Os Deveres da Missão - Atos 8:26-40
Esse texto bem conhecido de um encontro que Filipe teve com um eunuco na estrada, um etíope, um estrangeiro, e o encontro que resultou no batismo desse estrangeiro ao nome de Jesus, a gente no dia de hoje na reflexão sobre missões, a gente pode tirar desse texto quatro meditações sobre missões em relação a nós. Primeiro, o que esse texto ensina sobre a necessidade das missões. Segundo seria, o que esse texto ensina sobre o método das missões. em terceiro, sobre a oportunidade das missões, e em quarto, sobre o impulso para as missões.
1 - A necessidade da Missão
Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. Atos 8:30,31.
O que ele ensina sobre necessidade das missões, a gente pode ler no versículo 31, Depois que Felipe perguntou ao Etíope se ele entende o que ele estava lendo, ele respondeu, como poderei entender se alguém me não ensinar?
Como eu poderei entender se alguém não ensinar? Essa é a necessidade das missões.
A necessidade que um servo de Deus ensine o Evangelho àqueles que ainda não entenderam o Evangelho. É verdade que nós temos recebido notícias de milagres que têm acontecido, principalmente no mundo árabe, países muito fechados ao evangelho, em que Deus tem revelado em sonhos o evangelho a pessoas muçulmanas e eles têm se convertido por meio de sonhos. É verdade que isso tem acontecido.
Mas isso são milagres, são eventos sobrenaturais. O normal, 99% das vezes, é que o ser humano que ainda não conhece a Cristo, ele precisa que alguém explique a Cristo para ele, que explique o Evangelho para ele. Como poderei entender se alguém me não ensinar? Isso aqui é verdade para todas as pessoas do mundo que ainda não conhecem o Evangelho.
Alguém precisa ensinar a elas a mensagem da salvação que há em Cristo Jesus. No dia em que Ele morreu pelos nossos pecados naquela cruz, abrindo a porta da graça para nós, para todo que se arrepende e creia seja salvo. Alguém precisa ensinar isso. Alguém precisa dizer, alguém precisa proclamar, alguém precisa explicar isso para cada ser humano do mundo.
E missões é isso. A necessidade de missões se encontra em eu reconhecer que há uma mensagem que ainda não chegou a todos os seres humanos. Há uma mensagem que nem todos compreenderam, que nem todos aprenderam, que nem todos ouviram. A missão é levar isso para todos os seres humanos.
Em relação a essa verdade, como poderei entender se alguém não me explicar? Nós nos importamos com isso? Nós nos importamos com as pessoas que não irão entender enquanto ninguém explique para elas? Qual tem sido o nosso entendimento, o nosso coração, a nossa preocupação com as pessoas que ainda não entenderam o Evangelho? Pelo menos para elas terem a oportunidade de decidirem ou não.
Nós sabemos que missões, você ir pessoalmente, sair do Brasil e morar em um lugar desconhecido, em outro país, em outra região, com uma cultura diferente, Nós sabemos que esse ato físico de você se mudar, ele realmente não é para todos os cristãos, não é para todas as pessoas. É para as pessoas chamadas por Deus. Mas o participar de missões, com certeza absoluta, é para todos os cristãos.
Mesmo que você não se desloque para algum lugar do mundo para pregar o evangelho ali, você pode orar e pode contribuir. Você pode sustentar os que têm feito isso, sustentar os que estão se dispondo a ir a outro ambiente, a outra cultura, a uma sociedade que eles não conhecem, aprender uma nova língua, novos costumes e dar a sua vida ali para que esta pergunta "quem vai me explicar?", seja respondida pelos missionários. O missionário é aquele que responde essa pergunta: "eu posso explicar para você o Evangelho". E essa é a necessidade de missões.
-
2 - O método da Missão
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. Atos 8:35.
Sobre o método das missões, nós lemos no versículo 35. Então Felipe, abrindo a boca, começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus.
O método das missões, é por meio da escritura anunciar a Jesus.
Com todo o nosso reconhecimento de que nós damos o testemunho da nossa vida, como nós éramos antes de conhecer a Cristo, como nós nos tornamos depois de conhecer a Cristo, realmente edifica a vida das pessoas, com todo o reconhecimento de que estender a mão ao necessitado, ajudar a aliviar as suas dores, a dar a ele um mínimo de comida, de dignidade, de roupa, é uma coisa útil, justa dos cristãos fazerem, com todo esse reconhecimento, o que salva, o que evangeliza é falar sobre Jesus, a partir da Escritura.
Nós temos que falar sobre Jesus Cristo, não falar sobre nós e nem fazer assistência social. Não estou dizendo que não é para dar testemunho, nem estou dizendo que não é para fazer assistência social. Estou dizendo que o que salva é a mensagem sobre Jesus Cristo.
A partir das escrituras. Aquilo que Jesus fez na cruz do Calvário, que é morrer pelos nossos pecados. O inocente pelos culpados. O justo pelos injustos. Para nos aproximar de Deus. Esse é o método das missões.
É isso que Felipe fez. Aproveitou que o Eunuco estava lendo o profeta Isaías e nesta escritura lhe anunciou a Jesus. Nós temos colocado esta mensagem como prioridade, anunciar a Jesus, anunciar a salvação, anunciar o evangelho?
É claro que nós, como igreja, temos que falar de todos os assuntos. Mas qual o assunto mais importante? Qual o assunto mais importante para a igreja falar neste mundo a todas as pessoas? Qual o assunto que realmente transforma, que realmente faz diferença em relação da comunhão da pessoa com Deus? Não tem outro assunto senão esse. A obra de Cristo na Cruz do Calvário a partir das escrituras.
E o eunuco estava lendo o livro de Isaías e Isaías ele profetizava que viria uma ovelha, um cordeiro que estaria mudo diante dos seus torcedores e que daria a sua vida sem reclamar e sem fugir do sacrifício. E aí Felipe explicou, esse cordeiro já veio Jesus de Nazaré. Ele é o Messias que foi profetizado. As pessoas têm que entender, têm que saber, tem que ser explicado para elas que a salvação já foi providenciada por meio de Jesus Cristo. Porque ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele foi o Cordeiro mudo diante dos seus tosqueadores. É ele que tem que ser proclamado.
A igreja que não fala sobre Cristo, sobre o Evangelho, ela está saindo do seu propósito, da existência no mundo. A razão de nós estarmos aqui é para proclamar o Senhor Jesus e o seu Evangelho. Esse é o método de missões que nós aprendemos nesse texto aqui.
-
3 - A oportunidade da Missão
Eis que um homem etíope (...) tinha ido a Jerusalém para adoração, Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Atos 8:27-28.
Nós também aprendemos sobre a oportunidade de missões. Felipe foi para a beira de uma estrada e nessa estrada estava passando uma carruagem com esse etíope, lendo o profeta Isaías. E Felipe ouviu que ele estava lendo o profeta Isaías. Só que a carruagem está passando. Se ele não aproveitasse a oportunidade, a carruagem ia embora. Até dá a entender que, por um pequeno momento, ele começou a correr atrás ali, gritou, ele ainda andando, a carruagem ainda andando, e depois que o etiope parou a carruagem para ouvir Felipe.
Isso nos fala sobre a oportunidade de missões. Porque as oportunidades que aparecem, para nós falarmos de Cristo aos outros, nem sempre elas estão sempre abertas. Elas não são sempre permanentes.
Se Filipe demorasse para falar com o Etíope, a carruagem iria embora. Ele não conseguiria mais falar com ele, de Jesus. Assim, às vezes, também aparece uma oportunidade de nós falarmos de Jesus com o nosso colega de trabalho, com o nosso parente, com o nosso vizinho.
Alguma brecha na conversa dele, que ele fala sobre Deus, fala sobre a vida, ele dá uma abertura para nós falarmos de coisas mais profundas. Essa é a oportunidade para nós. Essa é a carruagem para nós que está passando, porque nós temos que interceptar essa carruagem e falar de Jesus para ele.
Como tem sido o nosso olhar, a nossa visão atenta às oportunidades de missão, com as conversas que nós temos com os nossos conhecidos?
Às vezes a pessoa fala, não sei por que Deus está fazendo isso, não sei por que Deus permite isso, Qualquer questionamento que ela faça mais profundo sobre a vida, nós temos ali uma janela de oportunidade para falar daquele que deu sentido à nossa vida. Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nós temos a oportunidade de dizer para ele quem pode dar o sentido à vida dele, quem pode reordenar e reorganizar a vida dele, e o principal, reconciliá-lo com Deus.
Nós temos aproveitado, olhado e discernido a oportunidade, ou a carruagem está passando e a gente não vai atrás da carruagem para falar de Jesus aos nossos conhecidos?
-
4 - O impulso da Missão
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. Atos 8:29.
Por último, No versículo 28, nós lemos sobre o impulso para missões.
Disse o Espírito a Filipe, chega-te e ajunta-te a este carro. É o Espírito Santo que te capacita a evangelizar e a fazer missões, onde quer que você esteja.
O Espírito Santo disse a Filipe, chega-te e ajunta-te a este carro. Felipe não teve que voltar na igreja, perguntar aos apóstolos, eu posso evangelizar? Eu posso pegar o evangelho para esse estrangeiro?
Não, foi direto entre ele e Deus. Ele sentiu o impulso do Espírito Santo para evangelizar.
O Espírito Santo é um Espírito missionário. Jesus disse, ele testificará de mim e vós também testificareis.
Você pode colocar isso como um sinal de que alguém está cheio do Espírito Santo. É que ele anuncia Jesus aos outros.
Porque esse é o assunto sobre o qual o Espírito Santo quer falar. Ele quer falar sobre Jesus. Ele veio para dar testemunho de Jesus. Um cristão cheio do Espírito Santo, ele vai estar como a igreja lá em Atos 5:42. Todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a Jesus Cristo.
É claro que nós não podemos esperar ou ou exigir que Deus nos dê exatamente a mesma experiência de Filipe. Filipe ouviu uma voz na cabeça dele. Você não precisa ouvir voz na sua cabeça para sentir o impulso de Deus para evangelizar.
É só você lembrar do mandamento de Cristo, pregar o evangelho a toda criatura. Na minha frente está uma criatura que tem oportunidade de salvação. Eu prego o evangelho para ela. Então, essa é a oportunidade. Essa é a carruagem passando. Eu posso falar do evangelho.
Aí muitos cristãos colocam justificativas, dizem que não sabem muito de teologia, não sabem muito de doutrina, não sabem explicar. Você só precisa falar um nome, Jesus. Você não precisa, não precisa saber muita coisa. Não precisa explicar muita coisa. Só aponte para Jesus. O nome que está acima de todo nome. Só fala isso: "Confie em Jesus". Isso já é pregar o evangelho. Porque você já apontou para a porta. Você já apontou para a luz.
Nosso ministério, é o ministério de carregar o holofote e direcionar para Jesus. Só fala isso: "confie em Jesus".
Não é todo dia que a gente vai ter esse resultado maravilhoso daquele estrangeiro querendo se batizar ali imediatamente. Mas todo dia nós podemos fazer a semeadura. Não é todo dia que você colhe o fruto, mas todo dia você pode semear, sim. É só você falar de Jesus.
Jesus que salva e Ele que fará a obra nessas pessoas. E nós podemos nos colocar diante de Deus como cumpridores da missão aqui mesmo.
Aliás, isso de fazer missões mundiais, graças a Deus, você hoje pode fazer missões mundiais agora mesmo. Você pode fazer missões mundiais agora. Nós vivemos num tempo em que você tem acesso a redes sociais, você pode falar com pessoas de qualquer lugar do mundo. Ele está lá no outro país e ele está te respondendo instantaneamente.
Aí a pessoa pode dizer, justificando: "Não sei falar outras línguas, não sei falar inglês, não sei falar francês, só sei falar português". Mas tem muita gente que fala português no mundo todo. Os próprios países que nós vimos aqui, Angola, Moçambique, Cabo Verde. Tem muito brasileiro que mora em outros países, Estados Unidos, Espanha, França.
Você pode hoje mesmo fazer missões. Você pode usar a sua rede social para falar com alguém do outro lado do mundo sobre Jesus.
Que cada um de nós possa estar refletindo sobre o que essa passagem nos ensina sobre missões e qual o meu lugar nas missões de Deus no mundo, na missão do evangelho no mundo. não somente orando, não somente contribuindo, mas aqui mesmo, hoje mesmo, eu posso estar indo e ser a pessoa, eu, ser a pessoa que responde a essa pergunta: "como eu poderei entender se alguém me não ensinar?"
Eu posso responder essa pergunta e dizer: "Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim para falar de Jesus ao meu próximo".
Deus abençoe.
- - -
Playlist YouTube - Moisés Câmara - Cristianismo Autentico - Exposição de Atos dos Apóstolos - Martin Lloyd Jones - https://www.youtube.com/playlist?list=PLpoTDZpzwLmJMpADsah9jnOYNXqIF6jqs
VEJA OS TEXTOS DO CANAL NO BLOG Oikodomen: Edificação Cristã: https://edificacaocrista.blogspot.com/
VEJA OS VÍDEOS DO BLOG NO CANAL Oikodomen: Edificação Cristã: https://www.youtube.com/channel/UC3ym7yumyZxsp4gJ2v3ktoQ
-
ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO CANAL:
Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- https://youtu.be/wCTIn2SiX2E
Liberdade Religiosa - Eclesiologia Batista 1 - https://youtu.be/of188MoaBvA
Por que orar? – Vida Cristã 5 - https://youtu.be/eZ47Y_nZc-c
Separação entre Igreja e Estado - Eclesiologia Batista 2 - https://youtu.be/rKsk4rpsYZM
Abnegação - Pérolas para a Vida 1 - https://youtu.be/4pxJyIUR3s0
-
ESTAS SÃO AS PLAYLISTS DO CANAL:
VIDA CRISTÃ (Playlist) - https://www.youtube.com/watch?v=wCTIn2SiX2E&list=PLdjPwWLRsebmGwLqLyhXV85q2qDyPFGd-
EVANGELHO (Playlist) - https://www.youtube.com/playlist?list=PLdjPwWLRsebnH6EoEnDi6ncQ8OXDXvZh-
ECLESIOLOGIA BATISTA (Playlist) - https://www.youtube.com/playlist?list=PLdjPwWLRsebn_q8CEO1HwR4GQej0cw1KZ
PÉROLAS PARA A VIDA (Playlist) - https://youtube.com/playlist?list=PLdjPwWLRsebnsF5VZQzTGLvHATEc_NhJy
ESTUDO BÍBLICO (Playlist) - https://www.youtube.com/playlist?list=PLdjPwWLRsebnL6uUlNfKDXw2MTcBfDfgB
PREGAÇÃO (Playlist) - https://www.youtube.com/playlist?list=PLdjPwWLRsebkYMzF2PpOJgqCG0CSNe4N3
-
ESTES SÃO OS VÍDEOS MAIS RECENTES DO CANAL:
Adoração - Importância - Pérolas para a Vida 7 - https://youtu.be/zF4zFVxGeLA
Agradecimento - Pérolas para a Vida 8 - https://youtu.be/wfLfnsE3QxU
Álcool - Pérolas para a Vida 9 - https://youtu.be/9kDhGH7Ta9Q
Alegria - Pérolas para a Vida 10 - https://youtu.be/vF5xO0WXiWQ
Aliança - Pérolas para a Vida 11 - https://youtu.be/GA0Gkv3SUEM
ESTES SÃO OS TEXTOS MAIS LIDOS DO BLOG:
Todo cristão deve frequentar uma igreja - Vida Cristã 1- https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/todo-cristao-deve-frequentar-uma-igreja.html
Mordomia do Corpo - Vida Cristã 2 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/mordomia-do-corpo.html
Dízimos não são obrigatórios na igreja do Novo Testamento - Vida Cristã 4 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/dizimos-nao-sao-obrigatorios-na-igreja.html
Se Deus já sabe o que eu preciso, por que Ele quer que eu ore? - Vida Cristã 5 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/03/se-deus-ja-sabe-o-que-eu-preciso-por.html
Consagração de Ministros - Eclesiologia Batista 7 - https://edificacaocrista.blogspot.com/2022/04/consagracao-de-ministros-eclesiologia.html
