24/11/2025

Assumindo uma atitude diante de uma terrível descrição - Amós 1-3 - Estudo Bíblico 34


Assumindo uma atitude diante de uma terrível descrição - Amós 1-3 - Estudo Bíblico 34

O profeta Amós, ele, na verdade, é um pouquinho antes de Oséias no tempo, mas ele está falando dos mesmos assuntos e para o mesmo povo. 

O interessante é o seguinte, que ele é do Sul, ele é do Reino do Sul, mas Deus mandou ele lá para profetizar no Reino do Norte. Lá no capítulo 7 de Amós, a gente vai ver ele sendo rejeitado. O sacerdote de lá falando assim: "Volta para tua terra, volta para tua terra, porque aqui você não tem nem direito de falar." Então, você vê que Deus chamou Amós para ele pregar para pessoas de outra terra e que ele ia sofrer preconceito quando ele falasse. 

Inclusive o preconceito estava porque ele era só um lavrador, ele não era um profeta, ele não era um sacerdote, ele não era uma pessoa profissional da religião, ele não era isso, ele não era do clero. Aí quando ele chegou lá para falar para o pessoal do clero, para o sacerdote de lá, eles não aceitaram que ele falasse para eles, porque "esse cara aí é só um boiadeiro".


Agora, é Deus quem capacita, como a gente fala. O que que era Pedro? Pedro era só um pescador. Só um pescador. Aí ele chegará, mas ele, pelo chamado de Deus, ele tem coragem de confrontar os sacerdotes também. "Não é esse Jesus que vocês crucificaram, Ele é o Filho de Deus? Ele é o Messias. Vocês que mataram o Filho de Deus." Na casa do sacerdote lá. O sacerdote lá desprezando ele, Pedro e João, por serem pescadores, pessoas simples, e eles não tinham nem resposta, porque quem capacita é Deus. 

Deus te envia, Deus capacita você para fazer a missão. Mesmo que você vá falar para pessoas que têm mais instrução que você, que têm mais conhecimento que você, isso aí não é empecilho para Deus usar você, como Ele usou aqui o Amós, que era só um agricultor. Deus usou ele para falar com as pessoas lá da elite de Israel. Jesus também não tinha... Carpinteiro. É um carpinteiro. Ele não é elite. Com certeza.


Desde o Velho Testamento isso acontece, de Deus chamar a pessoa simples e Deus usar a pessoa simples lá. Aí no Novo Testamento também, chamou os pescadores, chamou o carpinteiro. Então, para Deus não tem o impossível. Você sendo dependente do Espírito Santo, Ele vai te capacitar.


Tem a passagem lá de Mateus 10, que Deus fala assim: "Quando os chamarem, interrogarem, não precisa preparar a mensagem ou a sua resposta com antecedência, porque o meu Espírito Santo vai capacitar vocês." 

Quando a gente fala isso, a gente não está querendo desprezar o valor de você estudar a Palavra. De jeito nenhum. Mas eu tenho que saber que acima disso, acima do conhecimento, está o poder do Espírito Santo. 

Porque esse cara aqui, o Amós, que a gente está estudando, ele não tinha conhecimento. Mas ele podia, pela sensibilidade que Deus deu para ele, do Espírito Santo, ele olhar para a situação e dizer: "Isso está errado. Isso aqui está injusto."

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PAREM DE PISAR NOS POBRES

Como a gente leu aí, ele começou a falar sobre uma questão que acontecia de os pobres de Israel estarem sendo oprimidos. Então existe o rico. O rico já é rico. Eles já constroem essa riqueza em cima do trabalho dos outros. Ok. Só que aqueles ricos de Israel, eles ainda... Além disso, além de ele já ser rico, tem certos ricos que não se satisfazem com isso e continuam sugando o pobre. Lá na época de Israel estava acontecendo isso.

Ele sendo um agricultor, Amós, ele pode não ter grande conhecimento, mas pela consciência dele, eu posso olhar para uma coisa e saber que está errado. "Isso aqui está errado. Vocês estão explorando demais os pobres. Vocês estão oprimindo demais." Tipo assim, ele fala lá no... Vamos abrir lá no capítulo 2? No 2, no versículo 6. 

"Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos." (Amós 2:6)

Olha só a maldade, você é rico, certo? Aí você tem um negócio aí que você vende sapato. Aí chega lá o pobre na sua loja, ele fala: "Eu quero comprar um sapato, estou precisando de sapato, me dá um par de sapatos." Aí fala: "Custa tanto." Aí o pobre fala assim: "Eu não tenho esse dinheiro hoje, posso pagar mês que vem?" Aí você que é rico, que é dono da loja de sapatos, você fala: "Vou te... Tudo bem, mês que vem eu vou te... Eu recebo mês que vem." 

Aí mês que vem o cara levou o sapato para casa dele, pobre, né? Aí ele volta na sua loja e fala assim, no mês que vem: "Ó, eu ainda não tenho. Eu tenho só uma parte aqui, tipo assim, cem reais, ó, só tenho vinte reais. Posso te dar oitenta reais mês que vem ou posso te dar aos poucos?" Aí o cara fala: "Não. Não. Vem aqui." Aí chama lá o guarda e tal. "Prende esse cara. Ele me roubou um par de sapatos." Você é rico fazendo questão de um par de sapatos. Aí vai lá e bota o pobre na cadeia por causa de um par de sapatos. E se o cara não resolver, vai vender ele como escravo.

Esse é o nível da maldade. Que fala, olha aqui em Amós 2:6, vocês vendem o pobre por um par de sapatos. Tipo de coisa assim. As pessoas empobreciam, se endividavam para com os ricos, e esses ricos não tinham a misericórdia de olhar a situação da pessoa e perdoar. 

Ou então, tipo assim: "Não, você paga quando você puder. Daqui a dois meses, três meses." Não, eu quero agora. Se você não me der agora, eu vou mandar prender você. Estava desse jeito, o nível da maldade. 

Aí, o que eu estava falando, o cara é agricultor, ele não tem conhecimento, não tem grandes estudos, o Amós, o profeta. Mas ele olha isso aqui e fala: "Não, isso está errado. Você é rico, você não precisa ficar fazendo questão de um par de sapatos." Olha a maldade, olha o egoísmo, olha o materialismo das pessoas. D

eus não se agrada disso aí, mesmo que você, assim... no papel você está certo, né? O cara comprou, não pagou, está certo. Mas, se você é rico, você está bem, você não está precisando, o cara ali, ele está devendo para você uma mixaria, você vai fazer questão, você vai destruir a vida da pessoa por causa de uma mixaria que ela está te devendo, não é? Então, Israel estava nesse nível.

O interessante que ele fala é que o povo, quando o povo enriqueceu, ele esqueceu de Deus. Enquanto o povo está passando necessidade, ele está lembrando de Deus, está sendo fiel a Deus. Agora começa a prosperar, começa a enriquecer. No caso deles, quando eles enriqueceram, eles esqueceram de Deus. 

E aí começaram a fazer essas maldades uns com os outros, começaram a viver essa vida egoísta, uma vida materialista, de viver em torno das riquezas. 

Inclusive, quando a gente fala assim: "Ah, o culto de Baal, culto de Baal é uma coisa daquela época, não existe hoje, né?" Pode não existir a figura, a estátua de Baal não existe hoje. Só que Baal é o deus da prosperidade. 

Não existem hoje as pessoas que buscam a Deus pensando na prosperidade? Existe ou não existe? Existe. Então, a essência do culto de Baal continua. É você buscar Deus pela prosperidade. Isso é o culto de Baal. Não tem esse nome hoje, mas o que a pessoa quer é o que deus pode dar, as riquezas. E depois que ela receber as riquezas, ela vai esquecer de Deus, que nem esse povo de Israel esqueceu. A riqueza faz o homem esquecer de Deus. A ganância, sim.

Lá na parábola do semeador, tem uma semente que caiu entre espinhos. Aquilo ali simboliza o quê que Jesus falou? A semente é a palavra, mas a semente não cresceu porque estava no meio dos espinhos. Nesse caso aí dos espinhos é por causa dos cuidados da vida e da sedução das riquezas. Sufocam a palavra e a palavra não frutifica. Jesus avisou na parábola do semeador.

É como as riquezas se tornam o nosso deus. Porque se você vive para as riquezas, então ela é o seu deus. O seu deus é aquilo que é mais importante para você. O que é mais importante na sua vida? Isso é o seu deus.

Deus tem que ser mais importante até que a nossa família. Mais importante que a nossa família, mais importante que o nosso emprego, mais importante que a nossa casa, mais importante que a nossa reputação, mais importante que a nossa igreja, tudo tem que ser Deus. Se alguma coisa for mais importante que Deus, essa coisa é o seu verdadeiro deus.

O ventre também. Filipenses fala de pessoas que o deus dela é o ventre, ou seja, ela vive para satisfazer suas próprias vontades. Então, esse é o deus dela.

Jesus falou: "Louco, esta noite pedirão a sua alma. E o que tens preparado para quem será?" Porque quando você sair desse mundo, tudo o que você tinha vai ficar aí. Você não vai levar nada. Não tem gaveta no caixão, não, para guardar dinheiro. Não vai levar nada. É só a sua alma e Deus. Então, o que vai ficar é o que você construiu com Deus.

Quando Jesus fala assim: "Dificilmente o rico entra." Jesus fala isso depois que o jovem rico vai embora. Dificilmente o rico entra. Jesus não falou à toa não, Jesus só falou sério. Porque o rico é uma pessoa que coloca a riqueza, ele vive para aquilo ali, geralmente. 

É muito difícil um rico ter temor de Deus, porque a cabeça dele está só nas suas riquezas. "Eu vou investir nisso, vou investir naquilo, como é que eu faço para não perder o dinheiro?" Para ele se tornar um deus na vida dele, tudo o que a gente faz.

Lá no Provérbios 30 versículos 8 e 9, só para reforçar essa parte aí que a gente falou que quando Israel prosperou... Aquela época que Amós está pregando é uma época de prosperidade material. Só que a prosperidade material não trouxe a prosperidade espiritual. Porque quando eles prosperaram, eles esqueceram de Deus. E aí no Provérbios 30, versículos 8 e 9, fala sobre isso, que a pessoa rica corre o risco de esquecer de Deus. Pode ler aí. Corre o risco de esquecer de Deus.

"Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário. Para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus."

Viu a oração aí? Ó Deus, não me dá nem riqueza, nem pobreza. Me dá o que eu preciso. O que eu preciso para hoje é isso que eu preciso. Para que não aconteça assim: quando eu for rico, eu não digo assim: "Quem é Deus?" e esqueça de Deus. Porque o rico já tem tudo, né? O dinheiro vai dar para ele tudo o que ele quer. Então ele pensa assim: "Para que eu preciso de Deus?" É isso que acontece com o rico. 

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QUE O MUNDO INTEIRO SE ARREPENDA

Aí, então, a gente comentou sobre Amós, como é que Amós é uma pessoa simples, né? E ele ia confrontar ali a elite de Israel pelos pecados deles. A gente comentou, então, porque Israel prosperou, eles esqueceram de Deus. Se tornaram piores do que eles estavam antes. Mas o livro de Amós não começa falando sobre Israel. Então, é uma coisa interessante o livro. O capítulo 1 e 2, o capítulo inteiro e o capítulo 2, o começo, ele fala de vários juízos direcionados para as nações em volta de Israel. Ele vai falar, no versículo 3: 


"Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Damasco e por quatro, não retirarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro." Am 1:3.

E aí ele segue essa estrutura aqui: "por três transgressões da nação tal, e por quatro não retirarei o castigo". Está falando de todos os povos em volta de Israel. De Damasco, que é a Síria, Gaza, que são os Filisteus, Tiro, que são os Fenícios, Edom, Amon, Moabe, está falando de todo mundo.

Aí você imagina que o Amós, lá no meio da praça, chegou lá para Israel, falando que Deus vai castigar os inimigos de Israel. "Deus vai castigar a Síria. Deus vai castigar os Filisteus. Deus vai castigar os Amonitas. Deus vai castigar Edom." Aí todo mundo lá... "Nossos inimigos, né?" "Deus vai castigar Moabe." 

Aí chega no final e fala... "Deus vai castigar Israel também." Aí o pessoal... Aí o pessoal, né? Aí baixa a bola. Começa a ficar com raiva de Amós, né? Querem que Amós pare de falar. Porque ele começou assim, falando que Deus vai castigar todo mundo aqui em volta, mas vai castigar vocês também, que vocês são piores que eles. Exatamente, foi assim o esquema, a pregação dele.

Primeira coisa, uma coisa interessante para saber é o seguinte: quando a gente lê o Velho Testamento, às vezes parece que o fato de Deus ter se revelado por meio de Israel, parece que Deus é de Israel. 

Só que Deus não é de Israel. Israel foi um instrumento de Deus. Israel não é dono de Deus, nem Deus está limitado a Israel. Deus é o Deus do mundo todo. 

Então, Amós, ele prega, ele fala para que as nações em volta se arrependam dos seus pecados, porque Amós está pressupondo que o Deus dele é o Deus das outras nações também. A soberania de Deus não está só sobre Israel, está sobre outros povos. 

Deus é o Deus do mundo todo. Então, Moabe tem que se arrepender, Amon tem que se arrepender, Edom tem que se arrepender, os Filisteus têm que se arrepender, os Sírios têm que se arrepender, os Fenícios também têm que se arrepender, todo mundo tem que se arrepender. Vamos abrir lá em Salmo 66:7.

"Ele, em seu poder, governa eternamente; os seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes." Sl 66:7.

De todos. Do mundo inteiro. Deus é o criador do mundo. Deus criou a humanidade. A salvação dele é para a humanidade toda. O que acontece é que o povo de Deus, às vezes, não cumpre a missão dele. A missão do povo de Deus é falar de Deus para o mundo todo. Se alguém no mundo não conhece o nosso Deus, é porque nós deixamos de falar dEle. 

Mas a missão está lá, desde o começo. Mesmo o povo de Israel, mesmo no Velho Testamento, ele tinha a missão de falar de Deus para os outros povos. Não é para guardar que Deus é meu, Deus é só meu. Deus é do mundo todo. 

Vamos ler lá no Salmo 96, versículo 2 e versículo 3 que essa missão de falar de Deus para o mundo todo, não é só no Novo Testamento que Jesus mandou os apóstolos. Não. O povo de Deus sempre tinha essa missão. Está aí no Salmo 96. Pode ler o versículo 2 e 3.

"Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas." Sl 96:3.

É livro de Salmos, né? Salmos é Novo ou Velho Testamento? Velho. Velho Testamento. Mas, no Velho Testamento tem o chamado missionário aí. Porque ele fala assim, anunciai a sua...

Leia o que está escrito. A sua glória. A sua glória. No versículo 2 também. Proclamar a sua salvação. E aí, no começo do versículo 3, anunciar entre quem? Entre as nações. 

Então, mesmo o povo de Israel também tinha o chamado missionário de proclamar a salvação de Deus a todas as nações e anunciar a glória de Deus e as maravilhas de Deus. Inclusive, tudo que Deus fez para Israel é para que Deus fosse conhecido. 

Mesmo no episódio do Egito, na libertação do Egito, Deus não fala para o Faraó: "Eu te levantei para isso, para tornar o meu nome conhecido em toda a terra." Então, os povos da terra pensaram assim: "Quem é esse Deus que teve o poder de libertar um povo escravo do Egito?" O Egito era a potência na época. Porque Deus é esse que tem esse poder todo.

Na época do Egito, o Egito era tipo os Estados Unidos hoje. Tipo Rússia. Era o país mais poderoso do mundo. Aí o povo de escravo se libertou sozinho. Eles não pegaram em armas, nem nada. Deus sozinho, mandando as suas pragas e libertou o povo. E aí Ele se fez conhecido entre as nações.

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FOI DEUS QUEM MANDOU EU FALAR

Amós já está começando a pregação dele, não é? E a pregação é direcionada para o Reino do Norte. No capítulo 1 e 2 ele vai falando de todos os reinos em volta de Israel; vai rodeando, rodeando, dizendo que Deus ia castigar aqueles reinos, e aí ele termina falando que vai castigar Israel também, que Israel é pior do que eles. E aí, esse versículo aí, Amós 3:8, está falando da grande convicção que Amós tem de que ele está ali não porque ele quer.

Você lembra quando Jesus fala assim, lá no Sermão da Montanha, que "quando perseguirem vocês, vocês são bem-aventurados, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós"? Porque ser um profeta não é uma coisa assim de status, ser um profeta é de verdade. Se for para ser um profeta bajulador do rei, que nem o Amazias, lá do capítulo 7, que a gente vai ver, aí sim, é um status, você ganha lá um salário bom, você fica lá no palácio, você fala só o que as pessoas querem ouvir; esse tipo de profeta é mole.

Agora, ser um profeta de Deus mesmo, você ser um servo de Deus que fala a palavra de Deus, você tem que ter consciência de que, às vezes, o que você vai falar não vai agradar as pessoas. Para você agradar a Deus, vai ter que desagradar as pessoas.

É isso que aconteceu com Amós. Aí Amós, já no começo, ele já fala: "Eu não estou aqui porque eu quero. Porque eu estava lá tranquilo, lá colhendo meus pêssegos, né? Estava lá cuidando dos meus bois. Aí Deus mandou eu sair e pregar. Não é porque eu quero, não é porque eu estou aqui por status. Não estou aqui para fazer carreira, não estou aqui para ganhar dinheiro, eu estou aqui porque Deus mandou." E aí o... Amós 3:8, o que é que fala? Sobre essa convicção de Amós.

"Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Jeová, quem não profetizará?" Am 3:8.

Então, ele está falando: é tão certo que eu tenho que falar o que eu estou falando, como se tivesse um leão aqui; vocês estariam com medo do leão bramindo, ouvindo o rugido do leão, com certeza vocês iam ter medo. 

Então, é para vocês entenderem: eu estou aqui porque Deus está mandando eu falar, não é porque eu quero falar. Porque se fosse por mim, eu estaria tranquilo lá na minha fazenda. Porque você falar em nome de Deus, sabe que isso vai desagradar as pessoas, as pessoas vão te perseguir, as pessoas vão te caluniar, as pessoas vão fazer mal a você, fazer mal à sua família. E aí podia até ser preso, podia ser espancado, podia ser morto.

Tem um risco de você falar a palavra de Deus, porque as pessoas não gostam de ser repreendidas. Elas não gostam que você fale a verdade, que você fale o erro delas. Ninguém gosta, né? E aí, se você então está falando da parte de Deus e a pessoa está totalmente com o coração afastado de Deus, essa pessoa vai se voltar contra a pessoa que fala em nome de Deus, que no caso é o Amós. 

E ele está falando o seguinte: "Deus que falou, por isso que eu estou aqui profetizando". É uma coisa maior do que ele. É uma coisa que veio para ele e ele não pôde deixar de fazer.

Lembra o negócio... Tem uma hora que Jesus fala isso aí, ó: "Eu não vim trazer paz, eu vim trazer a guerra, a espada". Por que ele falou isso? Não quer dizer que ele quer que as pessoas lutem umas contra as outras. Não é que Deus quer que as pessoas briguem. Mas quando a Palavra de Deus é proclamada, as pessoas que não gostam dela vão se voltar contra. 

Mesmo que seja seu parente. Jesus fala que você pode ter que abandonar pai, mãe, filho, esposa, se eles se voltarem contra você. Se eles falarem assim para você: "Escolhe aí, ou Jesus ou eu". Tem que escolher Jesus.

Desde a época da Bíblia até hoje, tem pessoas que pagam um preço alto por servir a Cristo. Inclusive, o preço é de divórcio, é de não ver mais o pai, de não ver mais o filho, não ver mais o avô, não ver mais o irmão. 

Porque a palavra de Deus, ela causa uma... ela causa um dilema, ela causa um chamado. A reação a essa palavra... Quando a Palavra de Deus realmente é proclamada, você não tem como ficar indiferente. Ou você se curva, ou você se arrepende, você se quebranta, ou você se volta contra ela. 

Ou você diz "muito obrigado a quem me falou a Palavra de Deus", ou você fica com raiva da pessoa que te falou a Palavra de Deus. Não tem meio-termo, porque é uma batalha espiritual. Não é só eu falando com você. Por trás disso, tem o Espírito Santo e o diabo disputando a alma da pessoa. Então, o diabo está lá por trás da pessoa, querendo que a pessoa se volte contra a Palavra de Deus e não receba a Palavra de Deus.

Então, isso que Amós sofreu, que os profetas sofreram, que os apóstolos sofreram, nós podemos sofrer hoje também. Quando a gente tiver convicção de estar falando da Palavra de Deus, a gente tem que saber que é possível a pessoa me rejeitar. 

E aí não é porque a pessoa não gosta de mim, é porque ela não gosta é da palavra de Deus. A palavra de Deus que eu estou trazendo que incomoda as pessoas. Que nem Paulo fala lá em 2 Timóteo 4, eles vão sentir coceira no ouvido e vão querer acumular mestres que falem aquilo que eles querem ouvir. 

Mas se você for fiel a Deus, em muitos momentos você vai ter que falar aquilo que as pessoas não querem ouvir, não estão a fim de ouvir. Certo? Ele estava se justificando dessa forma: "Eu estou aqui porque Deus mandou, não é porque eu quero, não. Eu sei o preço que eu vou ter que pagar por isso."

Lá em 1 Coríntios 9, abre lá. 1 Coríntios 9. Falando sobre essa questão da convicção de quem tem o chamado para falar a palavra de Deus.

1 Coríntios 9:16. "Se eu anuncio o Evangelho, eu não tenho do que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação. E ai de mim se não anunciar o Evangelho."

Porque existe o seguinte: existem os mandamentos de Deus para todo mundo. O que é certo e o que é errado fazer. E existe, além desses mandamentos de Deus, que são para todo mundo, existe uma convicção e um chamado que Deus coloca sobre certas pessoas para fazer certas tarefas. 

A própria função do Espírito Santo é nos dar essa convicção de que eu tenho algo para fazer para a obra de Deus. E quando vem essa convicção do Espírito Santo que eu tenho uma obra para fazer, se eu não fizer, eu estou desobedecendo a Deus. Eu tenho que entender esse impulso para fazer a obra de Deus como um chamado do próprio Deus me dando uma ordem. 

Então, assim como Deus manda "não matarás, não adulterarás, não furtarás", Deus também manda você: "Vá lá e visita aquela pessoa. Vá lá e fala de Jesus para aquele seu colega que não conhece Jesus ainda." Então, essa convicção vem no nosso coração e, quando ela vem, eu tenho que saber que eu obedecer ou desobedecer é a mesma coisa que obedecer ou desobedecer o mandamento moral de Deus também.

E aí Paulo fala isso: "Eu estou anunciando o Evangelho, não é para eu me gloriar." Porque quando Paulo... você lê lá em 2 Coríntios 11... Tem que cumprir. Tem que cumprir. E cumprir a convicção que Deus colocou no coração dele, que ele tinha que pregar o Evangelho. 

E assim, igual Amós, Amós sofreu perseguição. Paulo também sofreu perseguição. Se você ler lá em 2 Coríntios 11, vai ver tudo que Paulo sofreu. "Sofri naufrágio, eu fui apedrejado, me chicotearam, me prenderam, me bateram", sei lá o quê.

Tu achas que a pessoa quer isso? Ninguém quer isso, né? Mas é a convicção de que eu estou fazendo um serviço para Deus que faz ele continuar. Se fosse por ele, no primeiro momento ele já tinha desistido. Mas ele tem a convicção seguinte: "Deus está me impondo essa obrigação, Deus me chamou para pregar o Evangelho. Ai de mim se não anunciar o Evangelho."

É uma questão séria aqui, porque, veja bem, não está escrito na Bíblia que eu, você, ele, o irmão aqui... não está escrito na Bíblia o que a gente vai fazer na nossa vida hoje na obra de Deus. Não está escrito na Bíblia. Nosso nome nem está na Bíblia. A Bíblia tem só os princípios gerais. 

Mas, no seu dia a dia, você tem que estar sensível para a orientação do Espírito Santo de alguma obra de Deus que você tem para fazer. A pessoa lá perdeu o parente, morreu o pai, morreu a mãe de fulano. Aí você sente no coração: "Pô, eu vou ligar para ele, vou telefonar, falar: ó, o Senhor é contigo, Deus consola o seu coração" e tal. No dia do enterro eu vou lá, vou abraçar a pessoa. Por exemplo. 

Outro exemplo, a pessoa está doente, você sabe que o irmão da igreja está doente. Aí você sente no coração de visitar a pessoa. Você tem que ir lá. 

Se você sentiu no coração de fazer a obra de Deus, tem que fazer a obra de Deus. Se você não fizer, é como se estivesse desobedecendo a Deus.

Mas se veio a convicção, ela é o que tem que cumprir. Presta atenção no seguinte: de você não viria. Da nossa carne não vem a vontade de fazer a obra de Deus. Se veio uma vontade de fazer a obra de Deus, é óbvio que veio do Espírito Santo. Do diabo não é, porque o diabo não quer que a gente faça a obra de Deus. Da nossa carne não é, porque a nossa carne só quer conforto, a nossa carne quer luxo, a nossa carne quer prazer, quer essas coisas da vida.

Então, obra de Deus, vontade de fazer a obra de Deus, ideia de fazer a obra de Deus, convicção de que eu tenho que fazer a obra de Deus é do Espírito Santo. Com certeza é do Espírito Santo, porque não tem outra pessoa para vir. Não vem da gente, não vem do diabo, vem do Espírito Santo. Então, qualquer coisa que tenha a ver com a obra de Deus, que seja para a salvação de alguém, para a santificação de alguém, para a nossa santificação, com certeza é do Espírito Santo.

E aí, eu tenho que aprender a me submeter. Eu senti aquela convicção de fazer, eu vou lá e faço. Que nem lá no Atos 8, não tem lá o Filipe? Está na estrada. Ele está na estrada, está normal, está vivendo a vida dele, normal. Aí passa uma carruagem, tem o eunuco da Etiópia lá lendo a Bíblia. Aí Filipe sente no coração, vai atrás dele e fala com ele. E aí ele foi correndo atrás da carruagem. "O que você está lendo?" "Estou lendo Isaías." "Você está entendendo o que você está lendo?" "Ah, não estou entendendo. Alguém tem que me explicar." Aí parou a carruagem, ele subiu. 

Agora se o... Olha só, a carruagem está passando, né? Se o Filipe sentisse no coração de falar para aquele cara e não fosse atrás do cara, a carruagem ia embora. Ele ia embora lá lendo, ninguém ia explicar para ele, ninguém ia pregar o evangelho para o eunuco. E aí ele foi batizado. E aí ele foi batizado também, na mesma hora. Ouviu, creu e foi batizado na mesma hora. 

Se Filipe dissesse não para Deus, se Filipe dissesse não para aquela convicção, o cara não ia ser salvo, não ia ouvir o evangelho ali naquele momento e ia perder a bênção.

Mas aí Paulo falou o seguinte: "Ai de mim se não anunciar o evangelho", né? Então, essas convicções do Espírito Santo, essas orientações do Espírito Santo, que são coisas peculiares da nossa vida, eu tenho que estar atento e tenho que estar submisso quando acontecer. 

Deus mandou eu falar, eu tenho que falar. Se você sentir no coração de falar de Jesus para alguém, você tem que falar, porque isso aí é o Espírito Santo que está mandando você falar. 

E aí, não tem desculpa de dizer: "Ah, não sei, não sei explicar". Não. Ele que vai completar a palavra. Ele vai te usar do jeito que você é. Com aquilo que você tem, com o conhecimento que você tem, do jeito que você é, Ele vai te usar.


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Catecismo Batista Ampliado. LOPES, M. (Org.).Versão 46 (29/07/2025), em edição.

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Eclesiologia: Doutrina Bíblica da Igreja. LOPES, M. Versão 43 (18/04/2025).

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É já a última hora, vem o Anticristo - 1Jo 2:18-26 - Estudo Bíblico 4 - 

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Qual o valor e chamado do ser humano? - Catecismo Batista Ampliado - https://edificacaocrista.blogspot.com/2025/04/qual-o-valor-e-chamado-do-ser-humano.html

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ESTES SÃO OS ÚLTIMOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELO CANAL:

A tolice da soberba  - Obadias 1 - Louvores IA 25 - https://youtu.be/EEN2s4eoAQU

Pregador sem amor - Jonas 1-4 - Louvores IA 26 - https://youtu.be/9X1x_KqZbmo

Uma difícil chamada - Oséias 1-3 - Estudo Bíblico 30 - https://youtu.be/dZH6tER8QfQ

Uma contenda com Deus - Oséias 4-6 - Estudo Bíblico 31 - https://youtu.be/wfwuBqEWUAg

O distanciamento de Deus e as suas consequências - Oséias 7-9 - Estudo Bíblico 32 - https://youtu.be/ZfjuDyfDZiA

Exortação ao arrependimento - Oséias 10-14 - Estudo Bíblico 33 - https://youtu.be/FLxoJ5lkCkI

Assumindo uma atitude diante de uma terrível descrição - Amós 1-3 - Estudo Bíblico 34 - https://youtu.be/3HF0Kq0jG78