25/11/2025

Consequencias do pecado - Amós 4-6 - Estudo Bíblico 35

 

Consequencias do pecado - Amós 4-6 - Estudo Bíblico 35


Lá no capítulo 4, ele fala uma sequência de catástrofe, de juízos, de castigos que Deus deixou cair sobre aquele povo. Fala uma sequência aí no capítulo 4. Pode botar lá no capítulo 4. Teve seca, teve gafanhoto, teve fome, teve destruição, teve um monte de coisa, teve até peste, doenças, incêndios, teve muitas coisas. 

Em todas essas coisas, era Deus chamando as pessoas para acordarem, para se despertarem do seu pecado, se arrependerem. Só que lá no versículo 11:

Subverti a alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. (Am 4:11)

Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e a Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio. Contudo, o que eles fizeram? Se converteram? Não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Com tudo isso que Deus fez, todas essas disciplinas de Deus sobre o povo, ainda assim, continuaram endurecidos no seu coração sem se arrepender do seu pecado. 

Lembrei até lá do Egito. Deus mandando dez pragas e o Faraó ainda não liberava o povo. Praga atrás de praga e continuava com o coração cada vez mais duro. Tem pessoas que ao invés de se despertar, que ao invés de se quebrantar, não quer se libertar, ainda fica com raiva de Deus. 

Aí danou-se, né? Se a pessoa ao invés de se quebrantar, de cair em si, que isso está acontecendo porque me afastei de Deus... Ao invés dela fazer isso, ela vai começar a ficar com raiva de Deus, aí que ela vai caindo mais ainda, né? Porque o único que pode libertar a gente é Deus. Se a gente não se volta para Deus, não tem esperança. Você vai esperar em quem? Quem que vai te libertar se não for Deus?


Quer dizer, vocês foram pra guerra, vocês perderam, tava lá aquele monte de soldado morto, mesmo assim vocês não se converteram. Então, isso aqui, essa palavra, nos alerta do perigo do Coração endurecido, né? Coração endurecido é a maior desgraça do ser humano. Porque o coração endurecido pode acontecer o que for que a pessoa continua não se volta para Deus. Mesmo ela estando sendo quebrantada na sua vida, sua vida estando sob disciplina de Deus, ela não se volta. Então, é a pior coisa do mundo. 

Porque se você passar por uma tribulação com o coração quebrantado, Em breve, aquela tribulação vai servir para você se aproximar de Deus e para Deus te dar libertação. Você vai buscar a Deus e Deus vai te libertar. 

Mas, se você passa pela tribulação com o coração endurecido, aí aquela tribulação não vai servir para nada e você ainda vai se afastar mais ainda de Deus, porque você vai ficar com raiva de Deus, porque Deus não te livrou. Então, a pior coisa que pode acontecer é isso, é você endurecer o seu coração pelo juízo de Deus na sua vida. Essa é a pior coisa que pode acontecer.


Vocês foram como um tição arrebatado do incêndio. O que quer dizer o quê? É um pedaço de madeira que eu consegui salvar lá da minha casa. Salvei só um pedacinho de madeira, que não queimou totalmente. Foi esse o nível do castigo de Deus sobre Israel. Mesmo assim, não se converteram.

E aí, qual é a consequência? O versículo 12 aí, Amós 4, 12. Se você continuar se endurecendo com o seu coração, qual vai ser a consequência? O que está escrito?


Portanto, assim te farei, ó Israel, e porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com teu Deus. (Am 4:12).


Então, já que é assim, então se prepare para se encontrar com Deus. Isso daí, Tem gente que fala assim, ah, Jesus vai demorar pra voltar. Tem gente que fala isso, vai demorar muito pra ele voltar. Pode até demorar, Jesus pode demorar pra voltar. 

Agora, uma coisa que não vai demorar pra acontecer é o nosso encontro com Deus. Porque no dia da nossa morte, nós nos encontraremos com Deus. Então, se prepara aí. Já que você, ó, eu dei todos esses avisos pra você. E você, mesmo assim, não se arrependeu, se prepara pra se encontrar comigo. Essa é a mensagem de Amós aí, pra aquele povo.

Agora, pergunta, uma pergunta. Lá no capítulo 5, Amós vai falar de umas coisas que eles faziam, só que não adiantava muito. 

Eles davam muita oferta, eles faziam culto com muita gente, uma multidão, e nesse culto tinha muita música, tinha muitos louvores. Aí, no capítulo 5, que a gente acabou de ler, você acha que, para Deus, isso é suficiente ou não? Não, né? 

Porque assim, Deus não é enganado pelo nosso culto. Nosso culto não compra a Deus. Nosso culto tem que ser uma coisa que eu faço espontaneamente porque eu amo a Deus. Amém? Maravilhoso! 

Agora, não é porque você está louvando, está dando oferta, está frequentando lá o culto, que isso prova que você está bem com Deus. Porque Deus não se importa com o externo, né? Deus olha o coração. O externo só serve para os homens. A pessoa vai olhar assim, ah, você está lá frequentando, está orando, está dando oferta, está louvando, Esse aí é de Deus, não é? Mas, o coração só Deus está vendo. 

O que vale para Deus é o coração. E, aí, Amós 5, ele fala sobre isso, que aquele povo, esse povo que Amós está repreendendo, veja bem, se você olhando de fora, você não ia achar que ele era um povo ímpio, porque eles têm o culto, eles frequentam o culto, eles dão oferta, eles louvam lá no culto. 

Olhando de fora, você acha que eles têm comum com Deus. Porque você está vendo lá, o pessoal se reunindo, o pessoal lá louvando a Deus, mas Amós está dizendo, para Deus isso aí não vale não. O que vale é a verdade do coração.

Tem a questão do misericordioso, a pessoa misericordiosa, que é a misericórdia de Deus, Jesus demonstrou isso lá no Mateus 25, não tem aquela parábola de Mateus 25? Jesus chegou no dia do juízo final e falou assim, bem-vindos vocês, que eu tive fome, me destes de comer. Eu estava nu e vocês me vestiram. Eu estava doente e vocês me visitaram. Eu estava na prisão e vocês foram me ver na prisão. Quando é que a gente fez isso? Quando você fez isso ao pequenino, ao seu irmão, ao meu pequenino. 

E vocês que não fizeram, vocês que viram a pessoa com fome e não ajudaram, viram a pessoa sem roupa e não deram, viram a pessoa lá doente e não a visitaram, vocês não fizeram, para mim que vocês não fizeram. 

Veja bem, esse Mateus 25, essa parábola de Jesus aí, parábola não, é profecia de Jesus sobre o Jesus final. Essa profecia de Jesus sobre o Juízo Final, ele não falou assim, bem-vindo quem frequentou muito culto, quem deu muita oferta, quem cantou muito louvor, não falou isso não, falou quem ajudou o próximo. 

Quem ajudou o próximo é quem é de verdade meu, que tem o meu amor no coração, vai demonstrar isso ajudando o próximo. Não é o fazer culto que vai provar que a pessoa é de Deus. O que prova que a pessoa é de Deus é se ela estende a mão para ajudar o semelhante.

Então, Amós 5 está falando sobre isso. Para as pessoas acordarem que não é eles fazendo um culto que Deus vai voltar para eles. Tem que mudar o coração e mudar a atitude deles para com o próximo.

Bom, e tudo isso é o que o Amós tá falando aqui. Ele falou que eles publicam as ofertas E ele fala que eles fazem muitos cultos, se reúnem, e nesse culto tem muito louvor. 

Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me exalarão bom cheiro.
E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.
Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.
Am 5:21-24

Isso é Deus falando para o povo. Quer dizer, não adianta você fazer um monte de culto. Vamos fazer culto aqui todo dia, de manhã e de noite. É isso aí que vai fazer Deus nos perdoar nossos pecados. Não, não é isso não. 

O que vai trazer a misericórdia de Deus é você mudar a sua maneira de tratar o próximo. 

E aqui no 22. Ainda que me ofereçais holocaustos ou ofertas de manjares, não me agradarei delas, nem me atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. 

Então o pessoal tava achando que dando muita oferta a Deus ia agradar a Deus, ia comprar a Deus. Eu falei, não, você não me compra com oferta. 

E no 23, o louvor agora, no 23, afasta de mim o estrépito dos seus cânticos, porque não ouvirei a melodia dos teus instrumentos. Então a pessoa cantava muito lá, cantava muito louvor, ó, Deus tués  maravilhoso, Deus, nós te amamos e tal, tudo de boca. Só que o que Deus queria é que no trato com o próximo, que eles fossem misericordiosos, tratassem o próximo com o amor que Deus nos trata. 

Lá no versículo 7, ele fala, vocês convertem o juízo em alôsna e deitais por terra a justiça. Quer dizer, se fazia tudo isso, fazia muitos cultos, fazia muitas orações, fazia muitas ofertas, fazia muitos louvores, mas na sociedade ali não tinha justiça. Ali era só exploração, era só ganância, explorando os pobres e enriquecendo em cima dos outros. 

Lá no capítulo 6 capítulo 6 versículo 4 O que ele fala? Continuando o mesmo assunto. Falando daquele povo ali, daquela elite do povo que fazia culto a Deus, louvava, dava oferta, mas a vida dela era uma vida de materialismo. Era uma vida mundana. 

Ai dos que dormem em camas de marfim, e se estendem sobre os seus leitos, e comem os cordeiros do rebanho, e os bezerros do meio do curral;
Que cantam ao som da viola, e inventam para si instrumentos musicais, assim como Davi;
Que bebem vinho em taças, e se ungem com o mais excelente óleo: mas não se afligem pela ruína de José;
Portanto agora irão em cativeiro entre os primeiros dos que forem levados cativos, e cessarão os festins dos banqueteadores.
Am 6:4-7

Então é um povo o seguinte, que ele estava na prosperidade financeira, E eles estavam vivendo essa vida em que você pega o seu dinheiro e você gasta só em luxo inútil. Eles estavam construindo camas de marfim. A cama para você dormir precisa ser de marfim? Não, podia ser só de madeira, mas tem que ser de marfim. 

Porque ele é rico, porque ele pode, porque ele está com dinheiro ali sobrando. Ele gasta dinheiro em cama de marfim. Enquanto estava cheio de pessoas passando necessidade em volta dele, que eles não ajudavam. E aí eles gastavam o seu dinheiro com festa, com bebida, com música, compravam os perfumes mais caros. 

Aí ele fala, vocês não se afligem pela quebra de José. Vocês não estão vendo que o povo está afastado de Deus. Isso não incomoda vocês, porque para vocês está tudo bem. Vocês vão lá para o culto, vocês louvam, dão oferta, vivem uma vida de luxo, vivem uma vida materialista. Para vocês está tudo certo. 

Vocês acham que alcançaram, né? Vocês já estão no paraíso na Terra, né? Mas não, vocês estão distante de Deus. E vocês não se incomodam, vocês não enxergam a ruína que vocês estão. Porque o problema é que, como a gente lembrou lá do Mateus 25, Jesus está olhando para a maneira como você trata os outros. Essas pessoas tinham essa riqueza, tinham essa opulência, tinham esse luxo, em cima da exploração dos outros, em cima da exploração dos pobres, que a gente leu lá no capítulo 4 e no capítulo 5.

Vamos voltar lá no capítulo 4, versículo 1. O que que estava desagradando a Deus naquele povo? Se o povo lhes dava oferta, fazia culto, fazia os louvores, estava bem, prosperamente, estava rico. Mas o que que estava desagradando a Deus aí? Amos 4, 1. 


Ouvi esta palavra vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis aos pobres, que esmagais os necessitados, que dizeis a vossos senhores: Dai cá, e bebamos. 
Am 4:1.

Então Amós diz ali a raiz, o grande desagrado de Deus com aquele povo ali. Vocês oprimem os pobres e quebratam os necessitados. Se Deus abençoar alguém materialmente, o que a pessoa tem que fazer com essa benção material dela? Ajudar o outro.

Veja bem, existe necessidade. tem a sua necessidade pessoal, você precisa comer, vestir, você precisa morar, e tem a necessidade da sua família, das pessoas que estão próximas de você, que moram com você, você tem que sustentar seus parentes, que é a nossa obrigação. 

Mas, se Deus te abençoou ao ponto de que você já tem o necessário para você e para a sua família, aquilo que sobrar, pela Bíblia, não é para eu estar gastando com bobeira, com bobagem.

Porque, à minha volta, tem pessoas precisando. Então, eles eram pessoas que tinham enriquecido, mas eles não estavam satisfeitos, continuavam oprimindo os pobres para enriquecer cada vez mais, em cima dos pobres. E aí, essa é a raiz aqui. 

Amós está dizendo qual é o grande problema daquele povo. Não adianta eles fazerem culto, fazer oração, fazer louvor, dar oferta, que isso não ia agradar a Deus se eles não mudassem o modo de tratar o próximo, de tratar os pobres também, os necessitados. 

Vamos lá para Efésios, capítulo 4. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o que eu faço com os meus recursos materiais. Se Deus me abençoou, eu consegui, não estou mais passando necessidade. Eu tenho o necessário para mim e para minha família. O que eu faço agora com o recurso que está além da minha necessidade, que Deus me concedeu? Capítulo 4. O versículo 28. Me diz o que está escrito aí, Efésios 4, 28, que diz o que a gente tem que fazer com aquele recurso financeiro que sobrou além do necessário da nossa vida?


Aquele que furtava, não furte mais. Antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Ef 4:28


Então, você trabalha fazendo com as mãos o que é bom, para quê? Para gastar com o luxo inútil? Para gastar com vaidade, com futilidade, para a sua vida toda você ficar só nas riquezas, nos prazeres, no lazer? É para gastar dinheiro tudo com isso? Como é que está escrito aí? 

Trabalhe fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir. Então, isso aqui é a palavra de Deus. Efésios 4, 28. Você trabalha pra você ter o que repartir. 

Então, quando você já atendeu a sua necessidade da sua família, aquilo que sobrou, eu tenho que olhar pro lado e pensar: "quem tá precisando disso aqui"? Pra quem isso aqui pode ser útil? 

Eu trabalho pra ter o que repartir. E, com certeza, sempre existe alguém mais pobre que a gente. A gente não é a pessoa mais pobre do mundo, nenhum de nós. Então sempre vai ter alguém precisando, mesmo que você diga "mas eu sou pobre", ok, você é pobre, mas tem alguém mais pobre que você, com certeza. Tem alguém perto de você que é mais pobre, que você pode ajudar.

Aí ela está usando mal o dinheiro, né? Está usando mal. Se ela comprou com bobeira e não com o necessário em primeiro lugar, com necessidade em primeiro lugar, então ela está usando mal o dinheiro dela, né? Tem até uma passagem em Isaías que fala uma coisa semelhante. Por que você gasta o dinheiro naquilo que não é pão? 

Primeiro lugar, as coisas necessárias, as coisas básicas, depois você vai gastar como bobeira, se for para gastar, se é que é para gastar, porque Efésios 4.28 diz, você trabalha para você ter o que repartir, você quando tiver sobrando alguma coisa, você tem que falar assim, quem eu posso ajudar com isso aqui? Para quem isso aqui seria útil? Você tem lá 30 camisas, 30 calças, que você usa só 10, você usa só 5, tá lá sobrando no seu armário, é bom distribuir, né? É bom ver o lugar que recebe essas roupas aí pra distribuir pra quem tá precisando de roupa. 

Amós. Capítulo 6. Continua essa questão aí, Amós capítulo 6, versículo 13 ele fala assim:

Vós que vos alegrais do nada, vós que dizeis: Não é assim que por nossa própria força nos temos tornado poderosos? Porque, eis que eu levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o Senhor, o Deus dos Exércitos, e oprimir-vos-á, desde a entrada de Hamate até ao ribeiro do deserto.
Am 6:13,14.

Então, você que pensa que está tudo bem, você que acha que pode ficar vivendo essa vida fútil, essa vida materialista, essa vida superficial, um belo dia, Deus vai chamar a responsabilidade. 

Vocês que se alegam do nada, eles estão lá vivendo aquela vida só de só de festa, só de gastança de dinheiro, não ajudava os outros em volta deles. Em breve momento vai chegar um povo aí que vai oprimir vocês desde o norte até o sul, o território todo, desde Hamate até Planície. Quer dizer, o território todo de Israel ia ser oprimido por um povo que Deus ia levantar ali para eles acordarem para a vida. 

Infelizmente, hoje a gente está vivendo exatamente esse momento aqui, que as pessoas acham que viver é isso, viver é gastar dinheiro com futilidade, gastar dinheiro com bobagem, gastar dinheiro com luxo. Não, se você tem alguma coisa, é pra você ajudar o outro, pra você ajudar o próximo.

Agora, preste atenção. Lucas 16, o cara que é salvo, é um mendigo. E o rico vai para o inferno. Então, como é que é esse negócio aí de que a pessoa que é servo de Deus não pode passar necessidade? Não, pode sim. 
O mendigo que foi salvo, quem foi salvo foi o mendigo. Então, assim, não é porque você está na pobreza que você não é de Deus, que está amaldiçoado. Não é assim, não. Não é assim as coisas, não. 

Às vezes a pessoa sofre uma pobreza, uma necessidade, uma circunstância da vida, que às vezes ela nem tem culpa. Ela já nasceu lá na pobreza, não conseguiu se reerguer, não aproveitou a oportunidade, ou aconteceu uma tragédia, Ou fica doente, o pai dela fica doente, a mãe dela fica doente. E aí, ela passa necessidade por alguma circunstância da vida. 

Mas não é porque ela é amaldiçoada, não. Porque o mendigo que foi salvo. E aí, o próspero, o próspero foi para o inferno. Lá em Lucas 16. 

As coisas de Deus, a nossa relação com Deus, não é medida pelo nosso material. 

Exatamente esse povo para quem Amós está falando, está falando para pessoas ricas. Eles são ricos e estão afastados de Deus. Amos está chamando eles para se arrependerem dos seus pecados e voltarem para Deus. 

Mas eles são ricos. Então eles podem pensar assim, se eu estou sendo abençoado materialmente, então é porque Deus está bem comigo. Deus não está mal comigo. Eu estou rico. Se eu estou rico é porque Deus está do meu lado. E não é verdade. Não é verdade. Não é porque a pessoa é rica que Deus está do lado dela. É assim que eles pensam.

E a gente leu Efésios 4, 28. A gente trabalha, nós trabalhamos para ter o que repartir. O objetivo de você ter recurso é para você ter como ajudar os outros. Não é pra você gastar com bobagem não, né? Com roupa de marca, com sei lá o que, com ostentação, isso aí tudo é futilidade. Isso aí mostra onde tá o seu coração, né? Se você gasta seu dinheiro com ostentação, seu coração tá na terra. Seu coração não tá no céu.

-

Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.

TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO

-

Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).

- https://bit.ly/ECLESIOLOGIA

-

@oikodomen

-

ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO

-

Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE

-

Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS

-

Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE

-

15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA

-

Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão 

- “Vida por um olhar” -  piano por Denise Falavinha -

https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ

-

A imagens e músicas geradas com ajuda de inteligência artificial 

utilizaram os seguintes programas: Gemini, Lovart AI, Mureka, Suno AI, além da ajuda do https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/.

-

Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com

-

A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos 

não implica em concordância com todas as suas ideias, 

nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.

-

ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:

Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA

O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM

Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo

Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y

-

ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html

Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html

Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html

Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html

É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/06/e-ja-ultima-hora-vem-o-anticristo-1jo.html

Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html

-

ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:

Pregador sem amor - Jonas 1-4 - Louvores IA 26 - https://youtu.be/9X1x_KqZbmo

Uma difícil chamada - Oséias 1-3 - Estudo Bíblico 30 - https://youtu.be/dZH6tER8QfQ

Uma contenda com Deus - Oséias 4-6 - Estudo Bíblico 31 - https://youtu.be/wfwuBqEWUAg

O distanciamento de Deus e as suas consequências - Oséias 7-9 - Estudo Bíblico 32 - https://youtu.be/ZfjuDyfDZiA

Exortação ao arrependimento - Oséias 10-14 - Estudo Bíblico 33 - https://youtu.be/FLxoJ5lkCkI

Assumindo uma atitude diante de uma terrível descrição - Amós 1-3 - Estudo Bíblico 34 - https://youtu.be/3HF0Kq0jG78

Consequencias do pecado - Amós 4-6 - Estudo Bíblico 35 - https://youtu.be/MD53THS2QQg