxerga até o que nós não enxergamos. Deus enxerga até os erros que nós mesmos não discernimos. Aí essa oração do Salmo 19 fala isso. Purifica-me tu dos erros ocultos, dos erros que as pessoas de fora não enxergam e dos meus erros que eu próprio não enxergo. Essa é uma lição que a gente pode tirar, então, do capítulo 7 de Oséias.

-

-

-


"E a soberba de Israel testificará diante dele; todavia não voltarão para o Senhor seu Deus, nem o buscarão em tudo isto." (Os 7:10).

Então aqui, ele fala sobre alguma parte do povo que não vai se arrepender. E qual é o pecado que torna mais difícil o ser humano se arrepender aqui, no versículo 10? Primeira palavra que está aí. É o quê? A soberba. É o orgulho. Por que o pessoal não se arrepende de seus pecados? Por orgulho. Por soberba. 

Ele não tem a humildade de reconhecer que errou. Então, esse pecado da soberba, ele é um pecado perigoso. Porque se você se deixa tornar soberbo, você vai ter mais dificuldade de se arrepender dos seus pecados. Quanto mais orgulhosa a pessoa é, menos ela abre o coração para se arrepender dos seus pecados e ir buscar a Deus. 

Então, aqui no capítulo 7, versículo 10, tem o diagnóstico. Por que ele não se arrepende? Porque é soberbo. A pessoa não se arrepende, né? A pessoa faz a coisa errada, ela sabe que está errada e não se arrepende. Por que não se arrepende? Porque é soberba. Porque o pecado do orgulho, ele é um pecado que endurece o nosso coração contra Deus e nos dificulta a gente se reconciliar com Deus. 

Lembra o que eu falei no começo. Oséias, lá no ano setecentos e pouco antes de Cristo, quase três mil anos atrás, diz que as pessoas não se arrependem por causa da soberba. É diferente hoje? Não, é a mesma coisa. É a palavra de Deus. A palavra de Deus, lá naquele tempo, vale para hoje. 

É só a gente enxergar na palavra o que não muda em relação ao coração humano. O coração humano é o mesmo. Então, aquele ali é outro povo, outra cultura, mas o coração é o mesmo. Ele não se volta para Deus porque é soberbo demais para reconhecer seus pecados.

-

-

-


"Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do Senhor, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei." (Os 8:1).

A trombeta na boca, porque ele vem como águia contra a casa do Senhor, porque transpassaram o meu concerto e se rebelaram contra a minha lei. E se põe a trombeta na boca, é um chamado para alertar as pessoas dos seus erros. 

Todos esses profetas que você lê na Bíblia, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, todos eles têm uma mensagem de Deus de alertar as pessoas contra os seus pecados. E, assim, tanto eles naquela época como nós hoje... 

A gente está vendo uma coisa errada acontecendo. Não deve se omitir, né? Eu devo, no mínimo, estar alertando a pessoa que ela está no caminho errado. 

Tem uma passagem, quando o Estêvão está pregando, antes de começarem a apedrejar ele? Ele fala assim: "vocês sempre resistem ao Espírito Santo, vocês são iguais aos seus pais"

Então assim, o que faz a diferença? É quando a pessoa sentir que Deus está chamando ela para ela parar com aquele pecado, ela atender a Deus. Porque a pessoa, quando está pecando, ela ouve a consciência dela chamando. Ela sabe que está fazendo uma coisa errada, mas ela vai lá e decide fazer do mesmo jeito. 

E aí, isso que ela sente... "Eu sei que estou fazendo uma coisa errada e continuo fazendo", é o que o Estêvão falou lá em Atos 7. Vocês estão resistindo ao Espírito Santo. 

Porque o Espírito Santo usa a nossa consciência para nos chamar de volta. E aí você decide se você vai seguir ou não. E o que faz a diferença para a pessoa se libertar é que ela para de resistir ao Espírito Santo. Ela parar de dizer não para Deus. Deus está chamando e você vai aonde Deus chamou. No caso, para parar de cometer o pecado. 

Esse tipo de coisa é um chamado que Deus deu àqueles profetas e a nós hoje também. Ter misericórdia das pessoas que estão no caminho errado, pelo menos é a gente exortar, pelo menos é aconselhar. A gente dá um chamado para ver se ela volta, né? 

Para Deus não tem última hora. Para Deus pode ir a qualquer momento. Agora, para nós, realmente, existe um limite, né? Até o que a gente viu no Sermão da Montanha, Jesus falando de "não dar pérolas aos porcos", né? É justamente a pessoa que já está te rejeitando, rejeitando, rejeitando e você: "não, tá bom então". É contigo. Contigo, você e Deus. 

Mas para Deus, Deus ainda pode. Deus ainda pode continuar. Deus ainda pode converter a pessoa. Mas a gente tem um limite, né? Do que a gente vai... Até para a gente não gastar tempo com quem não quer. 

Que enquanto tem as pessoas que você fala, fala, fala e a pessoa não quer, tem outros que precisam ouvir essa mensagem e você ainda não falou para essas pessoas. Então, assim, existe um limite realmente para você não gastar mais tanto tempo com a pessoa que não quer e gastar tempo com quem quer. E você dá o seu tempo, essa palavra, essas pérolas do Evangelho, você distribui para quem quer.

-

-

-


No capítulo 8 de Oséias, versículo 12, eu separei para a nossa meditação também. "Escrevi-lhe as grandezas da minha lei, porém essas são estimadas como coisa estranha." (Os 8:12)

Uma segunda coisa que acontece quando o povo de Deus se afasta de Deus é que ele acha estranho os mandamentos de Deus. Mas Deus disse que os mandamentos dEle, que é a lei dEle, é uma coisa grande. "Escrevi as grandezas da minha lei". 

O mandamento de Deus é uma coisa perfeita, é uma coisa maravilhosa, é uma coisa que você deveria admirar, que você deveria ficar enlevado, você deveria ficar realmente apaixonado pela perfeição que Deus nos manda, pelas maravilhas que Deus nos manda fazer, pela orientação santa que Ele tem para a nossa vida. 

Se a gente fosse ler lá no Salmo 119, a gente ia ver vários elogios do salmista. No versículo 96 ele fala: "eu tenho visto o fim a toda perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo". No versículo 97 ele fala: "ó, quanto eu amo a tua lei, é a minha meditação em todo dia". Isso seria o normal do povo de Deus: ele amar o que Deus mandou ele fazer. 

Mas aquele povo da época de Oséias começou a achar a lei de Deus uma coisa estranha. Começou a achar os mandamentos de Deus uma coisa estranha. Se afastou tanto de Deus que deixou de amar o que Deus mandava. Eles começaram a se sentir não mais identificado, a se sentir como se aquilo não tivesse nada a ver com ele. 

E a gente pode perguntar, como a gente disse no começo: quando a gente lê o texto, o texto pode ser de 3 mil anos atrás, como é esse texto aqui de Oséias, mas, isso que aconteceu naquele tempo, as pessoas acharem estranho os mandamentos de Deus para elas, não pode estar acontecendo hoje também? Pode ou não pode? Pode. 

E quando eu enxergar isso no meu coração, eu tenho que tratar isso também. Quando eu achar o mandamento de Deus muito difícil, muito estranho, quando eu não concordar com o que Deus manda na palavra, quem está errado sou eu, não é a palavra de Deus. 

Você quer ver um exemplo? A gente, trimestre passado, nós estudamos o Sermão da Montanha. No Sermão da Montanha tem alguns mandamentos que as pessoas, mesmo sendo cristãs, elas têm dificuldade de aceitar. Lá no capítulo 5, versículo 39, Jesus falou assim: "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra". Quem bater na face direita tem que oferecer a outra. 

E qual é o sentimento do ser humano desse mandamento? Ele é fácil de aceitar para o ser humano ou é difícil de aceitar esse mandamento? É difícil. 

Então, qual é a diferença de nós hoje para o povo lá da época de Oséias? O povo de Oséias olhava o mandamento de Deus e dizia: "não, isso aqui é muito estranho". 

Nós também. Podemos estar fazendo a mesma coisa, achando estranho o mandamento para nós hoje, que é a lei de Cristo, aquilo que Jesus mandou. Nós estamos debaixo do Novo Testamento. Então, tudo que Deus manda no Novo Testamento, essa é que é a nossa lei. E se eu estou diante do mandamento de Cristo e digo "isso aqui é muito estranho", eu estou sendo igual àquele povo lá de Oséias. 

Esse é só um exemplo, né, de bater a outra face, de dar outra face quando alguém bate na sua face. No próprio capítulo 5 de Mateus, tem uma sequência aqui no versículo 44, que é no mesmo nível. A gente vai lendo e a gente vai assim, recuando, recuando: "não, não é possível, por que Jesus está mandando isso?". Mas está mandando. 

Mateus 5:44: "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus"

Eu pergunto, esse versículo de Oséias 8:12: "Eles acham estranha a minha lei". Também não tem muitos cristãos que acham estranha esta lei de Cristo? 

Bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem, e amai os vossos inimigos. 

E qual seria a solução? Quando a gente enxerga que nós mesmos estamos sendo igual àquele povo de Oséias, que acha estranhos os mandamentos de Deus para nós? 

A solução está no mandamento de Cristo que abre a porta para os outros mandamentos. Sabia que tem o mandamento de Jesus que abre a porta para a gente conseguir obedecer aos outros mandamentos? 

Lucas 9:23. Eu acho que esse mandamento abre a porta para a gente conseguir obedecer aos outros. Lucas 9:23. Existe mandamento de Jesus que a gente olha e acha difícil de cumprir, que a gente olha e acha estranho, assim como aquele povo da época de Oséias, "acham estranha a minha lei"

Mas tem um mandamento de Jesus que abre a porta para os outros mandamentos. É esse aí, de Lucas 9:23: "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Se você começar a cumprir este mandamento, negar a si mesmo, você vai conseguir começar a cumprir os outros mandamentos. 

Por que a gente não cumpre os outros? Porque a gente não quer negar a nós mesmos. A gente não quer negar a nossa própria vontade para fazer a vontade de Deus. Por isso que a gente não cumpre os outros mandamentos. Então eu começo por esse aqui. 

Se eu começar a negar a mim mesmo, eu vou começar a obedecer os outros mandamentos de Jesus. Inclusive aqueles que eu acho estranhos, que eu acho difíceis, de amar os inimigos, de dar outra face, de orar pelos que nos perseguem, de fazer bem a quem nos odeia, e assim a gente consegue prosseguir na nossa santificação.

-

-

-


"Efraim era o vigia com o meu Deus, mas o profeta é como um laço de caçador de aves em todos os seus caminhos, e ódio na casa do seu Deus." (Os 9:8)

No capítulo 9 de Oséias, a gente separou o versículo 8. Vamos lá, Oséias 9:8"Efraim era o vigia com o meu Deus, mas o profeta como um laço de caçador de aves em todos seus caminhos, o inimigo na casa do seu Deus." Nessa outra versão está ainda "e ódio na casa do seu Deus". Tanto faz. Ele ser o inimigo na casa de Deus ou o ódio na casa de Deus. Esse verso está falando de pessoas que estão onde não deviam estar. 

Ele está falando que o profeta é o laço. Aquele que devia trazer a palavra de Deus é ele que está colocando o tropeço no meio do povo de Deus. Está falando da liderança. Oséias 9:8 fala de um problema de quando o povo de Deus se afasta de Deus, a própria liderança do povo que faz o povo tropeçar. Era esperado que o profeta fosse quem conduzisse o povo para perto de Deus. Mas, naquele tempo de Oséias, o profeta era o laço do caçador de aves em todos os seus caminhos, o líder, ele que estava conduzindo o povo ao erro. 

Isso é impossível acontecer hoje ou é possível acontecer hoje? Porque, olha o problema, o líder do povo de Deus, aquilo que ele falar, aquilo que ele orientar, as pessoas que ele está liderando vão atrás dele. Se ele estiver ensinando o erro, as pessoas vão seguir o erro. 

Como Jesus falou, se um cego guiar outro cego, ambos caem no abismo. Inclusive, por isso que tem lá em 1 Timóteo. 1 Timóteo capítulo 3 fala que quem quiser seguir o episcopado, uma excelente obra deseja, mas é necessário que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, vários requisitos ali para a pessoa estar na liderança do povo de Deus. 

Isso é um problema sério. Se a Bíblia tem os requisitos para quem seja líder do povo de Deus, e nós, como povo de Deus, não fazemos questão de cumprir esses requisitos. É um problema sério. 

Porque o povo, geralmente, não vai subir muito acima do que o líder foi, do que o líder é. A tendência das pessoas é a seguinte: "ele que é pastor não faz, eu vou fazer?". A tendência é o povo se colocar abaixo do padrão que o líder do povo está seguindo. Então, é necessário que o povo de Deus leve a sério os requisitos de Deus para a liderança, quando for colocar alguém na sua liderança.

Lá em Números 27, quando Moisés já sabia que Deus iria encerrar o ministério dele, estava chegando a hora dele encerrar. Ele ia entregar o povo para outra pessoa? Números 27, Moisés orou para Deus: "Senhor, coloque alguém diante desse povo, para que ele não seja como ovelha sem pastor, e para que ele tenha uma direção, uma congregação de Deus". 

A resposta de Deus, Deus indicou a pessoa, mas Ele colocou ali uma característica importante da pessoa, que é igual no Velho Testamento e é igual no Novo Testamento. No versículo 18, Números 27:18, ele fala assim: "Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele." 

O homem em quem há o Espírito Santo. Esse requisito é a mesma coisa do Velho Testamento para o Novo Testamento. Para liderar o povo de Deus, é necessário estar cheio do Espírito Santo. 

Agora, não basta só o líder estar cheio do Espírito Santo. Porque, se o povo não estiver cheio do Espírito Santo, como é que ele vai reconhecer quem está cheio do Espírito Santo? 

-

-

-


"O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram, e errantes andarão entre as nações." (Os 9:17).

Deus fala e a pessoa não está nem aí, porque Deus não ouve. Em consequências. Você não pode ignorar a palavra de Deus para sempre. Em algum momento vai chegar uma consequência de você ter ignorado a palavra de Deus. 

Aqui no caso, vão ser desterrados. Andarão entre as nações desterrados. Por quê? Porque aquela estrutura ali, aquele reino, o Reino do Norte, ia ser destruído quando chegasse o Império Assírio. O castigo de Deus seria a destruição daquele reino. 

E aí, destruindo o reino, as pessoas que estavam morando ali foram levadas como escravas. Aí foi um para a Assíria, outro para a Babilônia, outro para o Egito, outro para a Assíria, outro para Moabe, outro para Edom. Então eles se espalharam. 

Aquela unidade daquele povo não existia mais. Deixou de existir, porque Deus enviou os profetas, os profetas avisaram do que eles estavam fazendo de errado, e eles não ouviram a palavra de Deus, e aí veio a consequência de Deus, a disciplina de Deus sobre o povo dEle, de ele ser espalhado pelas nações. 

A dissolução, a divisão ali de um para cada lado é consequência da dureza do coração. Coração duro, né? Coração duro é aquele coração que você fala, fala e a pessoa não está nem aí, né? E aí Oséias está alertando mesmo que isso é que vai acontecer com eles. Se eles continuarem sem ouvir a palavra de Deus, virá disciplina sobre a vida deles.


-

Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.

TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO

-

Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).

- https://bit.ly/ECLESIOLOGIA

-

@oikodomen

-

ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO

-

Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE

-

Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS

-

Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE

-

15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA

-

Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão 

- “Vida por um olhar” -  piano por Denise Falavinha -

https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ

-

A imagens e músicas geradas com ajuda de inteligência artificial 

utilizaram os seguintes programas: Gemini, Lovart AI, Mureka, Suno AI, além da ajuda do https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/.

-

Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com

-

A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos 

não implica em concordância com todas as suas ideias, 

nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.

-

ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:

Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA

O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM

Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo

Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y

-

ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html

Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html

Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html

Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html

Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html

É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/06/e-ja-ultima-hora-vem-o-anticristo-1jo.html

-

ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:

Morte - Indiscriminada - Pérolas 3a Parte - https://youtu.be/G-QuzcIvTUg

Crise, arrependimento e restauração - Joel 1-3 - Estudo Bíblico 29 - https://youtu.be/ErEr1KADEl0

A tolice da soberba  - Obadias 1 - Louvores IA 25 - https://youtu.be/EEN2s4eoAQU

Pregador sem amor - Jonas 1-4 - Louvores IA 26 - https://youtu.be/9X1x_KqZbmo

Uma difícil chamada - Oséias 1-3 - Estudo Bíblico 30 - https://youtu.be/dZH6tER8QfQ

Uma contenda com Deus - Oséias 4-6 - Estudo Bíblico 31 - https://youtu.be/wfwuBqEWUAg

O distanciamento de Deus e as suas consequências - Oséias 7-9 - Estudo Bíblico 32 - https://youtu.be/ZfjuDyfDZiA