23/11/2025

Exortação ao arrependimento - Oséias 10-14 - Estudo Bíblico 33

Exortação ao arrependimento - Oséias 10-14 - Estudo Bíblico 33



Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós. (Os 10:12).

-

-

-

A palavra aí, ela é repetida no Novo Testamento lá em Gálatas. Tudo que o homem semeia, isso ele vai colher. Então, semeia coisas boas, semeia a justiça para você colher a misericórdia; semeia o amor para você colher o perdão; semeia a bondade para você colher a bênção. 

Aquele povo estava semeando o mal, semeando o ódio, semeando a divisão, semeando a idolatria, semeando a opressão, semeando a exploração e, em algum momento, eles iriam colher. Vamos ler lá em Gálatas 6, como ele fala exatamente isso. Gálatas 6.

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos." Gl 6:7-9.

Como é que começa aqui essa parte? "Deus não se deixa escarnecer". Deus não se deixa zombar. Porque se aquele povo fizesse o mal, faz o mal, faz o mal... e não tem nenhuma consequência, o que as pessoas iam pensar? "Ah, Deus não está nem aí. E pode fazer à vontade, que não tem consequência, né? Porque não existe castigo de Deus, Deus não pune nada. Não existe Deus".  Deus não existe exatamente (na cabeça deles). 

E aí Paulo fala assim, ó: Deus não se deixa zombar. O que você plantar, você vai colher. Porque se Deus não fizer você colher o que você plantou, Deus está colocando o nome dele para ser desprezado, né? "Posso fazer o mal à vontade, não tem consequência". Não, mas Deus promete que terá consequência. 

Às vezes, a gente nem vê a consequência nessa vida, mas tem a consequência lá no juízo final. Às vezes, tem pessoas que conseguem escapar da justiça nesse mundo. Compra o juiz, ele escapa, faz o crime, ninguém acha que foi ele que fez, mas Deus viu. 

Lá no juízo final vai ter consequência. O que ele plantar, ele vai colher. E Deus não se deixa escarnecer, ou seja, Deus não permite ser zombado de que a pessoa acha que pode viver como quiser e não tem nenhuma consequência. Vai ter a consequência, com certeza.

Com certeza. Porque a justiça do homem é falha. Tem pessoas que não são punidas aqui na Terra. Ninguém pega eles, eles fazem o mal e não chegam neles. Mas para Deus não. Mas ele sabe que cedo ou tarde, né? Com certeza.

-

-

-

" Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta." Os 11:7.

Olha só, a pessoa é chamada de povo de Deus, faz parte do povo de Deus, mas a inclinação dele ainda é se desviar de Deus. E aí fala aqui: eles clamam ao Altíssimo, mas nenhum o exalta. O que está falando? São pessoas que são do povo de Deus e fazem orações, só que nenhum exalta de verdade. 

Quer dizer, existem pessoas que são essas pessoas que Jesus está falando, que fazem o mal, e estão dentro do povo de Deus, ainda participam do culto e fazem orações, e ninguém vê, porque só quem sabe o mal que há na vida dela é Deus. Porque para fora, a pessoa de fora é uma pessoa boa, é uma pessoa justa, é uma pessoa que tem fé e tal. Porque "eles clamam ao Altíssimo", está dizendo aqui, mas nenhum o exalta. Ou seja, a oração deles é só da boca para fora. 

É porque é uma coisa fingida. É uma coisa forçada, é uma coisa só de palavras. E é mais para os homens verem. É igual aquele povo lá que Jesus criticou lá no Sermão da Montanha, que faz as orações para serem vistos pelos outros. Se fosse para Deus, sincero, ele não precisava nem fazer em público, podia fazer na porta do quarto fechada, entre ele e Deus. Agora, entre ele e Deus não acontece nada, porque ele só faz a coisa para os outros verem, é só externo. Na vida real dele com Deus não existe.

-

-
-

No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e pela sua força como príncipe se houve com Deus. Como príncipe lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco." (Os 12:3,4)

No capítulo 12, versículos 3 e 4, aqui tem uma coisa interessante, que ele pega lá da história do povo, antes do povo ser povo. Porque o povo de Israel veio de quem? De quem que eles nasceram? De qual pessoa humana que eles descenderam? Jacó. Jacó teve 12 filhos, cada um dos 12 filhos virou uma tribo. Então, ele está falando com esse povo que são as tribos de Jacó, que depois mudou o nome para Israel.  Aí ele lembra lá da história de Jacó que está lá escrito em Gênesis. 

Então, olha só, a história de Jacó, você lembra lá em Gênesis? Jacó já lutou com o anjo. Porque ele estava com medo do irmão dele. Ele era gêmeo de Esaú, eram irmãos gêmeos, então os dois estavam no mesmo ventre. Quando nasceu, nasceu Esaú. Só que Esaú nasceu, Jacó já segurando o pé dele. Quando o Jacó saiu, saiu segurando o pé do irmão dele. E aí, isso aí demonstra a disputa entre eles. E uma hora que Esaú estava cansado, chegando da caça, o Jacó se aproveitou e pediu para ele vender a primogenitura para ele por um prato de lentilha. Aí Esaú vendeu. 

Só que aí chegou na época de Isaque dar a bênção. Isaque disse que ia dar a bênção para Esaú. Aí Jacó falou: "não, tem que dar um jeito aqui. Eu já comprei essa primogenitura para mim". Aí quando Esaú foi para a caça para trazer a caça para o pai dele, Jacó colocou umas peles de cabra no braço porque o irmão dele era mais peludo que ele, e o pai dele já estava cego, e enganou o pai dele para receber a bênção no lugar de Esaú.

Então, no começo da história de Jacó, ele era uma pessoa enganadora, suplantadora, que disputava com o irmão dele e tal. Mas no final da história, esse final aqui que ele lutou com o anjo, para suplicar a bênção de Deus, esse final é justamente quando o Jacó está sofrendo a consequência, porque quando Jacó volta já com seus filhos, o irmão dele vem para se encontrar com ele. Então ele acha que "agora o meu irmão vai me matar por tudo que eu fiz contra o meu irmão", né? E aí que ele busca a Deus. Aí tem essa luta com o anjo pedindo para o anjo abençoar ele. 

E aí, por que Oséias está lembrando dessa história? Porque está falando para aquele povo: assim como o pai de vocês, Jacó, o começo de vocês foi ruim, um começo de fraude, de mentira, de roubo, de disputa. Mas o final pode ser bom, porque no final o Jacó buscou a Deus e encontrou a Deus. Então vocês não precisam terminar assim. Vocês não precisam ter esse fim mau, viver como um ladrão, viver como um mentiroso, viver como um enganador, como o Jacó viveu o começo da vida dele. Vocês podem terminar como o Jacó também terminou, porque o Jacó no final se arrependeu e buscou a Deus, o perdão, e Deus perdoou a ele. Tanto é que Esaú não fez nada contra ele, Deus abençoou, Deus perdoou a ele. 

Então, vocês podem agora também, como Jacó buscou a bênção de Deus, orou para Deus abençoá-lo e Deus perdoá-lo, então, vocês também podem agora, nesse momento, buscar a Deus e encontrar o perdão de Deus. Quer dizer, não é tarde demais para vocês. Se vocês buscarem a Deus, vocês vão encontrar o perdão de Deus. Essa é a exortação do profeta Oséias para aquele povo. E imitem o pai de vocês como Ele no final buscou a Deus e encontrou a bênção de Deus. 

Então isso também faz parte da nossa exortação para as pessoas. Tem gente que acha que "para mim já é tarde demais". Enquanto está vivo, tem esperança. Nunca é tarde demais. Se você no último momento da vida lembrar de Deus, tem esperança. Deus não rejeita ninguém em nenhum momento. Não tem um ladrão lá da cruz que está morrendo lá na última hora? Último momento da vida. Na última hora, ele olha para Jesus e fala: "lembra-te de mim quando entrares no teu reino". Aí Jesus fala: "hoje mesmo você estará comigo no paraíso". Então, no último momento da vida, a pessoa ainda pode se voltar para Deus. Não existe pessoa que não tem jeito, não existe a pessoa que acabou a esperança, não existe a pessoa que não tem solução. Para Deus tem solução sempre. Para se reconciliar com Deus, pelo menos, com certeza sempre existe a oportunidade.

Mesmo se a pessoa morrer, mas antes de morrer ela buscou a Deus, com Deus ela foi reconciliada. Então aqui os homens tiraram a vida dela, mas com Deus está tudo bem. Porque no último momento ela buscou a Deus.

Na hora de morrer. Vai para o céu, porque é igual o ladrão da cruz. O ladrão da cruz a vida toda ele foi errado, foi até o ponto que ele foi para a execução. E ladrão naquela época não é ladrão que nem hoje, só aponta a arma e vai embora, porque naquela época não tem arma de fogo, você vai na faca. Agora quem que está roubando de faca, ele já chega já machucando, porque a faca, a espada, é só você fugir, né? Então você já chega machucando. Então provavelmente para ele estar sendo crucificado não é só porque ele roubou não, ele matou a pessoa para roubar, então ele cometeu um crime gravíssimo, né? Ele praticou latrocínio. Mas no último momento, ele olha para Jesus e pede para Ele: "lembra-te de mim". Jesus disse: "você hoje vai estar comigo". Nesse último momento. 

-

-

-

"Onde está agora o teu rei, para que te guarde em todas as tuas cidades? E os teus juízes, dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes?" (Os 13:10).

"Onde está agora o teu rei para que te guarde?" Quer dizer, quando chegar o império assírio e destruir tudo, o que vai adiantar o rei em quem você confia? Existe esse problema aqui. Porque tem pessoas que confiam no governante mais do que em Deus. 

Então, aquele povo... Deus está lembrando. Por que vocês têm rei? Porque vocês chegaram para Samuel e falaram: "nós queremos que tenha um rei". Aí Samuel falou: "Senhor, mas por que eles estão pedindo isso?" Aí Deus fala para Samuel: "eles não estão rejeitando você, como o juiz, estão rejeitando a mim. Porque eles não querem que eu governe eles. Eles preferem ser governados por um homem do que ser governados diretamente por Deus".

Porque Deus já tinha dado a lei para eles. Se Deus deu a lei, bastava eles seguirem a lei. Eu seguindo a lei de Deus, Deus está me governando diretamente. Mas não, eles querem ter um homem, querem ter um líder, querem ter alguém ali visível para eles. Para eles falarem com a pessoa. Então não confiaram em Deus, quiseram ter um rei como as outras nações tinham um rei. 

Aí Deus pergunta agora, agora que a nação vai ser destruída pelos seus pecados, Deus pergunta: "onde está o seu rei que você pediu? Para que que serviu ele?" Para nada. 

Existe esse problema aí que tem a ver com a gente hoje também. As pessoas confiam muito em governantes. E quando chega a época da eleição, é aquele negócio, aquela bajulação: "ó, vota em fulano, confia em fulano" e tal. Mas na palavra de Deus, ela nos alerta para não confiar em homem. Confiar só em Deus. 

Os homens são falhos. Os homens enganam, os homens mentem, os homens nos exploram, se aproveitam da gente. Alguns desses homens que a gente vota só querem o nosso voto. Daqui a quatro anos eles vão lembrar que a gente existe. E a gente, confiando nele, eu estou confiando numa... estou fundamentando minha casa numa areia. 

Naquele tempo de Oséias existia esse problema das pessoas confiarem no governante. Isso aí não mudou nada, hoje está a mesma coisa, as pessoas querem confiar em homem, tem que confiar em Deus. Sabe por que tem que ser o nosso compromisso com Deus e não com o homem? Porque se eu tiver compromisso com o homem, na hora que o homem falhar, eu não vou ter coragem de apontar o erro dele, porque eu estou compromissado com ele. Eu confio no homem. Eu dou a minha vida pelo homem. 

Então, se ele vai fazer coisas erradas, eu não vou criticar ele. Agora, se o meu compromisso é com Deus, quando o homem fizer coisa errada, eu vou ter coragem. Vou ter independência para poder criticar aqueles que fazem o erro. Os governantes, no caso. Sobre isso, inclusive, vamos lá, Salmo 146. Versículo 3. "Não confieis em príncipes, nem em filhos de homens, em quem não há salvação."

A salvação, a proteção, a garantia, a orientação é de Deus. E, aqui no Salmo 146, ele fala diretamente: "não confie nos príncipes". Então, existe esse problema, a gente tem no nosso meio isso, as pessoas querem indicar, "tem que confiar em fulano, confiar em sicrano". Não, confie no governante! 

Confie somente em Deus. Porque o governante é falho, ele é ser humano igual a mim, igual a você. Eu erro, você erra, o governante também erra. Agora, se eu colocar a minha fé no governante, eu vou começar a ficar cego, não vou enxergar os erros dele, não vou ter independência para criticar ele.

É o negócio que a gente falou aqui: você resiste ao Espírito Santo, diz não para Deus, quem que vai ocupar o lugar de Deus na sua vida? Não tem meio termo, ou é Deus ou é diabo. Ou você serve a Deus ou você serve ao diabo. Se você diz não para Deus, quem vai governar a sua vida é o diabo. É isso aí, não tem graduação. Não tem como ficar em cima do muro. Ou você está numa ou está na outra, ou você está seguindo a Deus ou está desobedecendo a Deus. Se está desobedecendo a Deus, então está obedecendo ao diabo. É isso.

Mesmo que ele seja um ótimo governante, essa expressão "ungido de Deus", isso aí acabou.

Porque os ungidos que tinha, Deus tinha ungido ministério de profeta, no Velho Testamento, ministério de rei e ministério de sacerdote. Todos eles eram ungidos. Derramava óleo sobre a cabeça deles. Samuel foi lá e ungiu Davi, exatamente. E Samuel era sacerdote. 

Agora, olha só, presta atenção. Eles eram ungidos no Velho Testamento para simbolizar o ungido maior que viria, que é o Messias, o Cristo. Essa própria palavra, Messias, Cristo, significa ungido. Então, quando Jesus veio, Jesus concentrou nele todos esses ministérios. 

No Novo Testamento, só Jesus que é profeta, só Jesus que é sacerdote e só Jesus que é rei. Ele que é o profeta definitivo, que é o sacerdote definitivo e que é o rei definitivo. Então, essa expressão "ungido de Deus", isso aí acabou. Isso aí era um símbolo no Velho Testamento para quando chegasse Jesus. 

Quando chegou Jesus, é Jesus que é ungido. Então, só quem merece ser falado que é ungido de Deus é Jesus. Então, às vezes a gente vê hoje pessoas usando essa expressão para político, usando essa expressão para pastor e está errado. Não se deve usar essa expressão. Porque essa expressão "ungido do Senhor", ela pertence somente a Jesus. Só Jesus que é digno dessa palavra.

Talvez queira que os outros bajulem, que eles sirvam aquele homem aí. Aí o pessoal está tomando o nome de Deus em vão. Se eu estou usando uma expressão religiosa para as pessoas confiarem no político, então eu estou tomando o nome de Deus em vão.

E olha só, a Bíblia fala, a gente acabou de ler, Salmo 146:3, a Bíblia proíbe da gente confiar nos homens. "Não confie nos príncipes", é Salmo 146:3. A Bíblia está... quando a gente falar isso, você pode dizer: "a Bíblia proíbe, a Bíblia proíbe", é, proíbe lá, Salmo 146:3, a Bíblia proíbe eu confiar nos governantes, tem que confiar só em Jesus. 

-

-

-

Converte-te, ó Israel, ao Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Tira toda a iniquidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios. (Os 14:1,2),

Então, olha só. Último capítulo de Oséias. Então ele faz uma exortação final de todos os pecados de Oséias e fala: "Converte-te, Israel, ao Senhor teu Deus, porque pelos teus pecados tens caído. E tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor." 

Quer dizer, Deus não quer, nem naquela época, embora existisse na lei o sacrifício de animais, não era o sacrifício de animais que ia agradar a Deus. O que ia agradar a Deus é você se converter de coração. 

E a maneira de você se converter de coração é você usar suas palavras. Ele fala "tomai vossas palavras". Você vai dar como sacrifício, não bezerro, você vai dar sacrifício das palavras dos seus lábios. 

Quer dizer, é você confessar para Deus com a sua boca, você dizer: "Senhor, eu errei, eu fiz isso, isso e isso. Eu estou arrependido. Perdoa o meu pecado. Me perdoa porque eu fiz isso. Me perdoa porque eu fiz aquilo. Me perdoa porque eu fiz aquilo outro". Então você dá nome a seus pecados. É esse sacrifício que agrada a Deus. 

Inclusive essa passagem é citada lá em Hebreus 13, que ele fala que a gente dá para Deus o sacrifício dos lábios que confessam o seu nome. Esse sacrifício é que agrada a Deus. A gente abrir o nosso coração para Deus confessando os nossos pecados. Então, Oséias dá essa última exortação. Se vocês confessarem seus pecados para Deus, Deus vai receber vocês de volta. E Deus vai suspender o castigo, né? E Deus vai aceitar vocês de volta. Isso é a misericórdia de Deus.


-

Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.

TEXTO COMPLETO - https://bit.ly/CATECISMO-BATISTA-AMPLIADO

-

Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).

- https://bit.ly/ECLESIOLOGIA

-

@oikodomen

-

ÍNDICE COMPLETO DO CANAL E DO BLOG - https://bit.ly/INDICE-OIKO

-

Um Guia Seguro para o Céu. ALLEINE, Joseph - https://bit.ly/GUIA-ALLEINE

-

Pérolas para a vida. BLANCHARD, John. - https://bit.ly/PÉROLAS

-

Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. RYLE, J. C. - https://bit.ly/SANTIDADE

-

15 mil textos de Teologia - https://bit.ly/ARQ-TEOLOGIA

-

Música da Introdução e Encerramento: Hino 195 do Cantor Cristão 

- “Vida por um olhar” -  piano por Denise Falavinha -

https://www.youtube.com/watch?v=OIMAHc6EazQ

-

A imagens e músicas geradas com ajuda de inteligência artificial 

utilizaram os seguintes programas: Gemini, Lovart AI, Mureka, Suno AI, além da ajuda do https://www.dicionarioinformal.com.br/rimas/.

-

Contato e Chave-Pix para Ofertas: oikodomentousomatos@gmail.com

-

A citação de qualquer pessoa ou leitura de seus textos 

não implica em concordância com todas as suas ideias, 

nem mesmo as ideias aqui citadas ou lidas.

-

ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:

Meu jugo é suave - Mt 11:25-30 - Louvores IA 12 - https://youtu.be/e6RNim9ZIJM

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA

O Altar de Damasco - 2Rs 16:7-14 - Estudo Bíblico 10 - https://youtu.be/tebI5JWr7gM

Deus estabelece critérios para a Adoração - Levítico 13-20 - Estudo Bíblico 16 - https://youtu.be/lAyMpFt3Ry0

Buscai primeiro o Reino de Deus - Mt 6:19-34 - Louvores IA 2 - https://youtu.be/zeeaSQcJbzo

Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine - Livro Completo - Evangelho 14 - https://youtu.be/hx-nyeg5t2Y

-

ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:

Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/separacao-entre-igreja-e-estado.html

Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/liberdade-religiosa-eclesiologia.html

Ansiedade - Pérolas para a Vida 25 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/05/ansiedade-perolas-para-vida-25.html

Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html

Ninguém será justificado pelas obras - Rm 3:19-28 - Evangelho 2 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/09/ninguem-sera-justificado-pelas-obras-rm.html

Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html

É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 - 

https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/06/e-ja-ultima-hora-vem-o-anticristo-1jo.html

-

ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:

Crise, arrependimento e restauração - Joel 1-3 - Estudo Bíblico 29 - https://youtu.be/ErEr1KADEl0

A tolice da soberba  - Obadias 1 - Louvores IA 25 - https://youtu.be/EEN2s4eoAQU

Pregador sem amor - Jonas 1-4 - Louvores IA 26 - https://youtu.be/9X1x_KqZbmo

Uma difícil chamada - Oséias 1-3 - Estudo Bíblico 30 - https://youtu.be/dZH6tER8QfQ

Uma contenda com Deus - Oséias 4-6 - Estudo Bíblico 31 - https://youtu.be/wfwuBqEWUAg

O distanciamento de Deus e as suas consequências - Oséias 7-9 - Estudo Bíblico 32 - https://youtu.be/ZfjuDyfDZiA

Exortação ao arrependimento - Oséias 10-14 - Estudo Bíblico 33 - https://youtu.be/FLxoJ5lkCkI