17/11/2025

Crise, arrependimento e restauração - Joel 1-3 - Estudo Bíblico 29

 

Crise, arrependimento e restauração - Joel 1-3 - Estudo Bíblico 29



O livro de Joel tem três capítulos. E é interessante que ele é bem dividido. No primeiro capítulo eu tenho o problema. Tem um problema. Começa com um problema. No segundo capítulo do meio eu tenho a exortação. A exortação do profeta. E no terceiro capítulo eu tenho a resposta de Deus. a maior parte, claro que está misturado no meio dele, mas ele é bem divididinho assim, tem três partes, ele começa falando do problema, fala da orientação do profeta, e fala da resposta de Deus. 

Problema, orientação e resposta. Então essa estrutura dele, ela é bem simples, é um assunto só do livro, e nesse assunto a gente vai aprendendo várias coisas em cima dele. Primeiro o problema, depois a exortação, depois a resposta de Deus. O povo está com um problema sério, o profeta dá uma orientação para o povo e tem a resposta de Deus. Um, dois, três. É assim. Entendeu? De um problema você vai até a resposta. O livro é bem simples. Ele tem um problema que aconteceu com o povo de Deus, no capítulo 1. No capítulo 2, tem a orientação do profeta pro povo. No capítulo 3, tem a resposta de Deus. 


JOEL 1 - O PROBLEMA

E qual era o problema? O problema está lá no capítulo 1, versículo 4. 

O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.

Jl 1:4

O que que é isso? Qual animal aparece aí? Gafanhoto. Se você tem uma plantação, antes de você colher, vem uma nuvem de gafanhoto, come tudo. Como é que vai ficar o povo?

Sem alimentação. Sem comida. Passar fome. Esse é o problema. Aconteceu isso. Teve uma praga de gafanhotos em Israel. Aí o povo estava passando fome porque não teve colheita. E junto com a praga de gafanhotos, aconteceu outra coisa. Lá em Joel capítulo 1, versículo 19 e 20.

A ti, ó Senhor, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo. Também todos os animais do campo bramam a ti; porque as correntes de água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

Jl 1:19,20.


Então, olha só, já teve o problema dos gafanhotos, comeram a colheita. Qual o segundo problema que apareceu aí, no versículo 19? O fogo consumiu os pastos. Abrasou toda a árvore do campo. Teve uma praga de gafanhotos e teve incêndio. E depois aconteceu mais o quê? Teve a praga de gafanhoto, teve incêndio no campo e os rios se secaram. Então, gafanhoto, incêndio e seca. E como é que ia ficar? Como é que ficou o povo com isso aí? Se acontecesse isso? Sufoco, né? Passando fome, passando sede, sem dinheiro, porque não tem comida para vender.

Qual é a orientação do profeta? É o que a gente vai ver no capítulo 2. 

Uma reflexão aqui no capítulo 1 de Joel. 

Nesse mundo que a gente vive, podem acontecer desgraças, catástrofes? Pode acontecer? Está acontecendo. E pode atingir a gente? Ou a gente é super-homem, não atinge nada, não atinge a gente? Pode atingir a gente, né? Não viu ontem o vento de ontem? Às vezes na cidade do Rio de Janeiro é enchente, né? Tem enchente. Poderia acontecer qualquer outra coisa. Nesse mundo acontece tudo isso. 

Quando Deus criou o mundo não era assim, né? Lá no paraíso não tinha furacão, não tinha seca, não tinha... enchente, não tinha incêndio, não tinha morte, não tinha doença, não tinha nada de errado no paraíso. 

Mas o pecado do ser humano amaldiçoou a Terra. Tudo que existe de ruim no mundo vem como uma fonte daquele primeiro desvio do ser humano. O ser humano saiu do propósito de Deus, ele corrompeu a si mesmo e corrompeu a natureza. 

Porque Deus colocou o ser humano como o governante da criação. Ele é o cabeça da criação. Se o cabeça se desvia, o que vai acontecer com o corpo? Também se desvia. O que o cabeça faz atinge o corpo. 

Não adianta a gente ficar reclamando que a gente não tem culpa. Ah, não tenho a culpa de Adão e Eva. Não, não adianta. O mundo é assim. 

Você está lá no ônibus. O motorista faz uma besteira lá, bate o ônibus. Vai afetar você ou não vai afetar? Se você é passageiro, vai afetar. Mas você tem culpa? Não. Você não tem culpa. Quem tem culpa é o motorista. 

Você está dentro do avião, o piloto faz uma besteira lá, o avião cai. Vai atingir as pessoas. 

Porque o mundo é assim. Existe o cabeça e o que o cabeça faz é influenciar o corpo. Quando você está lá no passageiro do ônibus, passageiro do avião, passageiro da barca, o cabeça de vocês é o motorista, é o piloto. O piloto, o comandante ali, ele é o cabeça. Se ele fizer uma besteira lá, todo mundo vai junto. 

Então, assim, é o mundo. Deus colocou Adão como o cabeça da raça humana. Ele fez besteira, a besteira dele afeta toda a raça humana até hoje. E lá em 1 Pedro 3, falo o seguinte: aguardamos o novo céu e nova terra nos quais habita a justiça. 

Então, neste mundo em que acontecem desgraças, acontecem essas coisas porque não há justiça, porque o ser humano está afastado de Deus. Tudo o que acontece de ruim no mundo é consequência do afastamento de Deus. 

Mas, Deus enviou Cristo para redimir este mundo, como diz lá em João 4. Ele é o salvador do mundo. Ele não é o salvador só do ser humano. Ele é o salvador da criação também. Porque ele vai criar um novo céu e nova terra nos quais habita a justiça. Quando Jesus criar o novo céu e nova terra, não vai existir mais morte, não vai existir mais doença, não vai existir mais desgraça, vulcão, terremoto, furacão, essas coisas todas. Assim como era no jardim do Éten antes. Ele vai restaurar a plenitude da criação e a comunhão do ser humano que tiver sido salvo por ele com Deus. 

Mas, enquanto isso, enquanto Jesus não cria o novo céu e a nova terra, enquanto esse mundo está sendo salvo... Porque ele não foi salvo ainda, ele será salvo, ele está sendo salvo. E nós convivemos no meio disso, nós estamos sujeitos a isso nessa vida. Ninguém, só porque se tornou cristão, ninguém fica imune. Ninguém vira super-homem. Se vier a bala, atinge a gente. 

Ninguém vira Jesus também. Ninguém vira perfeito. Todos nós estamos na luta. A santificação é gradual. Não é? A santificação é gradual. Temos que nos esforçar, com certeza. Porque Ele nos salvou para nós que nos tornamos semelhantes a Ele. Ele tem um objetivo, tem um alvo. Eu saio daqui onde eu estou e vou para outro lugar. Eu vou caminhar em direção a Ele. Ele tem o propósito de que a gente seja igual a Ele. Por isso que Ele nos salvou. Ele não nos salvou para a gente ficar no pecado. 

As pessoas tem esse ditado: Venha como está, mas não permaneça como está. Quando Jesus chama para você crer nele, crer que ele morreu na cruz pelos seus pecados, para você ser salvo por essa fé, ele chama você como está, a pessoa do jeito que ela for, seja ela criminosa, seja ela uma pessoa má, perversa, não importa. Jesus chama todo mundo. Mas, depois que você vai para Jesus, Jesus vai transformar o seu coração, de dentro para fora, vai haver uma mudança. Ele não chamou a gente para ficar conivente com o pecado e descansado no pecado. De jeito nenhum. Ele ama o pecador. Ele ama o pecador, só que não ama o pecado. Exatamente. Está certo. Ele odeia o pecado, mas ama o pecador. 

Mas o texto está falando dessa situação. Aquele povo lá não era povo de Deus? Israel era povo de Deus. Ele conhecia a palavra de Deus, ele tinha o sacerdote, tinha o templo, tinha os cultos, tinha o sacrifício, estava tudo certo. Mesmo assim, aconteceu a praga de gafanhotos, aconteceu a seca, aconteceu o incêndio, e eles sofreram uma desgraça neste mundo, porque este mundo está caído. 

Não é porque a gente é povo de Deus que a gente está livre de acontecer essas coisas com a gente. Porque se tiver um terremoto aqui, todo mundo vai ser atingido. Se tiver seca, se tiver enchente, tiver doença, como teve pouco tempo atrás da pandemia, todo mundo foi atingido. Crente ficou doente, não crente ficou doente também. Todo mundo. Porque esse mundo está caído, o mundo está corrompido. O mundo precisa ter salvação. Esse mundo que nós estamos.


JOEL 2:1-17 - A SOLUÇÃO


O pedir ajuda a Deus é justamente o que o profeta vai falar. Capítulo 2, lembra que a gente falou o seguinte, tem três capítulos no livro de Joel. Capítulo 1 é sobre o problema. Capítulo 2 é sobre a orientação do profeta. Capítulo 3 é sobre a resposta de Deus. Então, Capítulo 2 é a orientação do profeta. 

O mundo, ele é mau. O mundo tem essas desgraças. Nós estamos sujeitos a isso. Qualquer um de nós pode sofrer catástrofes. E se acontecer uma catástrofe com o nosso povo, a gente está no meio do povo e vai ser atingido. 

Mas, a gente tem um Deus que é todo poderoso. Se a gente crê no poder de Deus, então eu creio que esse mesmo Deus que nos salvou, ele também tem poder para nos ajudar nos nossos problemas que nós temos no mundo. 

Lá no capítulo 2, versículos 12 a 14. Começando aqui então a orientação do profeta, diante da desgraça, diante da catástrofe, diante do problema no meio do povo, do problema na sociedade, o que o povo de Deus tem que fazer?

Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?

Jl 2:12-14


A orientação é buscar a Deus. Tal como em Êxodo 2 fala que o povo clamou a Deus, aí Deus enviou o libertador, que foi Moisés. Mas a solução é essa aí. O mesmo exemplo. O povo está na escravidão no Egito. Mas, quando eles começaram a a clamar a Deus, Deus interveio e trouxe a libertação. 

Então, aqui no livro de Joel, ele está contando uma história que aconteceu uma desgraça na nação. Veio o gafanhoto, veio a seca, veio o incêndio. Mas, se vocês buscarem a Deus, Deus vai intervir. Deus vai ter misericórdia da gente e vai sarar a nossa nação. Como diz lá em 2 Cronicas, quando Salomão vai inaugurar o templo, ele faz uma oração para Deus, para Deus consagrar aquela casa, e Deus responde para Salomão, se o povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar, eu ouvirei desde o céu, perdoarei seus pecados e salarei a sua terra

Então, Deus pode intervir. Deus quer de nós uma busca, né? Deus quer de nós um posicionamento, né? Uma entrega, uma reverência a Ele, né? Eu entregar a situação, porque, assim, tá acontecendo uma desgraça aqui, né? Tem vários problemas aqui no nosso meio. Aí eu confio, confio no governante, confio na polícia, confio no assistente social, confio em não sei quem, confio no empresário, confio lá na instituição beneficente, confio em mim mesmo, confio na minha organização, vamos resolver, vamos lá. Mas e Deus na história? 

Embora a gente possa e deva agir, a gente possa e deva... aproveitar a ajuda de órgãos do governo, instituições, tudo, mas quem tem que estar em primeiro lugar é Deus. Quem traz a solução é Deus. Então, existe essa questão aí hoje, que a pessoa, como a gente falou na pregação lá em Oséias, as pessoas esquecem de Deus. É tudo o homem confiando no homem. Para o povo de Deus, Deus espera que se coloque Ele em primeiro lugar, e coloque diante dEle os seus problemas, aquilo que se precisa que Deus intervenha.

Sobre essa questão aí, que a gente tem que colocar pra Deus, se a gente crer em Deus, eu tenho que colocar pra Deus os meus problemas. A gente tem lá em Filipenses 4:6,7: 

Não andeis ansiosos de coisa alguma. Em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas expedições, e pela oração e pela súplica, com ações de graça, e a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente, em Cristo Jesus.


Não esteja inquieto pelo quê? Não esteja inquieto por coisa alguma. Então, não importa o assunto. Qualquer assunto que perturba a nossa mente, você tem que colocar diante de Deus. Não andeisansiosos, não andeis inquietos por coisa alguma, mas as vossas petições sejam em tudo conhecido diante de Deus. 

Às vezes, tem coisas que a gente nem pode falar para os outros. Problemas internos que a gente tem. A gente não pode contar para ninguém, é só para Deus. E Deus ouve. E Deus intervém. Se a gente colocar nas mãos de Deus, Ele vai intervir. E aí o versículo 7, o que é que falou? O que é que vai acontecer com quem colocar as suas questões diante de Deus?

A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 

Se a gente buscar a Deus para todos os problemas, a paz de Deus vai guardar o nosso coração. Porque eu descansei, entreguei para Deus. Deus está no controle. A gente faz a nossa parte, mas a gente entrega para Deus. Quando a gente entrega para Deus, eu penso que o que vier é lucro. Como diz lá no Romanos 8, 28. Todas as coisas contribuem para o bem daquele que ama a Deus. Porque Deus está no controle de todas as coisas. Então se você ama a Deus, coloca a Deus em primeiro lugar, entrega tudo para Deus, e Deus vai te dar paz.


JOEL 2:18-28- A RESPOSTA DE DEUS


No capítulo 2 de Joel 2:18, ele fala, então o Senhor terá zelo da sua terra e se compadecerá do seu povo. Aí, depois que o povo fizer o que o profeta pediu, para eles se juntarem, para orarem a Deus, clamarem pela questão lá da seca, da praga de gafanhotos, ele diz que Deus vai restituir eles... Joel 2:22,23. Fala o que?

Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força. E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. Jl 2:22,23.


Então, disse que Deus vai fazer descer a chuva e as ervas vão se encher de trigo. Ele vai restituir os anos que foram consumidos pelo gafanho. Você orou, orou, Deus atendeu. É simples assim. Às vezes assim, é tão... maravilhoso, Deus respondendo, que a pessoa nem acredita. 

Tem uma passagem lá de Atos 12, que o Pedro estava na prisão, e a igreja estava orando por ele, para ele ser liberado da prisão, para não ter nada de mal com ele. Aí Deus enviou um anjo e libertou o Pedro da prisão. Aí Pedro foi bater na porta onde estava a igreja reunida. As pessoas não acreditaram. Uma garotinha falou, Pedro que está aqui. Não, não é possível. Não, mas estava orando por isso e não acreditou quando Deus respondeu. 

Então, o Deus faz além do que a gente pede. E é isso que João vai estar falando a seguir. Ele vai fazer tudo isso. Ele vai restituir a plantação, vai restituir a chuva, vai restituir o campo, mas ele vai fazer mais. Vai fazer mais. Tem uma passagem lá em Efésios que fala isso? 

Aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos (Ef 3:20).

Então, o povo estava com um problema. O povo teve o problema lá do gafanhoto, da seca. O profeta orientou o povo a buscar a Deus. O povo buscou a Deus e Deus restituiu. Trouxe a chuva e tirou o gafanhoto. Só que Deus falou o seguinte, eu não vou fazer só isso. Vou fazer mais. Fazer muito mais do que vocês estão esperando. Né? Conforme diz lá o Efésios 3. Deus faz muito mais além do que pedimos ou esperamos? O que é que diz? Qual vai ser a resposta que vai além do que o povo estava esperando? Joel 2:27,28.


E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Jl 2:27-28.


Então, Ele resolveu a questão lá, material, das plantações, mas Ele não ia ficar só nisso. Eu vou dar a chuva, vou dar a chuva que vocês estão esperando, mas Eu vou dar muito mais, Eu vou dar o Meu Espírito. O que vai chover sobre vocês é o Meu Espírito Santo. Eu vou encher vocês do Espírito Santo. 

O plano de Deus é muito maior do que a gente está esperando. O povo só queria poder colher aqui direito. O gafanhoto comeu, quero poder colher de novo. Ele falou, vou dar a chuva, vou restaurar a plantação e vou te dar o meu Espírito Santo. Vou encher vocês do Espírito Santo. 

Isso aí se cumpriu quando? Lá em Atos 2, não é? Em Atos 2. A descida do Espírito Santo em Atos 2. E se cumpriu por meio de quem? Quem é que tinha? Jesus Cristo. Quem tinha que vir para isso se cumprir? Jesus Cristo. Porque Deus... aí eu vou falar... eu complemento o que eu tinha falado. Eu tinha falado que Jesus não apenas salva a gente, mas também salva o mundo. O contrário também é verdade. Jesus não apenas salva o mundo, mas também salva a gente. 

Quer dizer, o povo queria a restauração da Terra. Mas Deus diz: não, mas eu quero mais. Eu quero que vocês sejam cheios do meu Espírito Santo. Eu quero que vocês sejam um povo que ande na minha presença. Eu quero que vocês preguem a minha palavra para as outras nações. Eu vou dar a minha palavra para os seus filhos e suas filhas, os velhos, os novos. Todo mundo vai estar com o Espírito Santo e vai poder pregar essa palavra. A palavra de Deus. 

Como diz lá em 1 Coríntios 15, se a gente esperar em Jesus só nessa terra, nós somos os mais miseráveis dos homens. Que a gente nasce, cresce, morre, cria nossa família, trabalha, daqui a pouco a gente tá envelhecendo e a gente morre. E pra que que a gente veio aqui? Pra que que serviu? Pra nada. Se não existia a vida no futuro, se não existia o céu, se não existia a restauração da criatura com Deus, pra que que serviu toda essa vida aqui? Serviu pra nada. Só uma coisa material que a gente vai e que a gente vem e vai embora. Como um animal ali que surgiu, um animalzinho, vive alguns dias e morre. A gente não é isso, né? A gente é criado à imagem de Deus, à imagem e semelhança de Deus. Deus tem um propósito eterno pra gente, da gente ser reconciliado com Ele e viver com ele pra sempre.

-

JOEL 2:28 - REVELAÇÕES E PROFECIAS NO NOVO TESTAMENTO

Quando diz: 

E acontecerá depois que derramarei o meu espírito sobre toda a carne. E vossas filhas, vossas filhas profetizarão, e vossas filhas sonharão, e vossos jovens terão visões. Jl 2:28.

Isso já aconteceu na época do Novo Testamento. 

Veja bem. Uma coisa é, quando Jesus veio, Ele deu a palavra dEle, certo? O Evangelho, Ele ensinou o Evangelho de Deus. Aí Jesus morreu, ressuscitou, ascendeu ao céu. Com quem ficou a palavra de Jesus? Com os apóstolos. Os apóstolos pregaram sobre Jesus e receberam a doutrina. 

Enquanto os apóstolos estão pregando, Como é que as igrejas iriam saber a doutrina do Novo Testamento? Através dos apóstolos. Só tem 12 apóstolos. Você tem 300 igrejas espalhadas. O apóstolo está aqui, está aqui na Ilha, não está em Campo Grande. O apóstolo está em Duque de Caxias, ele não está em Petrópolis. Entendeu? Ele está em um lugar só. Ele fala ali, e quem está ouvindo é só quem está ali. Então, no começo da igreja, Deus levantou o ministério de profeta, na igreja cristã também. No Novo Testamento existia profeta.

Porque Jesus trouxe uma revelação nova. Só que essa revelação nova ainda não tinha sido registrada nas escrituras, nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, nas cartas de Paulo, nas cartas gerais. Enquanto não foi registrada, como é que a igreja, lá no fim do mundo, vai saber a palavra de Deus? Deus tem que trazer a palavra para ele direto, por meio do profeta. 

Agora é o seguinte, Jesus disse que ia dar a palavra dele para os apóstolos. Certo? Esses apóstolos, que receberam a palavra de Jesus, escreveram os evangelhos, escreveram as cartas. Depois que o apóstolo escreveu a carta, ele precisa continuar falando? Não. Está escrito. O que eles tinham para falar foi escrito. Está entendendo? Está registrado nas cartas, no Novo Testamento. Enquanto eu ainda não tenho o Novo Testamento, eu preciso. Eu preciso do apóstolo falando, e onde não tem apóstolo, eu preciso do profeta recebendo a palavra. 

Porque o Novo Testamento tem muitas doutrinas novas. Tem doutrina sobre quem foi Jesus, sobre qual o sentido da obra de Jesus. Tem mandamentos diferentes que não tinham no Velho Testamento. Então, como é que o povo de Deus, do Novo Testamento, ia saber isso? Por meio das profecias e das revelações. Até lá em 1Corintios 14, ele está regulando essas profecias. Está regulando.

E como é que as pessoas iam entender que Jesus era esse salvador? Precisa de uma palavra ali. Mas depois que foi escrito, escreveu o Evangelho, o Evangelho de Mateus, o Evangelho de João, a Carta de Paulo, tudo o que eles tinham para dizer já estava registrado. 

Então, esse ministério profético de que Joel está falando, ele vai se tornando desnecessário. Porque Jesus é a revelação completa. Está entendendo? Depois de Jesus, não tem nada para acrescentar. O que os apóstolos escreveram, eles estão somente explicando Jesus. Tudo o que está escrito no Novo Testamento é para explicar quem Jesus foi. Então, explicou, está explicado. 

Se existissem novos profetas hoje, aquilo que eles falam tinha que ser acrescentado. Mas terminou a Bíblia no Apocalipse. No livro de João, que é apóstolo, tem a profecia do Apocalipse. E acabou. Não tem livro do pastor Joãozinho, não tem livro na Bíblia do Billy Graham, não tem livro de Charles Spurgeon, não tem livro de nenhum deles. Embora eles sejam servos de Deus, embora Deus use eles, eles não têm novas revelações, eles só explicam a revelação que já foi dada. 

Então depois que Jesus ascendeu ao céu, houve o ministério de profetas no Novo Testamento, porque ainda não tinham as novas escrituras. 


-

JOEL 2:29-32 - SALVAÇÃO

Continuando em Joel 2, Ele disse que ia enviar o seu Espírito Santo, ia enviar a sua palavra, o povo dEle ia espalhar a palavra dEle para as nações. E ia espalhar a palavra para quê? Para salvação. Salvação dEle e salvação do mundo. No versículo 32, ele fala sobre isso aí. Joel 2:32, o que que diz?

E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar. Jl 2:32.

Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Está escrito aqui, todo aquele que cumprir a lei será salvo? Não, né? Todo aquele que for perfeito no seu comportamento será salvo? Não. Todo aquele que invocar o nome do Senhor. 

Às vezes a pessoa tem essa confusão, que a pessoa acha que no Velho Testamento a salvação era pela lei. No Novo Testamento que é pela graça. Nada disso. Isso aqui é Joel. Velho Testamento. Ele está falando que quem invocar o nome do Senhor será salvo. A salvação sempre foi pela graça. Sempre foi pela fé. Eu tenho que crer em Deus. Eu crendo em Deus eu sou salvo. 

A lei de Deus é uma orientação para como devemos viver, para agradar a Deus, para crescer em santificação. Mas a salvação é sempre pela graça mediante a fé. A única diferença do povo do Velho Testamento para a gente, a diferença principal é que eles criam no Cristo que ainda iria vir. E nós cremos no Cristo que já veio. Tanto é que essa mesma palavra aqui, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, que está em Joel 2.32, está escrita lá em Romanos 10. Romanos 10, Paulo falando sobre a fé em Jesus. Quem crê em Jesus será salvo. Porque está escrito todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Lá em Romanos 10, Paulo fala isso. 

Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Rm 10:12,13.

Então, o método de salvação é o mesmo. É crendo pela fé. A salvação não é uma coisa que você conquista. A sua santificação, sim, você progride pelo seu esforço, mas a sua salvação não. A santificação é você melhorando gradualmente, de acordo com a sua obediência a Deus, de acordo com o seu esforço para agradar a Deus e conformar a sua vida à vontade dEle. Ok? Mas a salvação é uma coisa que Deus faz. Salvação não é uma coisa que você pode fazer. Você está lá afogando no mar, precisa de que alguém te puxe. Te puxe lá da água. Você sozinho não consegue sair. Tem que ser Deus. Tem que ser Deus e Ele fez isso enviando a Cristo. Aquele em Quem nós devemos crer.

Tudo aquilo que eles estavam esperando estava se cumprindo ali, nele, né? A partir dele. A partir dele não tem mediador. O mediador é só Jesus. Não tem ponte, não tem pedágio para chegar a Deus. É só Jesus. Quem crê em Jesus será salvo. Como diz lá em Atos 16. Lá o carcereiro perguntou para Pedro e Paulo, o que eu tenho que fazer para ser salvo? Aí ele falou, 

Crê em Jesus e será salvo.  At 16:31

Ele não falou, obedece a lei que vai ser salvo. Não, falou, crê em Jesus que vai ser salvo. Depois que você crê, Deus vai te capacitar e ir melhorando gradualmente, obedecer cada vez mais. Gradualmente. Mas  para a salvação não, a salvação é instantânea. Crer em Jesus está salvo. 

Porque ela foi conquistada não com o nosso esforço, ela foi conquistada com a obra de Jesus. Ele cumpriu a lei em nosso lugar e Ele morreu na cruz pelos nossos pecados. Então, quem crer nEle será salvo, porque Ele está substituindo-o diante de Deus. Quem tinha que estar crucificado é a gente. Porque nós que somos pecadores. Quem tinha que receber o castigo do pecado é a gente. A Jesus troca de lugar conosco para que nós possamos ser aceitos por Deus. É assim que a gente é salvo. Se eu creio nesse salvador, estou salvo. Por quê? Porque Ele que abriu a porta. A porta é Ele que abre. Ele veio para abrir a porta. Eu tenho que passar pela porta para entrar.

Continuando, livro de Joel, lembra que eu disse o seguinte, Deus ia atender a oração do povo, sim, iria resolver o problema lá da plantação, do gafanhoto, da seca, do fogo, iria resolver tudo isso. Mas, Deus disse, vou fazer muito mais do que isso. No capítulo 2, Ele vai falando, Eu vou dar o Meu Espírito Santo, Eu vou dar a Minha palavra, e todo aquele que invocar o Meu nome será salvo.


JOEL 3 - LIVRAMENTO DOS INIMIGOS


No capítulo 3, Ele fala, Eu além disso, Eu vou salvar o Meu povo, Eu vou preservar o Meu povo dos seus inimigos. Eu não vou permitir que os inimigos destruam o meu povo. Quem quiser destruir o Meu povo vai bater de frente na pedra. Como Jesus falou: as portas do inferno não prevalecerão sobre a minha igreja (Mt 16:18). 

Então, se alguém tentar destruir o povo de Deus, o próprio Deus se coloca na frente e não permite que o povo dele seja destruído. E o capítulo 3 de Joel é Deus completando: "Além de tudo isso, ainda vou proteger vocês para sempre. Não vou deixar os inimigos destruírem vocês". Então, a gente pode ler Joel 3:16.

E o Senhor bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o Senhor será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel. (Jl 3:16)


Ele está dizendo, o Senhor brama lá de Sião, Deus é um leão para defender vocês. Se você está com Deus, Deus é um leão para te defender. Os inimigos podem vir e destruir, mas Deus está na frente. 

Isso é o que se cumpriu num episódio lá do Velho Testamento. 

Joel, ele é um profeta lá da época de quando o povo já está voltando da Babilônia. Ele é do povo de Israel na restauração, depois da Babilônia. Lá no livro de Esdras, os primeiros capítulos de Esdras falam sobre esse período. Quem estava na liderança era um homem chamado Zorobabel e tinha um sumo sacerdote chamado Josué. E eles ajudaram a reconstruir a cidade, reconstruir o templo. E aí Joel é dessa época. Em algum momento ali aconteceu essa praga de gafanhoto, essa seca, e ele orientou o povo a buscar a Deus. E tudo isso Deus está respondendo ao povo, Deus dizendo, eu vou salvar vocês dos seus inimigos. 

Pouco tempo depois do retorno da Babilônia, de Zorobabel, de Joel, tem um episódio lá do livro de Ester. O que acontece na história de Ester? Ester ficou lá, na Pérsia. O Império Pérsia dominava o mundo todo. E tinha uma mulher que era judia, chamada Ester, que se tornou rainha. Mas ali no Império Persa tinha um inimigo dos judeus, que era? Hamã. Ele odiava o povo judeu. E aí ele propôs ao rei, rei Assuero, propôs a ele, vamos fazer o seguinte, vamos colocar um dia no ano, um decreto, para nesse dia, Todas as províncias, porque a persa dominava o mundo todo, em todas as províncias o povo judeu ia ser morto, porque ele odiava o povo judeu. 

Mas aí, no decorrer da história do livro de Ester, você lê como a Ester conseguiu denunciar ele para o rei, que prendeu ele e executou ele. Não mudou o decreto, porque não podia mudar o decreto, mas ele fez um novo decreto dizendo, mas os judeus podem se defender. Ele fez um segundo decreto, porque lá na Pérsia ele não podia mudar o decreto, mas ele decretou uma coisa, ele fala assim, é a lei dos médios e dos pérsios que não pode ser quebrada. Aí ele botou um segundo decreto, vai ter esse dia que todo mundo vai se juntar para matar os judeus. Aí um segundo decreto falou o seguinte, mas os judeus podem se defender. Então, eles já sabiam onde ia ser o ataque, e ele permitiu eles se defenderem. E aí se cumpriu essa palavra de Joel. 

Onde Deus fala, em Jerusalém vai haver o livramento (Jl 2:32). E se cumpriu nessa época aí, de Ester. O Senhor foi o refúgio do Seu povo (Jl 3:16). Então, vieram todos os inimigos de Israel para tentar destruí-los, mas Deus impediu, mudou ali o decreto do rei, e Deus capacitou o povo a vencer seus inimigos. Quando aconteceu esse ataque mundial a Israel, contado no livro de Ester, aí diz o livro lá assim, o povo judeu que venceu seus inimigos. Seus inimigos pensaram que iriam derrotá-los, mas eles foram derrotados. Então, a promessa de Deus que veio em Joel, se cumpriu no evento do ataque mundial contra Israel, que está em Ester.

Mas essa promessa permanece. Porque a gente citou a palavra de Jesus. As portas do inferno não vão prevalecer contra a Igreja. Quando se juntarem os inimigos de Deus, contra o povo de Deus, Deus há de libertar e livrar o povo. 


-

Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.

TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO

-

Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).

- https://bit.ly/ECLESIOLOGIA

-

@oikodomen

-

ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO

-

Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE

-

Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS

-

Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE

-

15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA

-

Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão 

- “Vida por um olhar” -  piano por Denise Falavinha -

https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ

-

A imagens e músicas geradas com ajuda de inteligência artificial 

utilizaram os seguintes programas: Gemini, Lovart AI, Mureka, Suno AI, além da ajuda do https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/.

-

Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com

-

A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos 

não implica em concordância com todas as suas ideias, 

nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.

-

ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:

Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM

O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM

Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo

Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y

-

ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html

Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html

Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html

Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html

É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/06/e-ja-ultima-hora-vem-o-anticristo-1jo.html

Mordomia do Corpo - Vida Cristã 2 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/mordomia-do-corpo.html

-

ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:

Mocidade - Pérolas 3a Parte - 89 - https://youtu.be/gXHlCFZO8wc

Afasta de Mim esse teu louvor - Amós 4-6 - Louvores IA 23 - https://youtu.be/NzIW_Kabv7M

Moralidade - Pérolas 3a Parte - 90 - https://youtu.be/Taax1Dq3x28

Mordomia - Pérolas 3a Parte -  91 - https://youtu.be/cCQMZL12WxQ

Morte - Bênçãos - Pérolas 3a Parte - 92 - https://youtu.be/_nn45b0wv4g

Morte - Certeza - Pérolas 3a Parte - 93 - https://youtu.be/0h-tuda1_aUCrise, arrependimento e restauração - Joel 1-3 - Estudo Bíblico 29 - https://youtu.be/ErEr1KADEl0